Levedura usada na produção de cachaça pode prevenir a asma, mostra estudo

atualizado em

A asma é uma doença caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que pode tornar a respiração difícil e afeta 334 milhões de crianças e adultos em todo o mundo. Ela não tem cura, porém os seus sintomas podem ser controlados.

Mas agora, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com camundongos machos apontou que uma dose diária de um probiótico, a levedura Saccharomyces cerevisiae UFMG A-905, isolado da produção de cachaça, pode prevenir a asma.

Além da produção de cachaça, a levedura também é utilizada pela indústria alimentícia na produção da cerveja e do pão. O potencial da substância para amenizar sintomas da asma em modelos animais já era conhecido, entretanto eram necessários mais detalhes de como aproveitá-lo.

Como foi feito o estudo?

Asma
A asma não tem cura

A pesquisa, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), avaliou durante 27 dias consecutivos, os efeitos de uma dose diária de 100 microlitros (µl) de uma solução com o probiótico em três concentrações diferentes: 107, 108 e 109 UFC/ml (Unidades Formadoras de Colônias por mililitro da solução administrada aos roedores).

Os pesquisadores também analisaram o regime de dias alternados (três vezes por semana) da administração de 100 µl da solução com 109 UFC/ml da levedura ao longo de cinco semanas.

  Continua Depois da Publicidade  

Os camundongos utilizados no experimento receberam a Saccharomyces cerevisiae UFMG A-905 diretamente no estômago por meio de um tubo.

Então, os cientistas observaram que em comparação aos camundongos que receberam uma solução salina, a administração diária e em dias alternados do probiótico reduziu de modo significativo a hiper-responsividade brônquica, ou seja, o estreitamento exagerado das vias aéreas em resposta a um estímulo, que é uma das principais características da asma.

Já em relação à inflamação das vias aéreas, somente a dose mais alta administrada todos os dias foi capaz de diminuí-la nos camundongos asmáticos. 

O orientador do estudo e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) Marcos de Carvalho Borges apontou que a conclusão a que chegaram foi que a Saccharomyces cerevisiae UFMG A-905 isolada da cachaça artesanal tem um bom potencial para prevenir a doença, mas, para isso, deve ser ingerida todos os dias em uma dose alta.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o estudo indica que o ideal é ingerir diariamente uma dose na concentração de 109 UFC/ml, o que corresponde a uma estimativa de 10 bilhões de bactérias viáveis por mililitro. Para termos uma noção, um frasco de 65 ml do famoso leite fermentado Yakult possui 16 bilhões de probióticos.

Os próximos passos

Mas, isso não é desculpa para encher a cara, hein? Beber cachaça não significa que você vai prevenir a asma e nem precisamos lembrar que o excesso de álcool engorda e é bastante prejudicial para a saúde, não é mesmo? Inclusive, entenda como o álcool pode acelerar o envelhecimento.

Mas, a boa notícia é que com os estudos em animais finalizados, o próximo passo dos pesquisadores é esclarecer os mecanismos envolvidos nos possíveis benefícios da levedura em relação à asma e analisar os seus efeitos em humanos para verificar se os resultados se repetem nas pessoas.

Para isso, os cientistas pretendem criar um comprimido com a solução e desenvolver produtos fermentados com o probiótico.

Adicionalmente, em um mestrado orientado pelo professor Marcos de Carvalho Borges, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e a UFMG, foi desenvolvido um pão com efeito preventivo. 

  Continua Depois da Publicidade  

O produto foi patenteado recentemente e deve ser relatado em breve em revistas científicas. Com informações da FAPESP e da Mayo Clinic.

Fontes e referências adicionais

Você tem asma ou conhece alguém que sofre com a doença? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Levedura usada na produção de cachaça pode prevenir a asma, mostra estudo”

  1. Sou corredor de rua, já completei até maratona, sou asmático, antes da corrida sou obrigado usar “bombinha”. Sobre cachaça, já havia percebido, antes de ser divulgado que uma dose diária é suficiente para não ter crises. Inclusive já utilizei como “bombinha” tomei uma dose antes da corrida, senti um pouco de falta de ar no início, mas o exercício forçado da corrida provocou “abertura” dos pulmões, terminei respirando super bem. Fiz várias vezes, só não deixei virar rotina

    Responder