L-carnitina

L-Carnitina – O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Seja para queimar gordura ou para auxiliar no ganho de massa muscular, a L-carnitina é um suplemento que faz sucesso nas academias. Produzida naturalmente pelo organismo, a L-carnitina pode ajudar a reduzir o percentual de gordura corporal e também trazer ganhos musculares bastante satisfatórios.

O que é L-Carnitina?

Embora seja classificada como um aminoácido, a L-Carnitina é na verdade um composto semelhante a um aminoácido e a uma vitamina. Formada no fígado e rins a partir dos aminoácidos metionina e lisina, a L-carnitina permanece estocada em diversos tecidos, inclusive o muscular.

É possível também obter L-carnitina a partir do consumo de determinados alimentos, como a carne vermelha, o abacate e os grãos de soja. Seu nome, aliás, vem do latim “Carno”, que significa exatamente carne, que pode ser considerada a melhor fonte natural de L-Carnitina.

Para Que Serve

Uma das principais funções da L-Carnitina no organismo é participar do metabolismo das gorduras, transportando os ácidos graxos para as mitocôndrias, as estruturas celulares responsáveis pela produção de energia. Basicamente, a L-Carnitina garante que a gordura (além dos carboidratos) seja utilizada para gerar energia para o organismo.

Diversas pesquisas têm indicado que a L-Carnitina acelera a queima de gordura, motivo pelo qual o composto está presente em uma série de suplementos termogênicos para queimar gordura.

Além disso, como estimula uma linha secundária de produção de energia, a L-Carnitina acaba poupando as reservas de glicogênio muscular, o que se traduz em maior resistência muscular durante os treinos de força.

A L-Carnitina também serve para elevar a produção de óxido nítrico (NO2), gás que causa aumento do fluxo sanguíneo através da vasodilatação. E como o sangue é o meio de transporte dos nutrientes, um aumento do fluxo sanguíneo significa um envio de mais oxigênio e outros nutrientes para as células musculares poderem se regenerar após o exercício.

Resumindo: a L-Carnitina serve para queimar gordura, aumentar a resistência muscular (reduzindo a fadiga) e acelerar a recuperação das fibras musculares após os treinos.

Carnitina x L- Carnitina

A letra “L” à frente da carnitina se refere à orientação à esquerda (“Levo”) da molécula, que quando à direita é “D” – ou “Dextro”. Invertendo-se a orientação da molécula, muda-se também as propriedades químicas da mesma.

Em tese, ao falarmos de carnitina estaríamos nos referindo tanto à D quanto à L-Carnitina, mas na prática sempre que se fala de carnitina subentende-se que a referência é à L-carnitina, a forma da molécula que é recomendada para consumo humano.

L-Carnitina x Acetilcarnitina

Além da L-Carnitina, é possível que você se depare eventualmente com um suplemento à base de acetilcarnitina. Embora sejam tecnicamente o mesmo composto, a acetilcarnitina é a versão processada da L-Carnitina, que por apresentar maior facilidade para atravessar a barreira cerebral (barreira hematoencefálica), tem sido mais utilizada como ativador neuronal (sendo inclusive um dos precursores da acetilcolina).

Portanto, enquanto a L-Carnitina é utilizada por quem pratica atividade física ou por aqueles que precisam emagrecer, a acetilcarnitina costuma ser prescrita para quem gostaria de fortalecer suas funções neurais.

L-Carnitina emagrece?

Além de estimular a mobilização das reservas de gordura para serem utilizadas como fonte de energia, a L-carnitina também pode auxiliar no controle do apetite e na diminuição da fadiga.

Em conjunto, estas propriedades da carnitina podem ajudar você a consumir menos calorias ao longo dia, ao mesmo tempo em que tem mais energia para praticar atividades físicas.

Portanto, podemos dizer que a L-carnitina emagrece porque queima gorduras, estimula o metabolismo e atua como fonte de energia para os exercícios.

Benefícios da L-Carnitina

O consumo de L-carnitina através da alimentação ou suplementos pode ser bastante benéfico para quem pratica musculação e outros esportes que exigem resistência e força muscular. Confira os principais benefícios da L-Carnitina:

1. Queima de gordura

A L-carnitina transfere os ácidos graxos de cadeia longa (como os triglicérides) para a mitocôndria, onde eles serão oxidados para produzir energia na forma de ATP (adenosina trifosfato).

