O que faz mal para gastrite?

Especialista da área:
atualizado em 14/04/2021

Muitas pessoas no Brasil e no mundo sofrem de problemas no estômago. No entanto, a maioria não sabe o que precisa ser feito para resolver isso. Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que faz mal para gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

A má digestão, azia, mal-estar e acidez no estômago são sintomas de que há algo errado no seu sistema digestivo, e não devem ser ignorados, pois eles podem estar associados a problemas de saúde graves.

Sendo assim, sempre que você sentir algum desconforto, procure um médico para saber exatamente o que você tem e qual é o tratamento mais indicado para o seu caso.

A gastrite é um problema de saúde comum e, às vezes, apenas mudanças na dieta podem fazer com que a pessoa melhore, mas é preciso prestar atenção aos sintomas e seguir todas as recomendações médicas.

Confira neste artigo o que faz mal para gastrite e saiba quais são os melhores tratamentos.

O que é a gastrite?

O que faz mal para gastrite

A gastrite é um problema gerado por uma inflamação, infecção ou erosão que acontece na parede do estômago. Ela pode ser considerada aguda, quando dura pouco tempo, ou crônica, quando dura meses ou até mesmo anos.

A causa mais provável dessa condição é a fraqueza da barreira da mucosa que protege as paredes do estômago. Quando ela está fraca, os sucos digestivos produzidos pelo estômago causam danos aos tecidos que fazem o revestimento desse órgão.

Em geral, a gastrite é causada por uma alimentação inadequada, como no caso de jejuns prolongados ou refeições feitas de forma muito rápida. Além disso, o consumo excessivo de alguns alimentos, como chocolate, refrigerantes com cafeína, café, entre outros, também pode levar a essa condição.

No entanto, a gastrite também pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que normalmente, contamina a pessoa ainda na infância, mas ela só se manifesta na adolescência ou na fase adulta. Além disso, algumas pesquisas mostram que o refluxo da bile para dentro do estômago também pode ser uma das causas dessa doença.

Quando o problema não é tratado de forma adequada, a gastrite se torna crônica e pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo de câncer no estômago.

  Continua Depois da Publicidade  

Somente um médico pode diagnosticar a gastrite. Para isso, ele vai analisar o seu histórico familiar, sintomas e exames. Em geral, são realizados exames, como a endoscopia, para verificar se há sinais de inflamação no estômago. Entretanto, o médico também pode optar por um exame de raio-X do trato digestivo em busca de alguma anormalidade.

O que faz mal para gastrite e como tratar o problema?

O que é gastrite

Saber o que faz mal para gastrite é importante para ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento do problema. Diversos estudos mostram que o álcool e alguns medicamentos podem contribuir para agravar a irritação da mucosa gástrica, podendo também aumentar os episódios de refluxo e gerar uma lesão crônica no estômago.

Os principais sintomas da gastrite são:

  • Indigestão;
  • Azia e queimação no estômago;
  • Perda de apetite;
  • Dores abdominais;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Em casos mais graves, também pode haver o sangramento da parede do estômago, e quando isso ocorre a pessoa pode apresentar fezes escuras ou vomitar sangue. É muito importante que se busque a orientação médica na presença de algum desses sintomas.

Confira abaixo o que faz mal para gastrite e saiba como prevenir esse problema e evitar o seu agravamento:

1. Uso de analgésicos

O uso excessivo de remédios analgésicos pode prejudicar a produção de substâncias que ajudam a proteger o revestimento do estômago. Com o uso desse tipo de medicamento ao longo dos anos, a barreira natural desse órgão vai ficando mais fraca. Sendo assim, esse pode ser um dos motivos para o desenvolvimento da gastrite.

No entanto, normalmente quando a pessoa deixa de utilizar esse tipo de medicamento, pode haver a recuperação da mucosa e os sintomas tendem a desaparecer.

2. Uso abusivo de anti-inflamatórios

Outro tipo de medicamento que pode aumentar a irritação da mucosa do estômago são os anti-inflamatórios, já que seu uso contínuo pode causar danos ao órgão. Mas normalmente, quando o paciente para de utilizar esses remédios, os sintomas também tendem a diminuir.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Uso abusivo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode irritar o revestimento do estômago, aumentando, assim, as chances de ocorrer algum dano na mucosa gástrica.

4. Aumento do estresse

O excesso de estresse pode provocar o aumento da produção de ácido gástrico, o que pode gerar danos ao revestimento da mucosa, agravando, dessa forma, os sintomas da gastrite.

Além disso, um quadro grave de ansiedade também pode gerar os mesmos problemas, devido ao aumento do estresse.

5. Uso de alimentos que podem aumentar a irritação

Alguns alimentos podem prejudicar ainda mais a gastrite, como:

  • Alimentos ricos em cafeína (café, chá-verde, o chá-preto e o chá-mate);
  • Chocolate;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Frutas ácidas (como o limão, a laranja e o abacaxi);
  • Frituras;
  • Embutidos;
  • Alimentos com muitos condimentos e com excesso de temperos.

Além disso, também é importante evitar o jejum prolongado e o consumo de balas e chicletes, já que eles aumentam a produção de suco gástrico.

Quais alimentos podem ser consumidos?

Alimentos para gastrite

Saber o que comer em uma dieta é importante para não agravar o problema. Sendo assim, confira quais alimentos podem ajudar na recuperação da mucosa estomacal, são eles:

Conclusão

A gastrite é um problema comum, que pode ser causado por uma infecção bacteriana, pelo uso de alguns tipos de medicamentos ou devido a hábitos alimentares.

Se você acha que pode estar com gastrite, procure um médico. Quanto mais cedo você começar o seu tratamento, maiores serão as chances de cura, além de ajudar a reduzir o risco de a sua gastrite evoluir para um problema mais grave.

Além disso, saber o que faz mal para gastrite pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento do problema.

Vídeos

Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre gastrite, seus sintomas e alimentos perigosos.

Fontes e referências adicionais 

Você já conhecia o que faz mal para gastrite e pretende evitar esses hábitos no seu dia a dia? Já sofreu com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 4,67)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “O que faz mal para gastrite?”

  1. Dra
    Queria saber se suplementos como o dhea, 5htp, entre outros podem irritar ainda mais o estômago? Existe alguma forma de toma-los sem maiores problemas?
    Existe algum protetor pro estômago pra auxiliar na recuperação?
    Obrigado

    Responder