Limpador de Língua Funciona? Como Usar?

O limpador de língua pode ser o seu grande aliado na hora da higiene bucal. Saiba tudo sobre os seus benefícios e como usar.

Mesmo se você é um perfeccionista da higiene bucal, escova os dentes duas vezes por dia ou mais, usa fio dental regularmente e visita periodicamente seu dentista, pode ser que ainda esteja faltando uma etapa que pode ajudar a manter a sua boca fresca e saudável.

A sua língua. Aquela coleção carnuda de músculos que ajuda você a mastigar, falar e engolir está coberta por pequenas coisinhas chamadas papilas que permitem que você saboreie e sinta as texturas em sua boca.

A maioria das pessoas normalmente se preocupam em como acabar com o mau hálito, com a sensibilidade dos dentes, cáries e com o clareamento dental, mas raramente pensam na limpeza da língua.

Acontece que a sua língua pode abrigar dezenas de bactérias como.

Enquanto a maioria dessas bactérias são do tipo “boas” que promove um ambiente saudável na boca, outras podem causar mau hálito, infecções nas gengivas e cárie.

Sendo assim, limpar a língua é importante para evitar que as bactérias ruins assim como os restos de comida e células mortas possam ali acumular causando problemas.

Um limpador de língua é necessário?

O dentista Lewis Ehrlich explicou que “muitas pessoas tentam limpar a língua com uma escova de dentes, porém as escovas de dentes são projetadas para limpar uma superfície dura como um dente”.

O especialista continua explicando que você precisa de algo um pouco mais rígido que uma escova de dentes para efetivamente limpar a sua língua, e a escova é obviamente macia.

“Também existem outras variações anatômicas nas línguas das pessoas como por exemplo, algumas pessoas têm uma língua fissurada; portanto, existem fissuras na língua que podem ser um local bastante agradável para as bactérias se esconderem.”

Benefícios do limpador de língua

Detritos, bactérias e células mortas podem se acumular na sua língua ao longo do tempo o que pode levar ao mau hálito e ter um impacto negativo na sua saúde bucal.

O uso de um limpador de língua pode ajudar a remover esse acúmulo bem como:

  Continua Depois da Publicidade  

Melhorar a aparência da sua língua

O acúmulo de detritos em excesso pode fazer com que a sua língua fique com uma aparência esbranquiçada como se tivesse um revestimento e a limpeza diária pode ajudar a remover esse “revestimento” e impedir que ele volte.

Melhorar o seu paladar

Pesquisas sugerem que o uso de um limpador de língua duas vezes ao dia pode melhorar a sensação do seu paladar já que sua língua poderá distinguir melhor entre sensações amargas, salgadas, doces e azedas.

Reduz o mau hálito

Embora a limpeza da língua não substitua a escovação dos dentes, ela pode tornar algumas coisas melhores sendo uma das maneiras de acabar com o mau hálito.

Em um estudo realizado, os pesquisadores descobriram que a limpeza da língua era mais eficaz do que a escovação em relação a remoção de bactérias causadores de odor.

Remove as bactérias

Pesquisadores de um estudo descobriram que o uso de um limpador de língua duas vezes por dia durante sete dias reduzia a incidência geral de Streptococcus mutans e bactérias lactobacillus na boca.  

Sabe-se que esses tipos de bactérias causam mau hálito e cárie dentária.

Melhora a saúde geral

Remover as bactérias é essencial para prevenir cáries, doenças gengivais e outras condições que afetam a boca.

A limpeza da língua pode ajudar a limpar essas bactérias da boca melhorando a aparência e sensação geral da língua.

Limpador de língua e o mau hálito

Um equívoco bastante comum em relação ao limpador de língua é que ele oferece benefícios a longo prazo na redução do mau hálito.

Embora ele possa ajudar a acabar com este problema, a consistência é fundamental para que a melhora persista.

Por exemplo, o uso de um limpador de língua pela manhã não impedirá o desenvolvimento do mau hálito no final do dia porque as bactérias se acumulam à medida que você come e bebe.

Sendo assim, se a sua preocupação é o mau hálito, deverá limpar a sua língua após cada refeição.

  Continua Depois da Publicidade  

O recomendado é que no mínimo você limpe a sua língua quando for escovar os dentes pois isso irá ajudar a impedir o acúmulo a longo prazo que está associado ao mau hálito grave.

Como usar um limpador de língua

Para realizar a limpeza da língua você irá precisar da ferramenta certa, um limpador de língua.

Existem vários tipos disponíveis no mercado que vão desde os fabricados em plástico, aço inoxidável até mesmo cobre.

A maioria apresenta uma forma ligeiramente arredondada como se fosse uma colher invertida.

Veja como usar um limpador de língua seguindo as seguintes etapas:

1. De frente para o espelho abra a boca e estique sua língua.

2. Coloque delicadamente a extremidade arredondada do limpador de língua na parte de trás da sua língua.

3. Se você está preocupado em engasgar, pode ser útil começar pelo meio da sua língua e ir gradualmente mais para trás à medida que vai se acostumando com a limpeza.

4. Toque delicadamente o limpador na sua língua e lentamente puxe-o para frente em direção à ponta da sua língua.

Você nunca deve empurrar o limpador na direção da ponta da língua para trás, vá sempre da parte de trás para a ponta.

5. Após cada raspagem use um pano ou tecido limpo para remover os detritos do limpador.

6. Repita esse procedimento até limpar toda a sua língua. Normalmente passar ele duas vezes na mesma área já é o suficiente.

7. Lave o raspador de língua com água morna e sabão, seque e guarde em uma área limpa e seca.

Todo o processe geralmente demora cerca de dois minutos. Repita conforme necessário ao longo do dia.

Efeitos colaterais ou riscos em usar um limpador de língua

Uma das maiores preocupações relacionadas ao uso do limpador de língua é que ele pode estimular o reflexo do vômito fazendo com que a pessoa vomite enquanto limpa a sua língua.

Para evitar que isso aconteça, evite colocar o limpador muito fundo em sua boca. Quando começar a limpar, pode ser útil limpar do meio até a ponta.

Como dito anteriormente, gradualmente, conforme vai se acostumando com o limpador, você pode ir mais para trás.

Também é possível cortar acidentalmente a superfície da sua língua com o limpador, e para impedir que isso aconteça, verifique se ele não possui arestas irregulares.

Você deve inspecionar o seu limpador antes de cada uso para garantir que ele ainda seja seguro.

É importante também estar ciente de quanta pressão você está aplicando.

Você deve ser gentil o suficiente para evitar lesões na pele ou prejudicar o seu paladar, mas firme o suficiente para remover os detritos em excesso.

Em caso de dúvida comece suavemente e vá gradualmente aumentando a pressão.

Agora que você já sabe que o limpador de língua funciona, seus benefícios e como usar, vale a pena inserir este item de higiene pessoal em sua rotina.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se limpador de língua funciona? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário