Remédio para Mau Hálito – 6 Mais Usados

Sofrer com o mau hálito realmente pode ser uma situação complicada e constrangedora. Afinal, aquele cheiro desagradável que sai da boca quando a condição está presente pode fazer com que as pessoas não queiram nem chegar muito perto quando falamos.

O termo médico para o problema é a halitose e a condição pode ser resultado de uma má higienização bucal ou ser sintoma de algum tipo de problema de saúde.

Em relação à higiene bucal, quando ela não é feita de maneira apropriada, sem a escovação e o uso diário do fio dental, partículas de alimentos podem permanecem na boca e promover o crescimento de bactérias entre os dentes, ao redor das gengivas e na língua, o que causa o mau hálito.

O mau hálito pode ser sintoma de condições como a gengivite, que quando não tratada, pode danificar as gengivas e o maxilar. Outras possibilidades são: infecção por fungo na boca, xerostomia (boca seca), infecções do trato respiratório, como pneumonia ou bronquite, infecção sinusal crônica, gotejamento pós-nasal, diabetes, refluxo ácido crônico e problemas no fígado ou nos rins.

6 opções de remédio para mau hálito

Como forma de combater o problema, algumas ações e tipos de remédio para mau hálito podem ser indicados pelo dentista. Confira os mais utilizados e eficientes:

1. Antisséptico bucal

Um dos produtos que o dentista pode indicar a seu paciente como remédio para mau hálito é o antisséptico bucal, que pode contribuir com a eliminação da bactéria que provoca o mau hálito.

Porém, o uso do antisséptico bucal deve vir acompanhado da escovação e uso do fio dental diário, que são considerados as ações mais importantes para afastar o mau hálito.

2. Hidratação

A água é vital para diversos aspectos do organismo humano, inclusive para manter o mau hálito longe. Por mais que todos já saibam bem que precisamos consumir bastante água todos os dias, é bem possível que alguns se esqueçam de fazer isso na correria do dia a dia.

E por que isso é importante para combater o mau hálito? Bem, beber água suficiente é importante para atenuar o mau hálito porque quando não temos umidade o bastante na boca para a produção de saliva, pode ocorrer o desenvolvimento de bactérias causadoras de odor.

Certos medicamentos e doenças podem privar a boca de sua umidade necessária, porém, não tomar a quantidade necessária de água também causar o problema da boca seca em pessoas saudáveis.

A hidratação, neste sentido, é especialmente importante antes e depois da prática de exercícios físicos, período em que a respiração rápida pode provocar o aumento da boca seca.

Recomenda-se também beber água logo depois que acordar, já que a boca seca também pode acontecer durante a noite de sono.

3. Erva-doce

A erva-doce é um remédio caseiro para mau hálito que pode ser utilizado como complemento do tratamento, já que aumenta a produção de saliva e contém diversas propriedades antibacterianas.

A erva é utilizada em algumas culturas como uma espécie de adoçante para o hálito.

4. Escovar a língua

A cobertura que se forma na língua pode servir como uma hospedeira para as bactérias que causam o cheiro desagradável na boca. Por isso, recomenda-se escovar gentilmente a língua, com o auxílio da escova de dentes, para se livrar delas.

Também é indicado o uso do chamado raspador de língua para os casos em que a escova de dentes é muito grande para alcançar de modo confortável a parte de trás da língua.

A higienista Pamela Quinones, que já foi presidente da Associação Americana dos Higienistas Dentários, explicou que o aparelho é desenvolvido especificamente para aplicar pressão sobre a superfície da região da língua, o que remove bactérias, resíduos de alimentos e células mortas que a escovação por si só não consegue.

5. Chiclete zero açúcar

No lugar da balinha de menta para refrescar o hálito, sugere-se utilizar um chiclete sem açúcar. A justificativa é que as bactérias presentes na boca amam açúcar e o utilizam para produzir mais ácido. Resultado: isso gasta o dente e causa ainda mais mau hálito.

