Pantogar é descrito como um medicamento que pode ser utilizado nos casos de alterações na estrutura dos cabelos – cabelo enfraquecido, fino, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor -, de cabelos danificados pelo sol e pela radiação ultravioleta (UV) e para a prevenção do aparecimento de fios brancos.
Suas indicações também referem-se a desordens no crescimento das unhas – unhas fracas, quebradiças, rachadas e pouco maleáveis. O Pantogar é composto pelas substâncias: pantotenato de cálcio, cistina, nitrato de tiamina, levedura medicinal, queratina e ácido aminobenzoico. As informações são da bula de Pantogar disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por sua vez, Lavitan Hair é descrito como um suplemento multivitamínico voltado para a nutrição dos cabelos, que tem o objetivo de repor as vitaminas e minerais que contribuem com o crescimento e o fortalecimento dos fios e podem estar ausentes no organismo. O produto é composto por: vitamina B6, biotina (vitamina B7), cromo, selênio e zinco.
Como saber se devo usar Lavitan Hair ou Pantogar?
Não tem jeito: A melhor e mais segura forma de saber se o mais indicado para os seus problemas capilares é o Lavitan Hair ou Pantogar é consultar-se com um bom dermatologista.
Nessa consulta, o profissional avaliará os seus fios, determinará qual é a causa do seu problema e, com isso, poderá indicar um tratamento adequado – seja ele com Lavitan Hair ou Pantogar, seja ele com outro produto ou qualquer outro método ou estratégia.
Até porque cada pessoa pode apresentar um problema de cabelo diferente, com uma origem diferente, que exige diferentes abordagens de tratamento. Ou seja, enquanto uns podem se dar bem com o segundo, outros podem ter melhores resultados com o primeiro e outras pessoas podem conseguir seus objetivos com os dois ou com nenhum dos dois.
Portanto, não é simplesmente porque uma pessoa que você conhece teve sucesso com um dos produtos – ou até com ambos – que eles serão necessariamente bons para você. O ideal mesmo é ter a opinião de um profissional para não correr o risco de usar um produto que não funcione – ou pior, além de não funcionar, te faça mal.
Quando Lavitan Hair ou Pantogar não funcionam
Suplementos vitamínicos fabricados por empresas de nutricosméticos não são eficientes para lidar com calvícies que sejam provocadas por doenças autoimunes, predisposição genética ou doenças endócrinas, por exemplo.
Isso porque um suplemento composto por vitaminas pode auxiliar somente quando o problema é provocado por algum tipo de deficiência nutricional.
Ainda assim, trata-se de somente uma possibilidade. Isso porque não há garantias de que o produto seja uma solução efetiva, tendo em vista que cada pessoa possui um organismo diferente, com necessidades diversas de nutrientes, que podem variar conforme o padrão da dieta e o modo como o metabolismo absorve e utiliza as vitaminas ingeridas.
Há ainda a chance de que a pessoa sofra com problemas nas unhas e/ou nos cabelos por possuir a síndrome de má absorção intestinal, em que o corpo não consegue reter todos os nutrientes que consome.
Nesses casos, o uso do suplemento também não valerá de nada, já que o organismo não conseguirá absorver a integralidade das vitaminas e minerais fornecidos por ele.
De acordo com a própria bula de Pantogar, o medicamento não é indicado para os casos de alopecia cicatricial, uma condição caracterizada pela ausência ou diminuição definitiva dos pelos e que pode ser causada por problemas como traumas, queimaduras, infecções, câncer, líquen plano pilar (lesão no couro cabeludo), lúpus eritematoso (doença autoimune), esclerodermia (doença autoimune) e mucinose folicular (lesão na raiz do cabelo).
O documento também deixa claro que Pantogar não é apropriado para os casos de calvície masculina e de perda de cabelos por questões genéticas e/ou hormonais.
Cuidados com Lavitan Hair e Pantogar
No caso de Lavitan Hair, recomenda-se que mulheres grávidas, as mulheres que estão no período do aleitamento e as crianças com menos de três anos de idade utilizem o suplemento somente sob a orientação de um médico ou de um nutricionista.
A bula de Pantogar alerta que os pacientes com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um de seus componentes não devem fazer uso do produto e que ele não pode ser utilizado por pessoas com menos de 12 anos de idade.
Em relação à gestação, o documento explica que Pantogar deve ser utilizado somente na segunda metade da gravidez e que seu uso não pode ocorrer sem a orientação médica. Em casos de mulheres que estejam amamentando, idosos e pessoas com insuficiência renal ou hepática, a bula afirma que não são conhecidas restrições para o uso do produto.
Porém, mesmo no caso dessas ou de outras pessoas que não foram mencionadas nos parágrafos acima, o fundamental é que Lavitan Hair ou Pantogar comecem a ser utilizados somente depois de consultar o médico para ter certeza de que eles não farão mal ao organismo.
Isso serve especialmente para as crianças, os adolescentes, os idosos e as pessoas que sofrem com alguma doença ou condição de saúde específica, principalmente os problemas associados a algum nutriente ou que podem ser agravados pela ingestão aumentada de algum nutriente.
É importante informar ao médico a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou planta que esteja utilizando para que ele verifique se não existem riscos de interações prejudicais ao organismo entre o produto em questão e Lavitan Hair ou Pantogar.
A bula de Pantogar esclarece que o medicamento pode causar as seguintes reações adversas: aumento repentino de suor, pulso acelerado, coceira, urticária (erupção ou lesão que provoca manchas ou placas vermelhas na pele), queimação estomacal, náusea, gases, dor abdominal, tontura, dor de cabeça, vômito, palpitação e vermelhidão na pele (eritema).
Quanto ao Lavitan Hair, existe a recomendação de que no caso de aparecerem reações adversas como irritações ou alergias, o tratamento com o suplemento seja suspenso e o médico seja acionado.
Entretanto, é recomendável que ao experimentar qualquer efeito colateral enquanto estiver usando Lavitan Hair ou Pantogar, você procure imediatamente a ajuda do médico para verificar a seriedade da reação, receber o tratamento necessário e saber como deve proceder em relação à continuidade do tratamento com qualquer um desses produtos.
Esse Lavitan hair é simplesmente fantástico um mês de uso meu cabelo não tem mais pontas duplas está muito hidratado
Ai vc vai no dermatologista, ele não receita nenhum, nem outro e manda um produto importado, com mesmo componentes, mas que custa 350 reais