Como Tomar Tribulus Terrestris Para Melhores Resultados

Planta utilizada há séculos nas tradicionais medicinas chinesa e indiana, o Tribulus terrestris tem mais recentemente chamado a atenção do Ocidente pelo fato de ser uma precursora da testosterona.

Nos últimos anos, o Tribulus terrestris vem sendo utilizado como alternativa natural aos medicamentos para estimular a síntese de testosterona, hormônio que está relacionado ao ganho de massa muscular e ao vigor sexual.

Conheça um pouco mais sobre a erva e como tomar Tribulus terrestris para aumentar a massa magra sem sofrer com os efeitos colaterais associados aos esteroides anabolizantes.

O que é?

O Tribulus terrestris é uma erva de origem asiática e europeia que tem sido utilizada para a produção de um extrato com potencial medicinal.

Em pó ou em cápsulas, o suplemento estimula a produção endógena de testosterona, hormônio que pode trazer ganhos de força e estimular a formação de massa magra.

Embora não existam estudos definitivos sobre o tema, fabricantes afirmam que os suplementos de Tribulus terrestris podem aumentar em até 40% os níveis de testosterona livre na circulação.

Muitas pessoas também utilizam a planta para aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual.

Como Funciona?

Os compostos ativos do Tribulus terrestris – sobretudo as saponinas – atuam em conjunto para aumentar a síntese do hormônio luteinizante (LH) pela hipófise, e este por sua vez estimula as células do testículo a produzirem testosterona.

Como a testosterona é um hormônio altamente anabolizante, uma maior concentração do hormônio na circulação pode ser equivalente a uma maior síntese de proteínas. Ou seja, mais reconstrução e crescimento muscular.

Benefícios do Tribulus terrestris

Antes de sabermos como tomar Tribulus terrestris para obter melhores resultados na musculação ou mesmo no desempenho sexual, vamos conhecer um pouco mais sobre os principais benefícios da planta:

1. Aumento da Massa muscular

Ao estimular a produção de testosterona e óxido nítrico, o Tribulus terrestris pode melhorar o desempenho durante os exercícios e assim acelerar o ganho de massa magra. Isso porque a testosterona promove um aumento na força durante os treinos, o que permite cargas maiores e treinos mais puxados.

Já o óxido nítrico melhora o envio de oxigênio e aminoácidos para as células durante as atividades, garantindo assim mais nutrientes para os músculos iniciarem o processo de reconstrução das fibras musculares.

Em um estudo desenvolvido na Lituânia, pesquisadores forneceram a atletas 625 mg de extrato de Tribulus terrestris três vezes ao dia, durante 20 dias.

Ainda na metade do estudo, constatou-se um aumento expressivo nos níveis de testosterona na circulação dos voluntários. Após o décimo dia de pesquisa, no entanto, não houve mais aumento das taxas do hormônio na circulação.

Muito embora o uso do Tribulus terrestris como um estimulante da produção de testosterona ainda seja motivo de controvérsia (para muitos profissionais, não haveria suporte científico suficiente para afirmar que a planta aumenta a produção do hormônio), sua atuação vasodilatadora parece estar comprovada.

Na prática, isso significa que, se não há comprovação definitiva que o Tribulus terrestris aumenta a testosterona, ainda é possível beneficiar-se do uso da planta por seus efeitos sobre a produção de óxido nítrico.

2. Melhora da função sexual

Um dos principais benefícios do Tribulus terrestris está na sua atuação sobre o desempenho sexual. Ao estimular a produção de testosterona e promover uma vasodilatação na região genital, a planta ajuda na recuperação da libido e no tratamento da impotência sexual e da infertilidade.

3. Proteção ao coração

Estudos indicam que o Tribulus terrestris pode ser um aliado da saúde cardíaca por dois motivos. Primeiro, porque devido à ativação da proteína quinase c épsilon (PKCε), a tribulosina (uma das saponinas presentes naturalmente na planta) pode ajudar a proteger as células cardíacas contra a morte precoce.

