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Kickboxing Emagrece? Benefícios e Dicas

🕐 16/01/2020

Será que além de ser uma arte marcial, que ensina defesa, o kickboxing emagrece? Qual é o impacto dessa prática na perda de peso?

Praticado desde o século 19 e com raízes que vem de 2 mil anos atrás na Ásia, o kickboxing só veio a ser chamado por esse nome em 1950, quando um organizador de boxe do Japão intitulou assim uma atividade que misturava boxe e karatê. No entanto, foi em 1970 que ele ganhou maior popularidade, especialmente nos Estados Unidos.

Atualmente não é difícil encontrar academias que ofereçam aulas de kickboxing, em uma modalidade que além do karatê e do boxe, mistura também movimentos aeróbicos e que trabalha com o corpo todo. Nessas aulas, além de gastar calorias, os alunos podem aprender técnicas de defesa pessoal.

Kickboxing emagrece?

Quem deseja perder peso sabe que gastar calorias com uma atividade física é algo necessário para alcançar tal objetivo. Mas em relação ao treinamento de que estamos falando hoje, será que o kickboxing emagrece realmente?

Se pensarmos em relação ao gasto calórico promovido pela atividade, a resposta é sim. Isso porque de acordo com o que a professora de kickboxing, Lorraina Vaz, explicou ao site Bolsa de Mulher, uma aula de duração de 1h30 da luta elimina de 500 a 800 calorias, o valor varia conforme o esforço físico, desenvolvimento e rendimento de cada praticante.

A recomendação é que sejam feitas de três a quatro aulas por semana, o que pode resultar em um gasto semanal de 1500 a 3200 calorias.

Além disso, o treino de kickboxing emagrece porque também contribui com o ganho de massa muscular, já que se trata de um exercício de resistência. Vale ressaltar que quanto maior for a quantidade de músculos no corpo de uma pessoa, mais calorias ela queima, mesmo quando não está praticando nenhuma atividade ou até mesmo dormindo. Com isso, o processo de perda de peso se torna mais eficiente e também mais rápido.

Para obter resultados ainda melhores com a luta, a orientação é realizar também exercícios de musculação durante a semana, o que será ainda melhor em relação ao crescimento muscular e fortalecerá essa musculatura. O último aspecto é importante porque o kickboxing se trata de algo que traz altos impactos ao corpo.

A importância da alimentação

Por mais que seja necessário malhar para perder peso, de nada adiantará se exercitar se a alimentação for desequilibrada. Logo, para aproveitar os efeitos positivos do kickboxing em relação ao gasto calórico é essencial cuidar da dieta, tratando de comer de forma controlada, equilibrada e saudável.

Outros benefícios do kickboxing

O kickboxing emagrece mas traz também muitos outros benefícios como você pode conferir a seguir:

  • Defesa pessoal

Quem treina a modalidade aprende a dar socos, chutes e elevações de joelho e outros movimentos que podem ser utilizados como defesa pessoal. É claro que você não deve sair batendo em ninguém por aí, mas esses ensinamentos podem auxiliar em casos de ataques, especialmente para as mulheres. Este pode não ser o foco nas aulas de kickboxing aeróbico, mas existem vertentes da modalidade que se concentram na defesa pessoal, logo, se é esse o seu interesse em relação à luta, vale a pena procurar por elas.

  • Alívio ao estresse

Dar socos e chutes por pouco mais de uma hora pode ajudar a liberar a raiva e a frustração acumulados no dia a dia. Além disso, assim como ocorre com outros exercícios, o kickboxing libera a endorfina, um neurotransmissor que traz a sensação de prazer e bem-estar. 

  • Tonificação muscular

O ato de chutar e socar o saco de pancadas durante a aula contribui com a tonificação da parte superior e da inferior do corpo.

  • Flexibilidade

Os chutes dados ao longo da sessão de treinamento também ajudam na construção de flexibilidade.

  • Melhoria da circulação 

O kickboxing altera a frequência cardíaca de modo que a circulação de sangue pelo organismo aumente. 