Por sua vez, o chiclete estimula a saliva, que é o mecanismo de defesa natural da boca contra os ácidos da placa que provocam a cárie e o mau hálito.

6. Suplemento de zinco

A deficiência do zinco é uma causa comum para o desenvolvimento da halitose, já que o mineral contribui com a manutenção de uma boca limpa e livre de bactérias.

No livro Your Drug-Free Guide to Digestive Health (O Seu Guia Livre de Medicamentos para a Saúde Digestiva, tradução), a autora Heather Caruso afirmou que a halitose oriunda de doença bucal pode ser beneficiada por meio da suplementação com zinco.

Uma alternativa ao uso de suplementos é o consumo de alimentos que servem como fonte do nutriente como cacau, sementes de abóbora e carnes de órgãos, por exemplo.

Cuidados em relação aos remédios para mau hálito 

Anda sofrendo com o mau hálito e deseja acabar com o problema? O ideal é que você busque a ajuda do seu dentista para saber como proceder e que tipo de remédio para mau hálito utilizar. Ele é o profissional mais indicado para avaliar a sua situação e determinar se trata-se mesmo de halitose por conta da má higienização ou se o problema pode ser causado por outra condição.

Se for a halitose, ele indicará o melhor remédio para mau hálito, tendo em vista as suas características e as particularidades do seu quadro. Se não for o caso, ele recomendará que você busque a ajuda de um médico para identificar qual a origem do problema e tratá-lo.

Tudo isso é importante porque, quando você adere por conta própria a um ou mais remédios para mau hálito, corre o risco de usar algo que pode ser eficiente para outros, mas não necessariamente para você, ou de deixar de saber que tem alguma doença mais séria da qual o mau hálito é apenas um sintoma.

Você já experimentou utilizar algum remédio para mau hálito destes listados acima? Recomenda algum para quem sofre com esta condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (77 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...

11 comentários em “Remédio para Mau Hálito – 6 Mais Usados”

  1. Preciso de um buraco pra eu enfiar minha cabeça e manter minha boca escondida.
    O médico me mandou pro dentista que disse que não viu nada em mim.
    ja tomei cha de erva doce
    ja comprei desinfetante bucal do mais forte
    ja comi gengibre puro e fiz chá para gargarejo
    ja fiz cha de cravo da india e mastiguei tbm
    já comprei uma tal pastilha ruim pra caraca e nada
    tenho sempre que ter balas na bolsa pra diminuir a vergonha. Procure sempre sentar sozinha nas conduçoes e me manter distante das pessoas. Meu Deus me ajude!

    • Boa noite. Sou CD e provavelmente vc precise passar por uma avaliação com um periodontista. Procure um bom profissional pois hoje temos tratamentos muito eficazes para isso.

    • Amiga eu já sofri muito com mal hálito, utilizei todos os métodos que você citou sem efeitos, fiquei livre de uma vez por todas utilizando apenas água oxigenada 10,e Prata coloidal experimente e fique livre da halitose.

  2. Já fiz até o exame com halimetro,mas o médico que me acompanha n conseguiu descobrir a causa.so sabe que vem da boca e não do estômago e nem das vias aéreas.DEUS tem piedade de nós

    • Estou quase me deparando do meu namorado o mal hálito dele tem cheiro de esgoto você sente de longe,sinto enjoo e ele não sente

  3. halitose e uma doença que não tem cura facilmente estou procurando me livrar deste mal infernal mas tudo que faço não adianta todos os dias e um transtorno sair de casa e saber que as pessoas vão olhar pra mim e dizer com um olhar tu tá fedendo, isto e muito constrangedor principalmente porque tenho que respirar presto das pessoas falar com elas turante horas isso me deixa um tanto constrangida, sou Rosa vieira técnica em enfermagem

  4. SimJá utilizei o Erva doce,mas sem muitos resultados,por isso não recomdo o ideal é descobrir a causa, coisa muito dificil porque os profissionais que são havbilitados pra isso ,nem sabem como resolver e nem se interessam tanto por este assunto.

Deixe um comentário