Leite de soja – Benefícios e malefícios

Especialista:
atualizado em 05/02/2021

Os motivos para tomar o leite de soja são os mais diversos, assim como os seus benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele é um ótimo substituto para o leite de vaca, porém sem a presença da lactose, livre de colesterol e com poucas gorduras, além de ser um produto de origem 100% vegetal.

Mas o leite de soja também é alvo de controvérsias, com grupos que afirmam que ele faz mal para a saúde, ao mesmo tempo que muitos afirmam que ele traz, ao contrário, diversos benefícios.

Então, iremos agora conhecer um pouco mais sobre esse leite e suas propriedades nutricionais, além de descobrir quais os seus possíveis benefícios e malefícios para a saúde.

Os substitutos do leite de vaca

O leite de soja é uma alternativa mais barata dentre os leites de origem vegetal

A cada dia que passa, a procura por alternativas ao leite de vaca aumenta, e isso se deve à diversos fatores:

Mas, independentemente do motivo, o fato é que a procura por leites vegetais vem crescendo, e o leite de soja, sendo o que tem o melhor preço, é o mais utilizado.

Assim, é importante entender o impacto do consumo desse leite na saúde, de forma a fazer o melhor uso de suas propriedades nutricionais.

Propriedades nutricionais

O leite de soja é o mais famoso substituto do leite de vaca, e é um alimento rico em diversos nutrientes.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de leite de soja sem adição de açúcar, sabor “natural”.

ComponenteValor por 100g
Calorias41 kcal
Carboidratos4,25 g
Proteína2,73 g
Gorduras1,61 g
Fibra alimentar0,18 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante lembrar que o leite de soja é um alimento industrializado, e, portanto, pode haver a adição de vitaminas e minerais, chamada de “fortificação”. Assim, os valores nutricionais podem variar, de acordo com o fabricante.

Benefícios do leite de soja

leite de soja
O consumo do leite de soja traz muitos benefícios para a saúde

Os benefícios do leite de soja para a saúde são muitos, e envolvem, por exemplo, a redução do colesterol e da obesidade, além de ajudar no combate a determinados tipos de câncer.

Não só isso, mas também contribui para a melhora da saúde cardiovascular e de muitos problemas na menopausa. Portanto vamos entender cada um dos benefícios do leite de soja, com mais detalhes, a seguir.

1. Melhora a saúde do coração

A soja é conhecida como um produto que ajuda a prevenir doenças cardíacas. O teor de aminoácidos e as isoflavonas da soja ajudam a diminuir o colesterol LDL, considerado ruim.

Além disso, a presença de gorduras poli-insaturadas, vitaminas, fibras e minerais também ajudam a manter o coração saudável.

2. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

O consumo de leite de soja, além de ajudar no controle do colesterol, pode auxiliar também na redução da pressão arterial.

Esse efeito se deve, principalmente, à presença de um flavonoide chamado genisteína, e foi demonstrado em um estudo da Faculdade de Medicina de Zaragoza, na Espanha, em 2002.

3. Ajuda a tratar o diabetes tipo 2

O leite de soja também pode ser uma boa opção para pessoas com diabetes tipo 2 ou que precisem, por outros motivos, controlar a glicemia.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque o consumo do leite de soja ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a secreção de insulina e a melhorar a saúde das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção desse hormônio.

4. Ajuda a controlar a obesidade

Outro benefício do leite de soja, ou mais especificamente da proteína de soja, é sua contribuição para a melhora da obesidade, uma vez que ela ajuda a:

Mas para se beneficiar das propriedades da soja, o seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e, quando possível, à prática de exercícios.

5. Alivia sintomas da menopausa

Esse talvez seja o efeito mais conhecido da soja: A melhora dos sintomas da menopausa.

Esse efeito ocorre pela presença de isoflavonas na soja, que são considerados fitoestrógenos, ou seja, hormônios vegetais com estrutura semelhante ao estrogênio.

Assim, o consumo de alimentos à base de soja, como o leite, ou o uso de suplementos de isoflavonas, ajuda a reduzir sintomas comuns na menopausa, como as ondas de calor por exemplo.

6. Pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer

Por fim, o leite de soja pode contribuir para a prevenção de alguns tipos de câncer, devido à presença das isoflavonas.

Os principais tipos de câncer que podem ser prevenidos pela soja são:

  • Câncer de mama: Um estudo de 2016 publicado no periódico Forsch Komplementmed demonstrou que o consumo de soja não apenas contribui para a prevenção do câncer de mama, como também melhora o seu prognóstico;
  • Câncer de próstata: O consumo de alimentos não fermentados à base de soja, como o leite, está associado a um risco menor de desenvolvimento de câncer de próstata, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Nutrients, embora mais estudos sejam necessários para definir exatamente qual isoflavona é responsável por esse efeito, assim como a quantidade diária recomendada.