  • Promove o equilíbrio

Dar chutes com apenas um dos pés por certo tempo faz com que o equilíbrio e a estabilidade cresçam.

  • Melhora a coordenação

Por ser obrigado a dar diversos socos e chutes, o praticante da modalidade precisa criar uma coordenação nos movimentos feitos por suas pernas e braços.

  • Confiança

Ao praticar um exercício físico e melhor o nível de condicionamento, você certamente se sentirá melhor com seu corpo. E o fato de aprender algo novo, como uma luta, certamente fará com que você se sinta mentalmente melhor. E conforme você for dominando os movimentos e desenvolvendo suas habilidades, é provável que você se sinta cada vez mais confiante a ganhe autoestima.

  • Força e resistência

Ao mexer com topo o corpo e tonificar os músculos, a luta também te deixará mais forte e resistente.

  • Diversão

Ao misturar artes marciais e exercícios aeróbicos, a modalidade inova, o que torna o treino mais divertido e agradável. Além disso, o fato dele poder ser acompanhado de música pode deixá-lo mais estimulante.

Como funciona uma aula de kickboxing para emagrecer

Geralmente a aula começa com uma sessão de aquecimento que dura 10 minutos, que provavelmente traz exercícios como polichinelos e flexões. Depois disso é que tem início a sessão de kickboxing, com movimentos como batidas de joelho, socos e chutes, com o auxílio de equipamentos como sacos de pancada e cordas.

Após a finalização dessa etapa da aula, é a vez do aluno fazer cinco minutos de exercícios para esfriar o corpo, no chamado arrefecimento. Porém, isso não finaliza a sessão, na sequência, há ainda 10 minutos de alongamento e condicionamento muscular, o que ajuda a relaxar os músculos e diminui os riscos de lesão.

Dicas para quem deseja fazer kickboxing 

Antes de tudo, faça uma avaliação médica e descubra se você está realmente apto a praticar a luta, que como já falamos neste artigo, é de alto impacto. Se você for uma pessoa muito sedentária, talvez não seja o melhor momento,e a saída mais apropriada pode ser começar com uma atividade mais leve e quando aumentar o nível de condicionamento físico, passar para o kickboxing.

Também é aconselhado matricular-se em uma boa academia e ter aulas com um instrutor qualificado, que possa te ensinar as técnicas certinhas, corrigir se você fizer algo errado, o que reduz as chances de lesão, e te ajudar caso algum problema ocorra.

Para saber se o local escolhido é realmente bom, converse com quem já malhou lá e verifique as credenciais do professor, em uma pesquisa na internet. Pedir para assistir uma aula antes de fechar a matrícula também é uma boa tática.

Existem ainda os DVDs que ensinam a luta, assim como tutoriais no Youtube. Fazer kickboxing sem a supervisão de um profissional capacitado não é ideal, mas, se você resolver insistir, tenha o cuidado de se alongar e esfriar, no início e término das aulas, e de assistir as gravações quantas vezes precisar para entender bem como deve se movimentar e evitar se machucar.

Quando for fazer a sua aula, use roupas soltinhas e confortáveis, que permitam que você se movimente bem durante o treino. Certamente você precisará também de uma luva de kickboxing, e caso malhe em casa, precisará de equipamentos como corda, saco de pancadas e um tapete firme, além de liberar um cômodo espaçoso da residência para o seu treinamento.

Você conhece alguém que tenha praticado o kickboxing? Como foram os resultados dessa pessoa? Você acha que o kickboxing emagrece muito? Comente abaixo!

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3 comentários em “Kickboxing Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. Ola 🙂 Eu pratico kickboxing á 1 ano e sim!! Kickboxing emagrece,. Para além de ser muito divertido tunifica o corpo! Eu amo esta modalidade sem dúvida a melhor que já exprimentei …

    @ilovekickboxingtorontowest

    • Quando malhamos em uma ambiente quente, não vamos gastar mais calorias. Devemos ter um cuidado ao nos expormos a ambientes quentes, pois corremos o risco de desidratar, bem como certamente não termos o mesmo rendimento.

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