E também porque há evidência que outra saponina, a protodioscina, tem a capacidade de inibir a angiotensina. Quando em excesso na circulação, essa enzima altera a pressão arterial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

4. Pressão arterial

Além de atuar no controle dos níveis de angiotensina, as saponinas também estimulam a produção de óxido nítrico, um gás que tem potencial vasodilatador. O relaxamento da parede dos vasos melhora a circulação sanguínea e contribui para a redução da pressão arterial.

5. TPM e Menopausa

Algumas pesquisas preliminares indicam que as mulheres podem se beneficiar do uso do Tribulus terrestris para diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.

Outros

Além dos benefícios citados acima, o Tribulus terrestris serve para:

  • Melhorar o funcionamento dos rins e do fígado;
  • Aumentar o vigor físico e diminuir o cansaço;
  • Controlar dores de cabeça;
  • Diminuir os teores de colesterol ruim (LDL).

Como Tomar Tribulus terrestris

O jeito correto de tomar Tribulus terrestris para obter os melhores resultados irá depender do seu objetivo:

1. Como suplemento pré-treino

Como tomar Tribulus terrestris para melhorar a absorção e potencializar o efeito das saponinas durante os exercícios? Apenas diluída em água e de estômago vazio.

Nos dias de treino, tome uma dose de 500-800 mg (em cápsula ou em pó) logo ao acordar e outra porção 30-60 minutos antes do treino. Se preferir, você também pode misturar o Tribulus com a creatina em aproximadamente 400 ml de água e tomar antes de iniciar os exercícios.

Nos dias em que não estiver treinando, mantenha a primeira dose ao levantar e tome a segunda próximo ao meio dia, antes de almoçar. Como o Tribulus terrestris funciona melhor quando os níveis de glicose estão mais baixos, tomar o extrato junto com a refeição pode diminuir a eficácia da planta.

2. Fase de bulking

O ciclo de bulking se caracteriza por um aumento do consumo de calorias, visando um aumento da massa muscular. Como há também um maior acúmulo de tecido adiposo nessa etapa do ciclo, utilizar o Tribulus terrestris como suplemento pode ser uma boa maneira de aumentar o ponteiro da balança graças ao acréscimo de massa magra, e não apenas de gordura.

Para esse objetivo, recomenda-se tomar 400-600 mg do Tribulus três vezes ao dia, sempre 30-40 minutos antes das principais refeições.

3. Para melhorar a função sexual

Por se tratar de um produto natural e pouco concentrado, o Tribulus terrestris não tem efeito imediato como as famosas pílulas azuis. A planta funciona de maneira gradual e cumulativa, ou seja, é necessário saber como tomar o Tribulus regularmente para poder obter todos os seus benefícios para o desempenho sexual.

A dose ideal para melhorar a libido e a ereção irá depender da concentração de saponinas no extrato da planta, mas em geral recomenda-se tomar pelo menos 400 mg de extrato com 40% de saponina diariamente por algumas semanas. Você pode tomar uma cápsula logo antes de se deitar, sempre com um pouco de água e sem combiná-la com outros alimentos.

É preciso fazer ciclo de Tribulus terrestris?

Ao contrário da DHEA e da androstenediona (dois precursores da testosterona), o Tribulus não é produzido naturalmente pelo corpo, e o uso prolongado da planta pode diminuir sua eficácia.

Para evitar que isso ocorra, sugere-se fazer um ciclo de três semanas com o suplemento e 1-3 semanas “off”.

Não há necessidade, no entanto, de fazer terapia pós-ciclo após o uso do suplemento, pois o Tribulus terrestris não causa aromatização como os esteroides anabolizantes que promovem um aumento brusco dos níveis de testosterona.

Antes de tomar o Tribulus terrestris

Não raro, muitas pessoas caem no clássico erro de acreditarem que todo produto natural pode ser consumido livremente sem riscos à saúde. Além de possíveis efeitos colaterais, muitas plantas e seus respectivos extratos podem interagir com alguns medicamentos e causar uma série de problemas.

Por esse motivo, além de saber exatamente como tomar o Tribulus terrestris é recomendável que você converse com seu médico antes de iniciar o uso do extrato como estimulante sexual ou para acelerar o ganho de massa muscular.

Efeitos colaterais

O Tribulus terrestris é considerado um suplemento seguro, mas apesar disso não é recomendado para gestantes e lactantes. Possíveis efeitos colaterais incluem insônia, problemas digestivos (gases, distensão abdominal), surgimento de acne e alterações no ciclo menstrual.

Estudos desenvolvidos com ratos demonstraram que o Tribulus pode aumentar o tamanho da próstata em animais, mas esse efeito ainda não pode ser verificado em seres humanos pela ausência de pesquisas específicas.

Pessoas que estejam fazendo tratamento contra o câncer, hipertensos, diabéticos e mulheres que já apresentam certo grau de virilização (excesso de pelos, voz muito grave) também devem evitar o uso de Tribulus terrestris.

Onde comprar

É possível encontrar o Tribulus terrestris na forma de extrato, comprimidos ou cápsulas em casas de produtos naturais, farmácias ou lojas especializadas em suplementos esportivos.

Antes de comprar o Tribulus terrestris, certifique-se de que o produto possui uma concentração mínima de 40% de saponinas.

Quanto Custa

Uma embalagem com 60 cápsulas de 500 mg cada de Tribulus terrestris pode ser encontrada por aproximadamente R$ 57,00 em lojas online.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Agora que você já aprendeu como tomar Tribulus terrestris corretamente, está com vontade de experimentá-la para ganhar massa muscular? Conhece alguém que tenha obtido bons resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (375 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...

67 comentários em “Como Tomar Tribulus Terrestris Para Melhores Resultados”

  1. Tenho lido sobre Tríbulos Terrestris, e fiquei impressionado sobre os efeitos positivos da mesma, tanto que estou disposto a usar. Espero que me faça bem, e assim gostaria de saber onde é o melhor endereço para adquirir essa substância. Aguardo, e desde já fico muito grato. Oliver.

  2. Tomo tribulus há 6 meses. Com poucos dias notei uma grande diferença na libido, tesão o dia inteiro. Com alguns meses e alguns exercícios, nada pesados, mais flexões e abdominais, ganhei massa muscular e agora mantenho com a academia. Porém, não notei aumento no vigor ou na disposição. Se aumentou, passou despercebido. Tomo 2x de 500 por dia. Uma de manhã ao acordar, outra após o almoço.

  3. Sou iridologista trato meus clientes com valeriana kawakawae maistribulus terrestri mais guarana com acai de acordo com os exame de e a nescidade de cada um tem tido muitos resultados e otimo.

  4. COMPREI O TRIBULLUS TERRESTRIS 1000mg 50% saponinas quero saber se devo tomar direto ate durante o período menstrual ou devo dar uma pausa de alguns dias antes e depois do período menstrual? Na bula é rrcomendado tomar 1 cápsula 2 vezes por dia, mas em qual horario melhor tomar para estimular o ganho de massa?

  5. Tribullus Terrestris à Granel em Pó Puro Com 40% e 90 % de Saponinas. Encontrei no Mercado Livre. Tem em 100, 200, 300, 400, 500 gramas e 1Kg. Tudo à Granel. Vendedor:: Natural Tribulus. Preço muito mais em Conta …. Uma colher de Café, aproximadamente = 1 grama. Colocar em meio copo de água. Bem Amargo e Bem Escuro. Dêem uma Olhada… Nunca vi em Cápsulas com 90% de Saponinas… Ok!!

  6. Existe algum.site que vocês indiquem para comprar o trybulus e caso queira manipular como vocês pediram a fórmula para adquirir massa muscular ??

  7. Comprei o tribullus da now de 1000mg com 90 cápsulas, gostaria de saber quantas cápsulas devo tomar por e dia, qual melhor horário, e por quanto tempo devo tomar pf.

  8. Vejo pessoas dividirem em duas tomadas de 500mg pela manhã e 500mg no almoço. O farmacêutico que manipulou pra mim recomendou 1 cápsula pela manhã e outra á noite ( 2x 500mg ). O melhor na segunda ingestão é no almoço ou a noite?

  9. Ola! Eu tomo 2 compromidos por dia.. um pela manha e outro a noite. Senti um pouco de energia (notavel). A unica coisa ruin foi que agil como laxante..( pouca diarreia) é normal isso acontecer?

    • Os efeitos colaterais ligados a essa planta ainda são nebulosos e requerem mais estudos por médicos e nutricionistas. Porém, é importante seguir as recomendações de dose e período de consumo que as embalagens do produto indicam e reportar ao seu médico quaisquer efeitos colaterais.

    • Faço tratamento de câncer será que posso tomar? Já terminei as quimioterapias agora estou na radioterapia.

  10. Treino na parte da manhã mais ou menos ás 08:00 qual seria o melhor horário para tomar? Em jejum ao acordar? E a antes do almoço? Quero ganhar massa magra e perder gordura.

  11. Comecei a tomar uma colher de chá de tríbulus misturado ao suco, 2x ao dia, logo no segundo dia notei uma excelente diferença no vigor, disposição e após uma semana, notei diferença no treino, sou atleta de jiujitsu, e meu treino melhorou cerca de 50% doque era antes de tomar.

    • Deixa pergunta comprei em pó vc relata uma colher de cha 2 x ao dia isso uma pela manhã e jejun e outra a noite antes de dormir isso

  12. Mas como ele é acumulativo, por que deve ser tomado como pré-treino? Não é o mesmo caso da creatina, que tbm é acumulativa e não tem efeito de pré-treino, como já demonstrado?

  13. Boa noite gostaria de saber como tomar o extrato de tribulus terrestre em pó e quantas vezes e quantidade em como da água

  14. tomo remedio para depressao e litio e uso colirios para graucoma sera que posso tomar tribulus terrestris

  15. Amigos eu estou usando tribulus terrestris com maca peruana e 46 de saponina mas eu tenho problemas respiratórios a muito tempo mas nesses dias estou com muita falta de ar será que pode ser do tribulus?

  16. Para mulher … é recomendados injerir a mesma quantidade ?? para ambos objetivos: massa muscular e libido?

  17. Gostaria de saber se pode ser usado por quem usa metformina pra emagrecer (nao tenho diabetes mais faço uso desse medicamento que tem me ajudado a perder peso )uso tambem goji berry e colageno sera que tem algum problema usar o tribullus terrestris comecei a usar uma cápsula por dia mas estou com essa duvida se alguem puder me ajudar ficare muito agradecida.

    • Apesar de ser natural, é melhor usar tribullus sem a metfor, para sentir se há ou não melhora no desempenha.
      Colágeno é para complementar a não produção natural do corpo, apartir dos 30 anos o corpo feminino deixa de produzir …. portanto é muito relativo a sua idade

  18. O consumo do Tribulus, realmente realiza tudo o que foi postado aqui.
    Poderiam acrescentar que, ele melhora, E MUITO, o prazer no ato sexual.
    Não deixa a energia do corpo acabar, mas não confunda com energético.
    Muito bom, recomento

    • Realmente muito bom. Cumpre o que diz no artigo. Passei a pegar mais peso e desenvolvi bem mais após ele. Mas leva uns dez dias para começar a sentir o efeito. Você realmente se sente melhor. Dei algumas espinhas, mas nada fora do comum.

    • tou tomando 1,200 tribulus terrestri mais 950 saponina a 8 dias até agora não senti diferença nenhuma mesma coisa tá consumindo farinha

      • pura verdade amigo eu também tou tomando tribulus terrestri 1200 mg com 95 % de saponina até agora nada

Deixe um comentário