Matcha emagrece? O que é, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 05/02/2021

O matcha é um chá muito consumido no oriente, em especial no Japão, e nos últimos anos vem chamando a atenção dos brasileiros, pois ele traz diversos benefícios para saúde e, além disso, emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas os efeitos do matcha no emagrecimento no emagrecimento é mais complexo do que se pensava: Ele atua no metabolismo, na saciedade, reduz a retenção de líquidos e ainda contém poucas calorias.

Por isso, vamos agora conhecer mais sobre o matcha, como ele nos ajuda no processo de emagrecimento e quais os outros benefícios que ele proporciona ao nosso corpo.

O que é o matcha?

chá verde matcha camellia sinensis

O matcha é feito a partir das folhas jovens da Camellia Sinensis, que são protegidas do sol e depois transformadas em pó.

Isso torna o chá feito a partir delas, mais rico em substâncias como a cafeína, a teanina e a clorofila. Assim, ele é um chá com maior teor de antioxidantes, e com um grande poder estimulante.

Como o matcha emagrece?

Em quase todos os suplementos para perda de peso, encontramos algo como “extrato de chá verde”. Isso ocorre porque a Camellia Sinensis é uma excelente aliada do emagrecimento.

E no matcha esse efeito pode ser ainda mais intenso, uma vez que ele possui uma quantidade maior de cafeína e outros compostos estimulantes e antioxidantes.

Mas vamos analisar com mais detalhes cada um dos fatores que fazem do matcha um aliado da boa forma.

1. Presença de catequina

Um dos motivos que nos leva a afirmar que o matcha emagrece é que, por se tratar de um chá verde, ele possui as catequinas em sua composição.

Essas substâncias contribuem com a perda de peso, como foi demonstrado em um estudo publicado na Revista de Nutrição.

  Continua Depois da Publicidade  

Nele os pesquisadores encontraram um efeito importante na queima de gordura, principalmente quando seu uso é associado à prática de exercícios físicos.

2. Bebida de baixa caloria

Consumir o matcha no lugar de outras bebidas, como um capuccino ou um achocolatado por exemplo, pode auxiliar bastante na redução do número de calorias ingeridas durante o dia.

Enquanto uma porção da bebida, sem adição de açúcar, tem menos de 10 calorias, uma xícara de capuccino tem 74 calorias e uma xícara de leite desnatado com achocolatado possui 140.

3. Redução na retenção de líquido

Por ter um efeito diurético, o chá matcha contribui para a diminuição da retenção de líquido no organismo, ajudando na perda do excesso de água. Assim, ele elimina inchaço em algumas regiões do corpo.

4. Estímulo ao metabolismo

Um estudo publicado no ano no periódico The British journal of nutrition demonstrou que o consumo de chá verde, e consequentemente do matcha, leva a um aumento do gasto energético, contribuindo assim para a perda de peso.

Mas é necessário estar seguindo uma dieta equilibrada para usufruir deste efeito, uma vez que ele não anula o consumo de calorias em excesso.

5. Sensação de saciedade

Por fim, o matcha ajuda na perda de peso através do prolongamento da saciedade, que leva a uma redução da ingestão de calorias.

O matcha pode ser consumido frio também

Outros benefícios do matcha

Além de contribuir para o emagrecimento, o matcha pode trazer outros benefícios para a saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Redução do estresse: Esse efeito ocorre graças à presença da teanina no matcha, uma substância que age diretamente no cérebro, aumentando a produção de serotonina;
  • Previne doenças cardiovasculares: O matcha é rico em antioxidantes, que ajudam na redução do colesterol LDL e evitam o acúmulo de gorduras nas artérias;
  • Ajuda a prevenir o câncer: Esse é mais um dos efeitos trazidos pelas catequinas, principalmente a EGCG, que age na proteção do DNA das células contra os danos causados pelos radicais livres;
  • Melhora a função cerebral: Graças à presença de cafeína e da teanina, que agem em conjunto e contribuem para melhorar o foco, a atenção e a concentração.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser considerada uma substância segura, é preciso tomar cuidado e não exagerar e acabar ultrapassando o máximo de cinco xícaras diárias.

Mas, caso se consuma o matcha de forma excessiva, alguns sintomas podem aparecer, como:  

  • Dores no estômago;
  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Diarreia;
  • Azia.

Como tomar

Matcha preparado tradicionalmente

Uma das maneiras mais saudáveis de tomar o matcha é consumir a sua versão orgânica, que não é produzida artificialmente e não utiliza fertilizantes, herbicidas ou pesticidas.

Como o chá é vendido na forma de pó, para prepará-lo você deve ferver um pouco de água, esperar aproximadamente cinco minutos para que ela esfrie um pouco e então misturar com o matcha.

Isso porque caso você opte por acrescentar o chá na água enquanto ela ainda estiver fervendo, o gosto da bebida pode não ser muito agradável.

Também é possível acrescentar o Matcha em pó em receitas preparadas à base de chá verde, como sorvetes, bolos, biscoitos e iogurtes.

Onde encontrar

É possível encontrar o chá matcha em lojas de produtos naturais ou na internet. Mas seu preço é mais alto que o de outros chás: Uma embalagem contendo 40 g do chá pode ser vendida por algo em torno de 40 reais.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o chá Matcha? Conhece alguém que tenha recomendado que o consumo de matcha emagrece realmente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (343 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

80 comentários em “Matcha emagrece? O que é, benefícios e dicas”

  1. Gostaria de saber se posso tomar o chá em jejum? Pois hoje tomei pela primeira vez, tomei em jejum , me fez mal logo que tomei comecei a vomitar

  2. Moro na cidade de Canela/RS, me interessei neste chá, onde e como posso encontrar este chá mais próximo de minha cidade

  3. Comprei meu matcha hoje em casa se produtos naturais. Espero emagrecer 6kg. Estou malhando todos os dias e estou muito confiante.

  4. Ola, gostaria de saber qual horario melhor para tomar o matcha? Eu comprei e ja estou tomando, mas estou tomando em jejum,,….posso tomar a qualquer hora? obrigada

  5. Eu tomei o Chá de Matchá da Natural One por um mês, pois estava mais barato que o Detox deles, e comprei sem querer ainda, e acreditem se quiserem, tomei 500ml por dia e emagreci 24 kg em 43 dias!

    Hoje estou louco atrás de algum lugar que vende pois eu queria muito encontrar esse da Natural One novamente, mas falaram que foi tirado de circulação porque esse chá iria quebrar a indústria que fabrica essas paradas supérfluas para emagrecer…

    Acreditem, o Matchá da Natural One acelera o metabolismo em 1.000 e poucos %!!! Quase 5 vezes mais que o GojyBerry!!

    • Eu comecei a toma o chá ontem ,gostei do gosto ele quente , mas aí eu acrescento aliança dourada ir cravo fica bom , eu tô tomando pra emagrece , Ñ sei se eu vou consegui, eu vou fazer o teste ..

      • Onde eu moro o chá está 100gm 17 reais eu adoro ele.magresci 9 kilo em uma semana tira o cansaço dor no corpo vou continuar tomando ele é muito bom pra saúde

  6. Oi eu adiciono 15 gramas na água gelada com guaraná gengibre e berinjela e ibisco tudo em pó e tomo durante o dia tudo diluído em 500 ml gostaria de saber se e recomendado ou pode fazer algum mal pois já emagreci 8 kilos em 5 meses.