Limonada Emagrece?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Veja se é verdade que a limonada emagrece ou se essa bebida não deve fazer parte da sua dieta com foco na perda de peso.

Como o próprio nome já entrega, a limonada é uma bebida à base de limão. Geralmente, para prepará-la, recomenda-se cortar os limões, mantendo a casca da fruta, e levar ao liquidificador para ser batido com água.

Algumas pessoas ainda costumam adicionar açúcar ou adoçante à mistura para deixar a preparação mais doce. Se você é uma delas, saiba qual é o melhor açúcar para sua dieta.

Além da limonada ser uma ótima alternativa de bebida refrescante para os dias mais quentes do ano, o suco de limão vem de uma das melhores frutas ricas em antioxidantes.

O suco de limão faz bem também para a digestão e, ao ser combinado com o mel, pode auxiliar a amenizar os sintomas da dor de garganta. Mas e quanto à diminuição de peso?

É verdade que a limonada emagrece?

Para alguns especialistas, a limonada ou suco de limão pode colaborar com o emagrecimento porque a fruta que dá origem à bebida (o limão) é rica em pectina, uma fibra natural que pode contribuir com o controle da fome.

O problema é que na hora de preparar a limonada muitas pessoas coam o suco de limão obtido no liquidificador, o que faz com a bebida perca fibras. Logo, seria difícil ganhar esse efeito.

Como, de maneira geral, as fibras alimentares são conhecidas por promover a saciedade, a solução para tornar a limonada uma bebida mais poderosa para ajudar a segurar o apetite seria bater no liquidificador o suco já pronto e coado com outros ingredientes ricos em fibras como chia ou linhaça, porém, não coar desta vez.

Aliás, a ingestão de suco de limão misturado com farinha de linhaça 30 minutos antes de fazer uma refeição pode colaborar com a inibição do apetite.

Por outro lado, alguns especialistas advertem que apesar de ser difundida a ideia de que a limonada emagrece, ela é uma bebida que não tem nada de especial neste sentido.

A questão do açúcar

Além disso, quando queremos entender se a limonada emagrece, não podemos esquecer que algumas receitas de limonada ou suco de limão podem trazer uma quantidade elevada de açúcar.

Por exemplo, existem versões mais cremosas da receita que levam o leite condensado, um ingrediente que costuma ser produzido à base de leite, açúcar e gordura.

Para você ter uma noção, uma lata de 395 g de leite condensando pode carregar uma quantidade de açúcar correspondente a 13 colheres de sopa do ingrediente.

Por sua vez, uma porção menor de leite condensado – equivalente a duas colheres de sopa – pode apresentar 16 g de açúcar em sua composição.

Consumir bebidas cheias de açúcar como uma limonada cremosa frequentemente ou em quantidades elevadas pode sim favorecer o aumento do peso porque o ingrediente não é exatamente um amigo da boa forma ou mesmo da saúde.

Quando uma pessoa consome muito açúcar, todo esse açúcar vai para a corrente sanguínea. Uma vez que o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, ele secreta o hormônio insulina que, por sua vez, fará com que todo esse açúcar retorne para algumas células, especialmente do fígado, dos músculos e de outros lugares onde poderá ser utilizado na forma de energia.

Se esse excesso de energia contido no organismo não puder ser utilizado de alguma maneira, então, ele terá que ser armazenado de alguma forma no corpo (leia-se na forma de gorduras).

Se nós sobrecarregamos o organismo, o processamento de todo esse açúcar pode ser anormal, o que é parte do motivo pelo qual as pessoas que sofrem com problemas de peso, diabetes ou altos níveis de açúcar no sangue podem desenvolver uma condição chamada doença hepática gordurosa ou gordura no fígado.

A gordura começa a se acumular dentro das células do fígado ao mesmo tempo em que elas tentam se adaptar a esse excesso de gordura que está chegando ao organismo por meio das refeições e através do aumento dos níveis de açúcar no sangue, que terminam transformados em depósitos de gordura, se não forem usados em algum lugar do organismo.

Já de acordo com a Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre) da Escola Médica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o professor de nutrição da Escola T.H. Chan de Saúde Pública da instituição, Frank Hu, advertiu que além do impacto bem documentado que o excesso de açúcar pode ter em relação à obesidade e diabetes, esse exagero também pode afetar seriamente a saúde do coração.

Mais importante do que saber se a limonada emagrece

Como já aprendemos aqui, não podemos categorizar a limonada como uma bebida milagrosa em relação ao emagrecimento e é necessário tomar cuidado com a receita escolhida deste suco de limão para não consumir açúcar além da conta, o que pode prejudicar a boa forma e a saúde.

No entanto, mais importante do que isso é entender que quando o objetivo é diminuir o peso, é fundamental que toda a alimentação seja saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Ou seja, não é somente uma única bebida como a limonada que determina se uma pessoa emagrece, mantém o peso ou engorda, mas sim todo o contexto da sua dieta.

Para conseguir encontrar e seguir um programa alimentar como o mencionado, vale muito a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista, profissional habilitado para prescrever uma dieta que auxilie o paciente a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar apropriadamente.

O nutricionista também é a pessoa mais indicada para ensinar como usar a limonada nas refeições sem engordar. Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas de um nutricionista.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que limonada emagrece? Costuma tomar esta bebida em sua dieta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário