Taninos: conheça esses componentes do vinho e onde mais encontrá-los

Especialista:
atualizado em 04/01/2021

Quem aprecia a bebida e já pesquisou sobre os benefícios do vinho certamente se deparou com o nome taninos ou ácido tânico. Isso porque durante o processo de produção da bebida, eles são liberados no vinho a partir das cascas, sementes e talos das uvas.

Os vinhos ricos em taninos deixam uma sensação de boca seca. Enquanto os vinhos tintos costumam ser os mais ricos nos compostos, alguns vinhos brancos também contêm o ácido tânico.

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Mas você sabia que essas substâncias são famosas por apresentarem efeitos antissépticos e anti-inflamatórias, além de propriedades antioxidantes?

Ação antioxidante e anti-inflamatória

Beber vinho

De acordo com a coach de saúde Christine Ruggeri, o ácido tânico é um polifenol que atua na redução do estresse oxidativo e do dano dos radicais livres às células. A saber, o acúmulo de radicais livres ao longo do tempo é amplamente responsável pelo processo de envelhecimento.

Adicionalmente, os radicais livres podem exercer um papel no desenvolvimento de problemas de saúde como o câncer, a artrite e a doença no coração.

Além disso, como o ácido tânico ajuda a diminuir o estresse oxidativo, acredita-se que ele também possa auxiliar a diminuir a inflamação.

Outros efeitos

Já atribuiu-se outros efeitos benéficos aos taninos. Entretanto, considera-se que o ácido tânico é possivelmente ineficaz para lidar com queimaduras, assaduras de fralda, aftas e brotoejas (manchas e bolinhas vermelhas com ardor e coceira, causadas pelo excesso de calor e suor).

Ademais, as evidências quanto ao uso do ácido tânico para diarreia, suor excessivo, osteoartrite, amígdalas inchadas, câncer, unhas encravadas, hera venenosa, dor de garganta e retração gengival são classificadas como insuficientes.

Mas, cuidado!

A ingestão excessiva de taninos pode inibir a absorção de substâncias essenciais para o organismo humano. Por exemplo, eles podem diminuir a absorção do mineral ferro.

Não se sabe quanto de nutrientes se perde na dieta devido a antinutrientes como os taninos e os efeitos podem variar conforme o metabolismo de cada um e o modo de preparo dos alimentos.

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Mas, para reduzir os riscos, recomenda-se evitar grandes quantidades de alimentos com antinutrientes em uma única refeição e seguir uma dieta balanceada composta por toda uma variedade de comidas, ao longo do dia inteiro.

No caso dos taninos, algo que também pode ajudar é não comer ou beber algo que tenha taninos quando for consumir as fontes de ferro da dieta. Além disso, dá para eliminar os taninos ao ferver ou deixar de molho o alimento – o que não dá para fazer no caso do vinho, é claro.

Além disso, em algumas pessoas os taninos podem provocar dor de cabeça ou enxaqueca. Embora as reações não atinjam todos que consomem comidas e bebidas com taninos, alguns são mais sensíveis à substância do que outras.

Acredita-se que isso possa ter relação com alguma alergia aos taninos ou outro mecanismo que gere as dores de cabeça.

Ao mesmo tempo, precisamos ressaltar que embora o vinha tenha os seus benefícios, ele ainda é uma bebida alcoólica e, portanto, deve ser consumido com muita moderação. Não se esqueça de que o excesso de álcool é bastante prejudicial para a saúde.

Aproveite que está por aqui e entenda como o álcool engorda e também como o consumo de álcool na gravidez afeta o desenvolvimento do bebê, por exemplo.

Onde mais os taninos estão presentes?

Café preto

Além do vinho, os taninos também encontram-se em bebidas e comidas como:

  • Café preto;
  • Chá verde e chá preto;
  • Açaí;
  • Feijão vermelho;
  • Chocolate amargo (cacau);
  • Frutos secos como amêndoas, nozes e avelãs;
  • Verduras como espinafre e ruibarbo;
  • Frutas como uvas, caqui, romã, maçã e marmelo.

Confira também o vídeo a seguir em que a nossa nutricionista explica se o vinho engorda ou emagrece:

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Fontes e Referências Adicionais

Você costuma tomar vinho? Já conhecia os taninos? Conte para nós nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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