Estafa é uma condição de esgotamento físico e mental gerados pela sobrecarga física e/ou emocional. É quando o acúmulo de tensões, tarefas, responsabilidades e o desgaste físico começam a produzir sintomas no corpo e na mente, que podem evoluir para problemas de saúde.
O excesso de atividades não é algo próprio dos adultos, muitas crianças sofrem com o excesso de tarefas diárias, por isso, também podem ser afetadas pela estafa.
A estafa pode causar prejuízos físicos, emocionais, profissionais e relacionais, comprometendo a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa, de diversas formas. Uma delas é a perda da alegria de viver, tudo passa a ser uma obrigação desgastante.
Se você tem percebido que está sem ânimo para fazer atividades que antes eram prazerosas, pode ser que esteja com estafa.
Veja mais detalhes sobre o que é a estafa, quais são as suas possíveis causas, os sintomas e como tratá-la.
Estafa: o que é?
Estafa é um conjunto de sensações de origem física ou emocional, que pode afetar pessoas de todas as idades, atrapalhando no desempenho escolar, profissional e nas relações interpessoais.
Uma pessoa com estafa perde a vontade e o ânimo de realizar atividades que antes eram muito prazerosas. A sensação é a de que tudo virou uma obrigação chata, desgastante e difícil.
Essa estafa mental é, na maioria das vezes, acompanhada de sintomas físicos, como dor no corpo, desgaste e até alterações funcionais, que podem resultar em doenças.
Estafa é algo que você sente, porém muitas vezes não consegue explicar. É um acúmulo de tensões, cansaço e estresse que, em algum momento, te levam à exaustão física e mental.
Apesar de não ser possível separá-la na prática, didaticamente a estafa pode ser classificada assim:
- Estafa periférica: é a estafa física.
- Estafa central: é a estafa mental.
Possíveis causas da estafa
A estafa periférica, ou física, está muito relacionada com a rotina, alimentação e sono.
A correria do dia a dia de muitas pessoas envolve levantar cedo, se deslocar até o trabalho, fazer atividade física, cuidar dos afazeres domésticos, participar de reuniões, entre outras atividades que demandam bastante disposição física.
Nessa correria toda, muitas vezes não damos a devida atenção à alimentação e ao descanso. Com isso, nosso corpo não tem as condições e recursos nutricionais necessários para se recuperar eficientemente.
Com o tempo, a correria e a falta de descanso levam à fadiga, outro nome para estafa física. Essa fadiga é marcada por dores musculares e cansaço físico intensos, que te fazem pensar várias vezes se deve levantar da cama de manhã.
Se você estiver com estafa física, precisa urgentemente rever sua rotina, sua agenda e deixá-las mais equilibradas, dando atenção também à alimentação e ao descanso.
A estafa central, ou mental, é a fadiga causada pelo excesso de responsabilidades, tensões, estresse e ansiedade diante dos compromissos. Tudo isso tem impacto direto sobre o metabolismo, por isso, além do sofrimento mental, pode ocorrer dor física e o desenvolvimento de doenças.
Nesse caso, para resolver os problemas de ordem física, você precisará tratar as questões emocionais de alguma forma, seja abrindo mão de algumas responsabilidades ou contando com ajuda profissional de um/uma psicoterapeuta para lidar melhor com os problemas e desafios.
É muito importante tratar a estafa central, pois diferentemente da estafa física, ela pode prejudicar consideravelmente a sua relação com as pessoas do trabalho ou do seu convívio familiar, pois causa irritação, desânimo, tristeza profunda, dentre outros sintomas.
Sintomas da estafa
A estafa pode causar diversos sintomas, que variam de pessoa para pessoa.
Os sintomas mais comuns da estafa central (mental) são os seguintes:
- Esquecimento frequente
- Insônia, veja os sintomas
- Irritabilidade
- Sensibilidade extrema, ao ponto de causar choro com facilidade
- Desânimo
- Tristeza profunda
- Angústia
- Palpitação
- Diminuição da libido
- Azia e má digestão
E os sintomas mais frequentes na estafa periférica (física) são:
- Dor no corpo generalizada
- Falta de ânimo, de vigor
- Sistema imunológico baixo
- Distensões e contraturas musculares
Com o tempo e se não tratada, a estafa pode desencadear doenças. As classes de doenças que podem se desenvolver com a estafa são:
- Doenças/problemas de origem emocional:
- Doenças gastrointestinais:
- colite ulcerativa
- gastrite
- síndrome do intestino irritável
- úlcera
- Doenças cardiovasculares:
Tratamentos da estafa
A primeira atitude que você deve considerar ao perceber que está com estafa é relaxar. Inclua em sua agenda um tempo para passear, conversar, ir ao cinema, ao parque, qualquer atividade que sirva para relaxar sua mente e corpo. Lembre-se de aproveitar o seu momento de lazer sem culpa por não estar trabalhando ou estudando.
Lembre-se também de cultivar o bom humor. Enquanto estiver trabalhando ou resolvendo algum problema familiar, procure encarar o momento com mais leveza. Isso te ajudará a pensar melhor e a não se estressar demais. Se precisar, conte com ajuda profissional de um/uma psicoterapeuta ou de alguém de confiança.
Fazendo isso, é provável que você já sinta um revigoramento físico e mental. Depois disso, veja se você consegue fazer ajustes em sua agenda, diminuindo os compromissos ou delegando tarefas para outras pessoas que podem te ajudar.
Coloque suas tarefas em ordem de prioridade e vá resolvendo uma de cada vez. Além disso, se esforce para deixar os problemas e preocupações do trabalho no trabalho, e não levá-los para casa.
Outro ponto importante é saber respeitar o limite do seu corpo. Todo mundo sabe que é de extrema importância praticar atividade física com regularidade. Mas também é importante respeitar quando seu corpo está muito exausto e precisa de um tempo para se recuperar. Então, mesmo que isso signifique deixar de fazer um treino na semana, descanse. E não deixe de se alimentar adequadamente e ter noites de sono de qualidade.
Fontes e referências adicionais
- Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos, Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 2007; 34(5): 223-233.
- O treinamento excessivo, a estafa e o burnout em atletas de vôlei feminino, Journal of Exercise and Sport Sciences, 2005; 1(1): 1-2.
Fontes e referências adicionais
- Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos, Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 2007; 34(5): 223-233.
- O treinamento excessivo, a estafa e o burnout em atletas de vôlei feminino, Journal of Exercise and Sport Sciences, 2005; 1(1): 1-2.
Já fui ao médico. Um não dois médicos diferentes e o diagnóstico foi estafa física e mental. Meu marido faleceu e tive que assumir a criação das minhas filhas. Fazia tudo em casa e fora de casa também. Até o dia que não consegui levantar da cama, fiquei 12 dias acamada e cansada demais. Fui ao médico com minha irmã e recebi o diagnóstico de estafa. Me receitaram muitas vitaminas, mas já fazem 15 anos que comecei o tratamento e ainda me sinto esgotada. Sem ânimo nenhum nem pra dar um passeio. Não tenho mais esperanças de melhorar, já criei minhas filhas e hoje vivo sozinha. Não acredito mais na medicina. ?