Consumir certas frutas para prender o intestino pode ser útil quando o intestino está desregulado, como em casos de diarreia.
Além de ser desconfortável, ter o intestino solto pode causar problemas como dores abdominais, diarreia e desidratação.
De fato, comer os alimentos certos pode reduzir esse desconforto intestinal e acelerar o processo de cura em casos de diarreia, por exemplo.
Existem muitas frutas que ajudam a reduzir o volume das fezes e tornam o trânsito intestinal mais lento, reduzindo assim a frequência de evacuações. Aliás, isso também evita a desidratação que geralmente acompanha a diarreia.
Melhores frutas para prender o intestino
Se você não tem certeza se seu intestino está solto, saiba que ir ao banheiro mais do que três vezes ao dia e observar fezes pastosas ou líquidas são sinais de que seu intestino não vai muito bem.
Confira a seguir algumas frutas que podem ajudar a prender o intestino e a aliviar o desconforto.
1. Maçã
As fibras solúveis presentes na maçã ajudam a retardar o trânsito intestinal. Além disso, a fruta apresenta propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor e o mal estar.
Ainda assim, por conter bastante fibra insolúvel na casca, consumi-la em excesso pode piorar o mal estar. Portanto, pode ser melhor remover a casca ou cozinhar a maçã em água durante 10 minutos antes de ingerir a fruta.
2. Banana
A banana é rica em pectina, uma fibra solúvel que absorve líquido no intestino, aumenta o volume das fezes e desacelera a diarreia. Além do mais, a fruta ajuda a repor o potássio perdido em casos de desidratação.
Por fim, evite as frutas muito maduras e opte sempre que possível pela banana prata ou banana maçã, que são melhores para quem está com problemas gastrointestinais.
3. Pera
Assim como a maçã, a pera também contém fibras solúveis. Estas fibras absorvem água em excesso no intestino e estimulam a liberação de sucos gástricos. Dessa forma, os alimentos se movem de forma mais lenta no intestino.
Vale lembrar que a pera é rica em água e isso ajuda a reidratar o corpo em casos de intestino solto.
Porém, como há muita fibra insolúvel na casca, recomenda-se retirar a casca ou cozinhar a fruta antes do consumo.
4. Caju
O caju é uma fruta que prende o intestino devido à presença de taninos, que são substâncias com propriedades adstringentes que absorvem água e que ajudam ajudam regular os movimentos intestinais.
Aliás, até a castanha de caju é capaz de promover esse benefício. Aproveite e conheça todos os benefícios do caju.
Outras frutas
As frutas pouco maduras são ricas em taninos, que ajudam a prender o intestino.
Outras frutas que contêm fibras solúveis como a pectina e outros compostos que retardam os movimentos intestinais e o seu esvaziamento são o melão, a jabuticaba e a goiaba.
Mais dicas para lidar com o intestino solto
Enquanto se recupera, evite consumir alimentos que soltam o intestino como por exemplo as frutas ricas em fibras insolúveis, como ameixa, mamão e laranja. Frutas desse tipo passam praticamente intactas pelo sistema digestivo e aceleram a saída das fezes.
Ja as fibras solúveis são melhores para prender o intestino porque elas são fermentadas por bactérias, retém água e diminuem a absorção de glicose e colesterol em excesso. Por esses motivos, elas tornam o processo digestivo mais lento e podem ajudar a regular o trânsito intestinal.
Vale lembrar que a microbiota intestinal de cada pessoa reage de forma diferente a cada alimento. É por isso que tem gente que diz que fica com o intestino solto ao comer goiaba enquanto outras ficam com o intestino preso depois de ingerir a mesma fruta. Assim, é importante observar qual fruta funciona melhor para o seu caso.
A maioria dos casos de diarreia ou intestino solto se resolvem em poucos dias por meio de escolhas alimentares mais leves e através da ingestão de bastante água. Mas se você não melhorar em cerca de dois dias, procure um médico pois existe o risco de você sofrer desidratação e outros problemas de saúde.
Fontes e referências adicionais
- Probiotics for the Prevention and Treatment of Antibiotic-Associated Diarrhea: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA. 2012; 307(18): 1959–1969.
- A Diet Low in FODMAPs Reduces Symptoms of Irritable Bowel Syndrome,
- Gastroenterology, 2014, Volume 146, Issue 1, Pages 67-75.e5.
- Mom’s advice is still the best for treating diarrhea, Cleveland Clinic
- Diarrhea myths and facts, WebMD
Fontes e referências adicionais
- Probiotics for the Prevention and Treatment of Antibiotic-Associated Diarrhea: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA. 2012; 307(18): 1959–1969.
- A Diet Low in FODMAPs Reduces Symptoms of Irritable Bowel Syndrome,
- Gastroenterology, 2014, Volume 146, Issue 1, Pages 67-75.e5.
- Mom’s advice is still the best for treating diarrhea, Cleveland Clinic
- Diarrhea myths and facts, WebMD