Kickboxing emagrece? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

O Kickboxing pode ser definido como uma mistura de karatê, boxe e muitos exercícios aeróbicos juntos. Este esporte já era praticado no continente asiático desde o século XIX, no entanto, o nome Kickboxing só foi atribuído a essa modalidade de luta por volta de 1950 no Japão e trazia a ideia da junção do Boxe e do Karatê em um único esporte.

  Continua Depois da Publicidade  

Por volta de 1970, tornou-se popularmente conhecido, especialmente nos nos Estados Unidos. Hoje em dia não é difícil encontrar no Brasil, academias que oferecem aulas de Kickboxing, pois além de colocar corpo e mente em atividade e ensinar diversas técnicas de defesa pessoal, o gasto calórico dessa atividade é altíssimo.

Kickboxing emagrece?

homens lutando kickboxing

Os treinos de Kickboxing se caracterizam pela alta intensidade de esforço, garantindo uma maior queima calórica. Essa modalidade melhora ainda a coordenação motora, agilidade, força, concentração e resistência.

Uma aula desta luta pode eliminar até 800 calorias, e é grande aliada pra se obter uma barriga “tanquinho”, uma vez que os movimentos envolvem rotação de tronco, ativando a região do transverso, músculo responsável pelo contorno da cintura.

Além disso, vale ressaltar que o treino de Kickboxing também contribui com o ganho de massa muscular, já que se trata de um exercício de resistência e, nesse sentido, quanto maior for a quantidade de músculos no corpo de uma pessoa, mais calorias ela queima, mesmo quando não está praticando nenhuma atividade ou até mesmo dormindo. Com isso, o processo de perda de peso se torna mais eficiente e também mais rápido.

Para obter resultados ainda melhores com a luta, a orientação é realizar também exercícios de musculação durante a semana, pois além de auxiliar o crescimento muscular, ainda fortalecerá a musculatura.

A importância da alimentação

Por mais que a prática de Kickboxing favoreça a queima calórica e auxilie na perda de perda, pouco adiantará se a alimentação for inadequada. Logo, para aproveitar os efeitos positivos desta arte marcial em relação ao gasto calórico é essencial cuidar da alimentação, mantendo uma dieta equilibrada e saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros benefícios do Kickboxing

O Kickboxing emagrece mas traz também muitos outros benefícios como você pode conferir a seguir:

Defesa pessoal

defesa pessoal

Quem treina a modalidade aprende a dar socos, chutes, elevações de joelho e outros movimentos que podem ser utilizados como defesa pessoal. No entanto, é importante destacar que a ideia dessa modalidade não é ensinar a brigar e bater nas pessoas, mas sim o que pode ser feito em casos de ataques, especialmente para as mulheres.

Este pode não ser o foco nas aulas de Kickboxing aeróbico, mas existem vertentes da modalidade que se concentram na defesa pessoal, logo, se é esse o seu interesse em relação à luta, vale a pena procurar por ela.

Alívio ao estresse

Dar socos e chutes por pouco mais de uma hora pode ajudar a liberar a raiva e a frustração acumulados no dia a dia. Além disso, assim como ocorre com outros exercícios, o Kickboxing libera a endorfina, um neurotransmissor que traz a sensação de prazer e bem-estar. 

Flexibilidade

Os chutes dados ao longo da sessão de treinamento também ajudam no desenvolvimento da flexibilidade.

Tonificação muscular

tonificação muscular

O ato de chutar e socar o saco de pancadas durante a aula contribui com a tonificação da parte superior e inferior do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Melhoria da circulação 

O Kickboxing altera a frequência cardíaca de modo que aumenta a circulação de sangue pelo organismo. 

Confiança

Ao praticar um exercício físico e melhorar o nível de condicionamento, você certamente se sentirá melhor com seu corpo. E o fato de aprender algo novo, como uma luta, certamente fará com que você se sinta mentalmente melhor. E conforme você for dominando os movimentos e desenvolvendo suas habilidades, é provável que você se ganhe mais autoconfiança e autoestima.

Melhora a coordenação

mulher chutando e socando

Por ser obrigado a dar diversos socos e chutes, o praticante da modalidade precisa criar uma coordenação nos movimentos feitos por suas pernas e braços.

Força e resistência

Ao mexer com todo o corpo e tonificar os músculos, a luta também te deixará mais forte e resistente.

Diversão

Ao misturar artes marciais e exercícios aeróbicos, a modalidade inova, o que torna o treino mais divertido e agradável. Além disso, o fato dele poder ser acompanhado de música pode deixá-lo mais estimulante.

  Continua Depois da Publicidade  

Como funciona uma aula de Kickboxing para emagrecer

Geralmente a aula começa com uma sessão de aquecimento que dura 10 minutos, que provavelmente traz exercícios como polichinelos e flexões. Depois disso é que tem início a sessão de Kickboxing, com movimentos como batidas de joelho, socos e chutes, com o auxílio de equipamentos como sacos de pancada e cordas.

Após a finalização dessa etapa da aula, é a vez do aluno fazer cinco minutos de exercícios para esfriar o corpo. Porém, isso não finaliza a sessão, na sequência, há ainda 10 minutos de alongamento e condicionamento muscular, o que ajuda a relaxar os músculos e diminui os riscos de lesão.

Dicas para quem deseja fazer Kickboxing 

É aconselhado matricular-se em uma boa academia e ter aulas com um instrutor qualificado, que possa te ensinar as técnicas de forma correta, corrigir se você fizer algo errado, reduzindo assim as chances de lesão.

Pesquisar as credenciais do professor e pedir para assistir uma aula antes de realizar a matrícula também é uma boa tática.

Existem ainda os DVDs que ensinam a luta, assim como tutoriais no Youtube. Fazer Kickboxing sem a supervisão de um profissional capacitado não é ideal, mas, se você resolver insistir, tenha o cuidado de se alongar e resfriar, no início e término das aulas, e de assistir as gravações quantas vezes precisar para entender bem como deve se movimentar e evitar se machucar.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando for fazer a sua aula, use roupas soltinhas e confortáveis, que permitam que você se movimente bem durante o treino. Certamente você precisará também de uma luva de Kickboxing, e caso malhe em casa, precisará de equipamentos como corda, saco de pancadas e um tapete firme, além de liberar um cômodo espaçoso da residência para o seu treinamento.

Você pratica ou já praticou Kickboxing? Gostou dos resultados? Conseguiu perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média 3,75)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Kickboxing emagrece? Benefícios e dicas”

  1. Ola 🙂 Eu pratico kickboxing á 1 ano e sim!! Kickboxing emagrece,. Para além de ser muito divertido tunifica o corpo! Eu amo esta modalidade sem dúvida a melhor que já exprimentei …

    @ilovekickboxingtorontowest

    Responder
    • Quando malhamos em uma ambiente quente, não vamos gastar mais calorias. Devemos ter um cuidado ao nos expormos a ambientes quentes, pois corremos o risco de desidratar, bem como certamente não termos o mesmo rendimento.

      Responder