Ou seja, a carnitina estimula a utilização dos estoques de gordura como fonte de combustível para o metabolismo (lembre-se de que os carboidratos são a fonte preferencial de energia, sendo as gorduras utilizadas como fonte secundária).

2. Ganho de Massa Magra

Ainda que de maneira indireta, a L-carnitina também pode atuar na hipertrofia muscular. Isso porque a substância aumenta a força e a resistência muscular, permitindo que você consiga levantar cargas maiores e também prolongar as séries. E treinos mais intensos e com mais peso proporcionam crescimento muscular.

Uma pesquisa realizada pela University of Nottingham Medical School no Reino Unido demonstrou o potencial da L-Carnitina para praticantes de esportes. Durante o estudo, um grupo de atletas consumiu, ao longo de 24 semanas, 2 g de L-carnitina em conjunto com 80 gramas de carboidratos de alto índice glicêmico logo ao acordar e também 4 horas mais tarde.

O grupo controle somente consumiu os carboidratos, sem a suplementação com L-carnitina. Os pesquisadores notaram que, durante um treino leve de ciclismo, os atletas que estavam tomando L-carnitina queimaram 55% menos glicogênio muscular do que os participantes do segundo grupo. Além disso, os atletas do primeiro grupo também queimaram 55% mais gordura do que os voluntários que não receberam o suplemento.

Durante sessões de ciclismo de alta intensidade, os pesquisadores puderam notar que os atletas que tomavam L-carnitina apresentavam níveis menores de ácido lático e níveis mais elevados de fosfocreatina, molécula essencial para a formação de ATP (energia).

E ao medirem a resistência dos atletas à fadiga muscular, os cientistas ainda descobriram que aqueles que faziam suplementação com L-carnitina foram capazes de treinar por mais tempo (cerca de 25% a mais) do que os atletas do grupo controle. Segundo os pesquisadores, esses resultados se devem ao fato da L-carnitina estimular a utilização de gordura como fonte de energia, o que pouparia o glicogênio muscular.

Pesquisas também demonstram que a suplementação com L-carnitina pode estimular a ação do IGF-1, um hormônio produzido pelo fígado que tem como uma de suas principais funções a síntese de novas fibras musculares.

E, além de todos esses benefícios da L-Carnitina para a hipertrofia muscular, o composto também aumenta a quantidade de receptores de testosterona dentro das células. E quanto mais receptores, maior será a concentração de testosterona que irá estimular o crescimento muscular.

3. Controla o metabolismo da glicose

A L-carnitina atua no metabolismo da glicose, aumentando a oxidação e estocagem do açúcar pelas células. Ao estimular a entrada de glicose nas células, a carnitina diminui a necessidade de insulina, sendo extremamente benéfica para quem sofre de diabetes do tipo 2.

Em um estudo realizado na Escócia, pesquisadores concluíram que, além de atuar na oxidação das gorduras, a L-carnitina também melhora o funcionamento da insulina nas células musculares – o que na prática significa que o composto ajuda a estabilizar os níveis de glicose, sobretudo após refeições ricas em carboidratos.

4. Aliada do cérebro

A suplementação com L-carnitina tem efeito semelhante ao uso de Gingko Biloba, uma vez que ambos estimulam o funcionamento cerebral e protegem o órgão dos danos relacionados ao envelhecimento.

5. Previne a perda óssea

Apesar das mulheres serem as que mais sofrem com a perda de massa óssea relacionada à idade, o público masculino também apresenta níveis elevados de osteoporose.

A L-Carnitina pode ajudar a reduzir a perda de massa óssea, uma vez que aumenta os níveis de osteocalcina, uma proteína secretada pelos osteoblastos (células ósseas) que atua na mineralização da matriz óssea.

E para quem acha que a osteoporose é um problema de pessoas idosas, vale lembrar que todos nós começamos a apresentar perda de massa óssea já a partir dos 30 anos. Ou seja, vale a pena ficar atento e se preocupar não somente com os músculos, mas com os ossos também.

6.Fortalece o sistema imune

Além dos radicais livres que nosso organismo já forma normalmente, nós ainda temos que combater aqueles relacionados à prática de exercícios, que também aceleram a oxidação celular. A L-carnitina pode ser uma boa opção para esse fim, já que pode prevenir os danos que os radicais livres fazem às células saudáveis do corpo.

