4 melhores frutas para prender o intestino

Especialista da área:
atualizado em 27/01/2022

Consumir certas frutas para prender o intestino pode ser útil quando o intestino está desregulado, como em casos de diarreia.

Além de ser desconfortável, ter o intestino solto pode causar problemas como dores abdominais, diarreia e desidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, comer os alimentos certos pode reduzir esse desconforto intestinal e acelerar o processo de cura em casos de diarreia, por exemplo.

Existem muitas frutas que ajudam a reduzir o volume das fezes e tornam o trânsito intestinal mais lento, reduzindo assim a frequência de evacuações. Aliás, isso também evita a desidratação que geralmente acompanha a diarreia.

Melhores frutas para prender o intestino

Se você não tem certeza se seu intestino está solto, saiba que ir ao banheiro mais do que três vezes ao dia e observar fezes pastosas ou líquidas são sinais de que seu intestino não vai muito bem.

Confira a seguir algumas frutas que podem ajudar a prender o intestino e a aliviar o desconforto.

1. Maçã

As fibras solúveis presentes na maçã ajudam a retardar o trânsito intestinal. Além disso, a fruta apresenta propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor e o mal estar.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda assim, por conter bastante fibra insolúvel na casca, consumi-la em excesso pode piorar o mal estar. Portanto, pode ser melhor remover a casca ou cozinhar a maçã em água durante 10 minutos antes de ingerir a fruta.

Maçã
A maçã pode ajudar a prender o intestino

2. Banana

A banana é rica em pectina, uma fibra solúvel que absorve líquido no intestino, aumenta o volume das fezes e desacelera a diarreia. Além do mais, a fruta ajuda a repor o potássio perdido em casos de desidratação.

Por fim, evite as frutas muito maduras e opte sempre que possível pela banana prata ou banana maçã, que são melhores para quem está com problemas gastrointestinais. 

3. Pera

Assim como a maçã, a pera também contém fibras solúveis. Estas fibras absorvem água em excesso no intestino e estimulam a liberação de sucos gástricos. Dessa forma, os alimentos se movem de forma mais lenta no intestino.

Vale lembrar que a pera é rica em água e isso ajuda a reidratar o corpo em casos de intestino solto.

Porém, como há muita fibra insolúvel na casca, recomenda-se retirar a casca ou cozinhar a fruta antes do consumo.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Caju

O caju é uma fruta que prende o intestino devido à presença de taninos, que são substâncias com propriedades adstringentes que absorvem água e que ajudam ajudam regular os movimentos intestinais.

Aliás, até a castanha de caju é capaz de promover esse benefício. Aproveite e conheça todos os benefícios do caju.

Caju
Outra fruta com propriedades que ajudam a prender o intestino é o caju

Outras frutas

As frutas pouco maduras são ricas em taninos, que ajudam a prender o intestino. 

Outras frutas que contêm fibras solúveis como a pectina e outros compostos que retardam os movimentos intestinais e o seu esvaziamento são o melão, a jabuticaba e a goiaba.

Mais dicas para lidar com o intestino solto

Enquanto se recupera, evite consumir alimentos que soltam o intestino como por exemplo as frutas ricas em fibras insolúveis, como ameixa, mamão e laranja. Frutas desse tipo passam praticamente intactas pelo sistema digestivo e aceleram a saída das fezes.

Ja as fibras solúveis são melhores para prender o intestino porque elas são fermentadas por bactérias, retém água e diminuem a absorção de glicose e colesterol em excesso. Por esses motivos, elas tornam o processo digestivo mais lento e podem ajudar a regular o trânsito intestinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale lembrar que a microbiota intestinal de cada pessoa reage de forma diferente a cada alimento. É por isso que tem gente que diz que fica com o intestino solto ao comer goiaba enquanto outras ficam com o intestino preso depois de ingerir a mesma fruta. Assim, é importante observar qual fruta funciona melhor para o seu caso.

A maioria dos casos de diarreia ou intestino solto se resolvem em poucos dias por meio de escolhas alimentares mais leves e através da ingestão de bastante água. Mas se você não melhorar em cerca de dois dias, procure um médico pois existe o risco de você sofrer desidratação e outros problemas de saúde.

Fontes e referências adicionais

Alguma dessas frutas já te ajudou a combater a diarreia? Qual delas tem um efeito melhor para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário