Leite de Coco Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

O leite de coco é apresentado como um líquido que é encontrado naturalmente dentro de cocos maduros e é conhecido por ser uma fonte rica em gorduras saudáveis.

Além disso, contém minerais como manganês, cobre, fósforo, magnésio, ferro e potássio em sua composição, todos nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente.

Mas será que o leite de coco engorda ou emagrece?

Estudos já apontaram que os ácidos graxos triglicerídeos de cadeia média (MCTs, sigla em inglês) – que são encontrados no leite de coco – aumentam o gasto de energia e ajudam a melhorar a performance física, o que pode indicar que o leite de coco pode ser útil na dieta de quem pratica exercícios físicos como maneira de manter ou atingir a boa forma.

Depois de um treinamento, os músculos precisam de uma série de nutrientes como os eletrólitos magnésio e potássio, que estão presentes no leite de coco, para reparar o tecido que foi rompido e crescer mais fortes.

Ainda de acordo com uma pesquisa conduzida pela Escola de Dietética e Nutrição Humama da Universidade McGill, do Canadá, uma dieta rica em MCT resulta em uma maior perda de gordura (tecido adiposo), em comparação aos ácidos graxos de cadeia longa, por conta do aumento do gasto de energia e da oxidação de gordura observada com a ingestão de MCT.

Entretanto, deixamos um alerta sobre o leite de coco: o controle da porção é importante considerando o valor calórico do leite de coco, mas como parte de uma dieta saudável, ele provê os ácidos graxos necessários, além de outros minerais.

Mas quantas calorias será que o leite de coco tem? Conforme informações encontradas, o leite de coco pronto para beber da marca Ducoco apresenta 67 calorias em uma porção de 200 ml.

Já o leite de coco caseiro possui 202 calorias em uma porção de 200 ml. Esses produtos não foram testados para checar o seu teor calórico, apenas reproduzimos as informações fornecidas pela internet.

A questão da saciedade

Outro ponto que vai contra a ideia de que o leite de coco engorda é que, graças ao fato de ser rico em gorduras saudáveis, a bebida ajuda a saciar, o que é uma ótima arma na luta contra a comilança em excesso e a tentação de comer guloseimas, frituras e lanches prontos calóricos e ricos em açúcar por achar que está com fome.

Por outro lado

Ainda que se fale que as gorduras saturadas do coco sejam mais saudáveis, isso não foi provado em seres humanos, somente em animais.

Para quem pensa em trocar o leite convencional pelo leite de coco, vale a pena saber que o leite de coco apresenta um teor de proteínas muito mais baixo que o leite de soja e o leite semidesnatado e que é necessário optar por leites de coco que tenham a adição de cálcio e vitamina D, que não estão naturalmente presentes em sua composição.

Moderação é realmente a palavra

Em um artigo publicado, a editora de beleza Rebecca Norris contou que enquanto tomava matcha com leite de coco, viu o seu peso crescer em aproximadamente 13,5 kg. Mas será que uma coisa realmente teria algo a ver com outra?

Ao falar com sua mãe, ela ficou sabendo que um colega de trabalho dela, um homem saudável de 20 e poucos anos, tinha engordado bastante e também apreciava a bebida com leite de coco.

“Depois de conversar com sua tia, que é nutricionista, ele aprendeu que o leite de coco – que tantas pessoas acreditam ser uma troca super saudável – na realidade é uma boa escolha somente em moderação”, escreveu Norris.

A editora de beleza resolveu, então, conversar com uma nutricionista, Bonnie Taub-Dix, que afirmou que o coco é um daqueles alimentos que parecem ser super benéficos, porém, têm uma reputação que vem de descobertas recentes a respeito das gorduras saturadas.

“A gente pensava que comer gordura saturada era como comer veneno; agora, ela parece não ser tão ruim quanto a gente pensava – mas isso não significa que ela sempre seja boa para a gente”, explicou a nutricionista à Norris.

A editora destacou que, segundo a Associação Americana no Coração, é preciso limitar o consumo de gorduras saturadas para 13 g diariamente em uma dieta de 2 mil calorias diárias.

Uma porção de 200 ml do leite de coco pronto para beber Ducoco contém 6,1 g de gorduras saturadas enquanto 200 ml do leite e coco caseiro possuem 8,3 g de gorduras saturadas.

De olho no açúcar e na adição de ingredientes

Para quem procura emagrecer ou, pelo menos, manter o peso e não engordar, vale a pena evitar os leites de coco saborizados, que receberam a adição de sucos, adoçantes, corantes, além do acréscimo de açúcar em sua composição.

Esses adicionais podem elevar tanto o teor de calorias quanto o de açúcar, e por conta disso, esse tipo de leite de coco engorda mesmo.

O especialista no fígado doutor Juan Gallegos explicou que quando há o consumo de muito açúcar, todo esse açúcar precisa ser armazenado em algum lugar: ele vai parar dentro das células de gordura.

Depois que o açúcar em excesso é ingerido e entra no organismo, ele vai parar na corrente sanguínea. Quando o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, secreta o hormônio insulina, que faz com o açúcar parta para algumas células, principalmente as do fígado e as musculares, para que ele seja utilizado como energia.

Ele ainda ressaltou que se essa energia em excesso não é utilizada, ela precisa ser armazenada em algum lugar. Segundo ele, se o açúcar no sangue elevado não é utilizado de alguma maneira, ele acaba sendo transformado em depósitos de gordura no corpo.

Quando o fígado está sobrecarregado pelo excesso de açúcar, ocorre o acúmulo de gordura nas células hepáticas enquanto elas tentam adaptar-se a toda essa gordura extra que está chegando ao organismo, completou o especialista. De acordo com ele, esse processo está associado não somente a problemas com o peso, mas também com a diabetes e à doença hepática gordurosa.

Mais importante do que saber se o leite de coco engorda

É entender que nenhum alimento pode ser considerado sozinho o responsável pela diminuição ou pelo aumento de peso. É toda uma dieta que funciona como um grande fator determinante para a nossa forma física.

Portanto, se você se preocupa em emagrecer ou, pelo menos, não engordar, precisa tomar conta de toda a sua alimentação, cuidando para que suas refeições sejam equilibradas, nutritivas, balanceadas e saudáveis.

Para saber como fazer isso, conte com o auxílio profissional de um nutricionista, que te indicará uma dieta que funcione para você e te ajude a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece todos os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar apropriadamente.

Cuidados com o leite de coco

Aconselhamos dar prioridade às versões orgânicas do leite, que sejam prensadas a frio, ou seja, que não são expostas a altas temperaturas, o que pode fazer com que sejam perdidos nutrientes da bebida.

Também não é indicado a compra de leite de coco em lata porque algumas latas de alumínio podem trazer um composto chamado bisfenol A (BPA), conhecido por trazer problemas ao coração quando vaza em alimentos.

Você já tinha ouvido falar que o leite de coco engorda ou emagrece? Pretende incluir o ingrediente no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário