Jurubeba Emagrece? Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Jurubeba leão do norte, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba ou simplesmente jurubeba. Estamos falando aqui de uma planta medicinal comum em quase todo o Brasil, além de ser encontrada na Argentina e no Paraguai.

Ela possui folhas lisas, frutos amarelos e pequenos e flores que podem apresentar uma coloração lilás ou branca.

A jurubeba emagrece? 

Um dos pontos a favor da tese que a jurubeba emagrece é o fato dela possuir propriedades diuréticas. O efeito diurético estimula a eliminação de líquido por meio da urina. Isso é especialmente importante para quem sofre com retenção hídrica no organismo, uma condição que causa inchaço.

Em outras palavras, a planta medicinal colabora com o combate ao inchaço, que dá a impressão de ter um corpo mais cheio.

Por outro lado, a ideia de que a jurubeba emagrece tem um revés: isso porque a planta medicinal também traz um efeito de estímulo ao apetite. Ou seja, ao mesmo tempo em que desincha o corpo, ela também aumenta mais fome, tornando mais difícil a tarefa de controlar o tamanho das porções dos alimentos e a quantidade de calorias que é consumida no dia a dia.

Assim, quem deseja perder peso não pode confiar cegamente que a jurubeba emagrece. O fundamental para essas pessoas é seguir uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, com foco no emagrecimento saudável.

Além disso, também é bastante importante que pratique atividades físicas com regularidade como forma de maximizar a eliminação de calorias. Isso porque para emagrecer é essencial consumir uma quantidade mais baixa de calorias do que a quantia calórica que é queimada pelo corpo.

Benefícios da jurubeba 

A planta medicinal ainda está associada aos seguintes benefícios:

  • Ressaca: é conhecida no Brasil como um remédio natural para lidar com o excesso da bebedeira.
  • Fígado: o chá de jurubeba é utilizado para tonificar, fortalecer e equilibrar o fígado após o consumo de alimentos em excesso. Também pode ser usado para auxiliar e amenizar cólicas hepáticas.
  • Diminuição da pressão sanguínea: pesquisas realizadas com animais mostraram que a planta é eficiente na redução da pressão sanguínea.
  • Estômago: ao ser ingerido antes ou depois das refeições, atua no alívio das dores de estômago.
  • Auxílio ao tratamento de problemas de saúde: como azia, bronquite, cistite (inflamação e infecção na bexiga), úlcera péptica (ferida na parede do estômago ou duodeno), tosses, hepatite, hepatopatia crônica (doença crônica que atinge o fígado), anemia, erisipela (infecção na camada superficial da pele caracterizada pelo aparecimento de feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas), gripe, icterícia, malária e náusea.
  • Efeito laxante: pode auxiliar as pessoas que sofrem com prisão de ventre e possuem dificuldades para utilizar o banheiro.
  • Cicatrização: as folhas da jurubeba podem ser aplicadas na pele para contribuir com a cicatrização de feridas e acne.
  • Digestão: acredita-se que a jurubeba acelera o processo digestivo e promove o esvaziamento gástrico.
  • Outras propriedades benéficas: a planta é dotada de ação descongestionante, anti-inflamatória, purificadora do sangue, desobstruidora do fígado e do baço e purificadora do sangue, além de trazer o efeito de combate à febre e tônico cardiovascular.

Como fazer chá de jurubeba

  • 30 g de folhas e frutos de jurubeba;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo;
  2. Quando a água estiver quase em ponto de ebulição (passando do estado líquido para o estado gasoso), desligar o fogo e acrescentar as folhas e os frutos de jurubeba;
  3. Deixar descansar durante 10 minutos e servir-se. 

Como fazer jurubeba para aplicação na pele para a cicatrização de feridas e acnes

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de folhas de jurubeba cortadas em pedacinhos bem pequenininhos.

Modo de preparo:

  1. Colocar a xícara de água dentro de uma panela;
  2. Levar ao fogo para ferver. Assim que alcançar a fervura, acrescentar as folhas cortados em pedacinhos bem pequenininhos;
  3. Deixar ferver ao longo de 10 minutos;
  4. Coar. Aplicar no local onde estão as feridas e/ou as acnes com a mistura ainda morna.

Cuidados com a jurubeba 

A ingestão prolongada da planta pode causar intoxicação, acompanhada de efeitos colaterais indesejados como diarreia, gastrite, vômitos, náuseas cólicas abdominais, edema cerebral, confusão mental, elevação das enzimas hepáticas no organismo e até mesmo a morte.

A jurubeba é contraindicada a mulheres que estejam gestantes ou se encontrem em período de amamentação de seus bebês.

Antes de utilizar a planta medicinal no tratamento de qualquer uma das doenças ou condições de saúde que listamos acima, é fundamental que você consulte seu médico de confiança.

Como enfatizamos, a planta serve como auxiliar, no entanto, não pode ser considerada um método exclusivo de tratamento para esses problemas. Assim, além de utilizar a jurubeba também é de suma importância seguir as indicações do tratamento recomendado pelo médico.

Caso utilize algum tipo de medicamento, também é essencial consultar o médico de confiança para se certificar de que o consumo da jurubeba não causará algum tipo de interação maléfica.

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que a jurubeba emagrece? Já conhecia os benefícios dessa planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Jurubeba Emagrece? Benefícios e Como Fazer”

  1. Sempre comigo a fruta de jurubeba as bolinhas verdes cozidas no arroz e ou só cozidas e nunca me fez mal nem a mim e nem a minha família mas lendo tudo que li gostaria de saber comer a fruta fas algum mal