Potenciais malefícios da soja

leite de soja
Existem potenciais malefícios associados ao leite de soja

Mas a soja, apesar de ser um alimento seguro para a maioria das pessoas, pode trazer alguns riscos para a saúde, como veremos agora.

1. Pode piorar o hipotireoidismo

Existe a possibilidade de produtos à base de soja reduzirem a absorção de hormônios sintéticos da tireoide, como a levotiroxina.

Assim, de acordo com as orientações da Mayo Clinic, nos EUA, é recomendável esperar no mínimo quatro horas entre o uso do medicamento e o consumo de alimentos contendo soja.

2. O leite de soja pode ser nutricionalmente inadequado

Existem diversas marcas e versões de leite de soja disponíveis no mercado, sem que haja, entretanto, uma padronização de sua composição nutricional.

Assim, algumas marcas podem adicionar açúcar ao produto, enquanto outras podem conter pouca quantidade de nutrientes, como o cálcio.

3. Pode afetar os hormônios de crianças

Algumas entidades médicas desaconselham o uso excessivo de produtos a base de soja por crianças e bebês.

Isso acontece porque as pesquisas demonstram resultados conflitantes, com algumas chegando a resultados negativos do consumo de soja nesta faixa etária, enquanto outras não encontram efeitos.

Controvérsias

1. Soja e o risco de câncer de mama

Por muito tempo se pensou que o consumo de soja poderia aumentar o risco de câncer de mama, ou de recorrência da doença após a cura.

Esse medo se baseou primeiramente na estrutura das isoflavonas, que são parecidas com o estrogênio e assim poderia estimular o crescimento de alguns subtipos de câncer de mama.

Mas esse efeito não foi observado em estudos posteriores, que demonstraram a segurança e os benefícios da soja na prevenção desse tipo de câncer.

Além disso, em estudos com animais, observou-se que a ocorrência de câncer de mama era maior em animais tratados com isoflavonas. Mas alguns anos depois, descobriu-se que esses animais usados nos experimentos metabolizam as isoflavonas de forma diferente, o que influenciava o desenvolvimento de tumores.

2. Soja afeta a saúde hormonal dos homens

Esse possível efeito, que seria causado pelas isoflavonas, existe até os dias atuais.

Mas diversos estudos já foram realizados que demonstram que nem os alimentos à base de soja, nem os suplementos de isoflavona, tem efeitos sobre a saúde hormonal masculina, ou mesmo na qualidade do esperma.

Dicas e cuidados

Como se trata de um alimento industrializado, os valores nutricionais do leite de soja pode variar bastante. Isso se deve à adição de vitaminas e minerais feita pelos fabricantes, além do uso de açúcares, espessantes e outros aditivos.

Assim, é importante sempre ler as informações nutricionais contidas nas embalagens, para garantir o consumo de todos os nutrientes necessários para a saúde, assim como evitar a ingestão exagerada de açúcares.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de leite de soja em adição de açúcar, sabor “natural”.

ComponenteValor por 100g
Energia41 kcal
Carboidratos4,25 g
Proteína2,73 g
Gorduras1,61 g
Fibra alimentar0,18 g
Gorduras saturadas0,2 g
Gorduras monoinsaturadas0,3 g
Gorduras poli-insaturadas0,6 g
Gorduras trans0,01 g
Cálcio16,5 mg
Ferro0,43 mg
Sódio56,5 mg
Magnésio15,5 mg
Fósforo52,9 mg
Potássio121 mg
Zinco0,28 mg
Cobre0,08 mg
Equivalente de folato27,3 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você tem costume de tomar leite de soja? O que acha dessa bebida? Conhecia a maioria dos benefícios e malefícios associados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Leite de soja – Benefícios e malefícios”

  1. Soja sabor vitamina de banana da marca Ades me causou diarréia. Tenho intolerância a lactose. Gostaria de saber o porque e sem alguém passou por isso também.

  2. Estou acima do peso e bastante apavorada, pois sempre consegui equilibrar meu peso.
    Criei coragem e entrei num processo de emagrecimento que tem na dieta o leite de soja.
    Que me lembre nunca tomei, mas confesso que estou gostando.
    Li todo o conteúdo a respeito do leite de soja e fiquei apreensiva, porque uso medicamento para hipotiroidismo há anos, e o que constatei é que o leite de soja não é indicado pra quem tem esse tipo de problema.
    Vou comentar com a nutricionista e ouvir o que ela tem a me dizer.
    Mas o que sei é que com leite de soja ou sem ele eu preciso urgentemente de perder pelo menos uns 7 quilos.