Essa propriedade da L-carnitina não somente fortalece o sistema imunológico como também previne o envelhecimento precoce, além de atuar na prevenção de uma série de doenças degenerativas.

Outros benefícios da L-carnitina incluem aumento da fertilidade masculina, proteção aos rins, melhora da função cardíaca e remoção das toxinas celulares.

Fontes Naturais de L-Carnitina

A melhor fonte de L-Carnitina ainda é a carne vermelha – quanto mais vermelha a carne, aliás, maior o teor do composto – mas também é possível encontrar o nutriente em outros alimentos. Uma única porção de 100 g de bife já é suficiente para fornecer 80mg de L-Carnitina, cerca de 3 vezes mais do que encontramos na carne de porco, por exemplo.

Embora contenha ainda menos L-Carnitina (cerca de 5 mg por porção de 120 g de carne cozida) que os demais tipos de carne, o filé de frango tem a vantagem de apresentar uma concentração baixa de gorduras saturadas e colesterol.

Laticínios magros (queijo cottage, leite desnatado, ricota), bacalhau, pão integral, suco de laranja, aspargos, ovos e arroz integral também são alimentos que fornecem L-Carnitina.

Efeitos Colaterais da L-Carnitina

Embora pouco frequentes e ainda não conhecidos em sua totalidade, os efeitos colaterais da L-Carnitina incluem náuseas, diarreia, cólica abdominal e vômito. Os efeitos colaterais menos frequentes incluem convulsões e fraqueza muscular em indivíduos com propensão a ambas condições.

Um estudo recente também sugere que a suplementação excessiva com L-carnitina pode aumentar o risco de arteriosclerose (entupimento das artérias), condição associada ao infarto. De acordo com os autores da pesquisa, isso acontece porque as bactérias do intestino convertem a carnitina em um composto chamado de TMAO (ou N-óxido de trimetilamina), que favorece o acúmulo de colesterol nas paredes arteriais.

Até o momento não existem, no entanto, estudos científicos que demonstrem efeitos colaterais do uso de quantidades normais de L-carnitina.

Dose

Além da L-Carnitina já obtida através da alimentação, é possível fazer uma suplementação com até 3 g do nutriente ao dia. Ainda que 1000 mg (1g) seja suficiente para proporcionar os benefícios da L-carnitina, 2 g parece ser a dose ideal para quem pratica musculação ou precisa eliminar gordura em excesso.

Como Tomar L-Carnitina

Como a L-carnitina necessita da presença da insulina para poder ser absorvida pelas células, a indicação atual é sempre consumir o suplemento com uma fonte de carboidrato de rápida absorção.

Uma sugestão é consumir 1- 2 gramas de L-Carnitina com (pelo menos) 40 gramas de carboidratos e 20-30 gramas de proteína magra logo após o treino, ou durante uma refeição rica em carboidratos antes dos exercícios.

Uma pesquisa recente sugere, no entanto, que o consumo de L-carnitina com ômega 3 pode ser tão eficiente quanto o consumo de L-carnitina e carboidratos para acelerar a queima de gordura. Para os autores do estudo, combinar o suplemento com um filé de salmão ou então uma cápsula de ômega 3 pode ser uma boa opção para diminuir as taxas de gordura corporal.

Embora o melhor horário para tomar L-Carnitina seja antes do treino, não existe um horário especifico para tomar o suplemento, desde que ele esteja acompanhado de carboidratos simples.

Apenas evite tomar a L-Carnitina logo antes de dormir, pois o suplemento pode provocar uma elevação dos níveis de energia, causando uma maior dificuldade para relaxar e adormecer.

Onde Comprar L-Carnitina

É possível encontrar a L-carnitina tanto na forma líquida como em cápsulas. Ambas podem ser encontradas em lojas de suplementos esportivos ou em sites específicos na internet. O link abaixo lista algumas opções de preço e locais para comprar L-carnitina online:

http://www.buscape.com.br/procura?id=4029&kw=l+carnitina

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já experimentou a suplementação de L-carnitina para perder peso e ganhar massa muscular? Como foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (307 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

47 comentários

  1. estou voltando ao treinos e vou precisar pois estou acima do peso

  2. estou querendo informações sobre o PROPIONIL L-CARNITINA e onde consigo comprar. obrigado

  3. excepcional matéria… todas as dúvidas minhas foram sanadas por ela!

  4. Olá, muito boa a matéria. Só tenho uma correção a fazer. Trabalho com pesquisas em relação ao óxido nítrico e sua fórmula não é NO2, e sim NO.

  5. Daltro Goulart Couto

    gostei muito da matéria sou diabético posso tomar sem risco esse medicamento? o mesmo atua disfunção eretil

    • Pelo que li ajuda aos diabéticos pois exige menos insulina do organismo ou suplementação! Já sobre ajudar na DE não sei dizer …..mas se a DE decorre da diabetes e ajuda a mesma deve ajudar DE tbm

  6. bom dia,

    Quem amamenta pode tomar l-carnitina?

  7. Eu só não entendi no como tomar. Seria interessante tomar a carnitina associada ao carbo antes da atividade física e logo após, consumir a proteína?

  8. BOA NOITE! SOU CARDIACA POSSO TOMAR CARTININA?

  9. qual é as contra indicaçôes, para quemtem glaucouma.

  10. Genibaldo Fernandes de Mendonça

    tenho retocolite ulcerativa posso tomar o Propionil L- Carnitina? tem dez meses que fiz uma PROSTATECTOMIA RADICAL. Posso tomar o referido Suplemento para disfunção eretil?l

  11. rodolfo da costa soares

    boa noite

    como tomar de 1 a 2 gramas se o produto é liquido ou em capsulas????

  12. Qtas cápsulas deve ser tomado por dia.?

  13. Paulo Victor Clemente de Oliveira

    quantas cápsulas devo tomar ao dia?

  14. Eu tomo atelonol 25 MG para arritmia, e treino 3 vezes na semana posso tomar o lcarnitina?

  15. Gostei muito da matéria , tudo bem explicado .

  16. Boa tarde, tenho bloqueio de ramos direito total há dois anos, posso tomar l-carnitina?

  17. NEILSON DE JESUS SANTOS

    Tomo L carnitina associado a o termo gênico e emagreci só 5 quilos e agora como tento tirar a ingestão de açúcar para evitar danos na idade estou com fraqueza muscular sem aguenta ir aos treinos e quando vou sintoma musculatura doer !!!

  18. Preciso muito emagrecer e queimar gordura abdominal e das costas, mas não tenho muito tempo pra praticar exercícios. Qual a quantidade de mg vc me recomenda?

  19. Este produto altera o cheiro da urina??

  20. Otima materia
    Uma outra correção ATP = Adenina Tri Phosfato
    e, não Adenosina

  21. sou cardiaca e tenho diabetes.. fiz cirurgia vascular..posso tomar isso

  22. Boa tarde! eu comprei como eu tomo o produto antes do treino ou depois ? alem dele comprei o oxylinpro para tomar perde peso gostaria de alguma instrucões

  23. Olá , a L carnitina em capsulas da supracorp é boa na opiniao de vcs? Obrigada

  24. L carnitina tem cafeína?

  25. Ola. Estou tomando e liquido. 30 ml por dia. Dosagem recomendada n embalagem do produto. É isso mesmo? Obrigado.

  26. Gente o mais correto seria procurar um endócrino ou nutricionista pq cada pessoa tem uma reação diferente.

  27. Estou tomando a L carnitina+ picolinato de cromo nao tenho vontade de doces e emagreci muito, mais me da um sono desgraçado, e eu nao entendi, meu treino melhorou muito, mais quando estou de repouso eu sinto um sono do alem, alguem explica?

  28. Boa noite comprei a L carnitina faz uns 20 dias costumo tomar 2 cápsulas de manhã antes do treino vou conseguir emagrecer pois já eliminei 33 kg em dois anos fazendo reeducação alimentar sem ajuda por vontade própria… Mais a 8 meses meu peso não diminui e eu quero muito eliminar mais 12 kg pode me ajudar ??? Pra ressaltar tomo a carnitina somente com água nunca soube que tem que tomar com omega 3 se eu começar a tomar com omega 3 vou ter resultado com meu peso fazendo exercícios de musculação mais a reeducação ???

  29. Excelente matéria parabéns,a minha dúvida é? Faz mal para os rins? Obrigado

  30. Matéria excelente, parabéns pela publicação.

  31. Comecei a tomar , porém, fiquei na dúvida sobre a parte do entupimento das artérias.
    Adorei a matéria!

  32. não percebi este ponto: faz mal para os rins?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*