10 benefícios do caju – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 18/06/2021

As frutas são importantes aliadas na dieta, pois são versáteis e podem marcar presença não só em sucos, mas principalmente em lanches e naqueles momentos que você sente desejo por um docinho. O caju é uma das frutas favoritas das pessoas, fornecendo diversos benefícios para a saúde. Portanto conheça a seguir mais informações sobre as suas propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

Propriedades do caju

O caju é de comum cultivo na região nordeste do Brasil, e é consumido habitualmente também em Portugal e na Índia. O seu melhor período de colheita é entre fevereiro e maio, mas em algumas regiões, ainda em junho é possível colher frutos de qualidade.

Pode-se encontrar cajus com coloração amarelada, vermelha, e até mesmo rosada. Ao consumir uma porção de 100 gramas de caju, você não prejudicará sua dieta, já que a fruta irá adicionar apenas 43 calorias ao seu cardápio.

caju no pé

Os benefícios do caju ainda se estendem a uma variedade de vitaminas e minerais, os quais contribuem positivamente para o equilíbrio e saúde do funcionamento de todo o organismo.

Por séculos, o caju é reconhecido como coadjuvante para a boa saúde, já que é apontado como funcional para o tratamento de inflamações na garganta e disenteria.

Há diversas pesquisas que consideram o caju como sendo uma fruta superior à laranja, já que é rico em vitamina C, cálcio, selênio, fósforo, ferro, e muito mais. Os benefícios do caju justificam a inserção do alimento no plano alimentar, por isso, se você deseja desfrutar desses efeitos positivos, conheça alguns dos benefícios dessa fruta.

Informações nutricionais do caju – macronutrientes

Composição por porção de 100 gramas da polpa e da castanha de caju. Mais abaixo você verá a tabela completa contendo todas as informações nutricionais, tanto de macronutrientes, como de vitaminas e minerais.

Composição por 100 gramas da polpa de caju in natura

ComponentePor 100 g
Calorias43 kcal
Carboidratos10,1 g
Proteína0,77 g
Gorduras0,49 g
Gorduras saturadasNA
Gorduras monoinsaturadasNA
Gorduras polinsaturadasNA
Gorduras trans0,00 g
Fibra alimentar2,34 g
Colesterol0,00 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Composição por 100 gramas da castanha de caju, crua, sem sal

ComponentePor 100 g
Calorias582 kcal
Carboidratos30,2 g
Proteínas18,2 g
Gorduras43,8 g
Gorduras saturadas7,78 g
Gorduras monoinsaturadas23,8 g
Gorduras polinsaturadas7,84 g
Gorduras transNA
Fibra alimentar3,30 g
Colesterol0,00 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Benefícios do caju – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir os principais benefícios do caju para saúde e boa forma.

1. Perda de peso

Escolher alimentos com poucas calorias e efeitos positivos para a perda de peso é uma tarefa um tanto quanto difícil. Nesse sentido, o caju contém poucas calorias, e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras.

Nesse sentido, o tipo de gordura contido no caju é de ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para as refeições intermediárias e lanches fora de hora.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele irá garantir o fornecimento de vitaminas ao seu corpo e não trará ganho de peso, desde que consumido com moderação. As fibras presentes na fruta também possibilitam o melhor funcionamento da flora intestinal, o que reduz os desconfortos abdominais e inchaços, promovendo a saúde do seu intestino.

2. Efeitos positivos no colesterol

O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O caju contém gorduras monoinsaturadas, e estas podem ser benéficar para reduzir os efeitos do colesterol LDL, conhecido como ruim.

Esse benefício pode melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos, auxiliando na saúde de seu coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

3. Pode ajudar na prevenção de doenças do sangue

A ação antioxidante é muito conveniente para quem deseja manter o funcionamento do organismo equilibrado, além de ajudar na eliminação de células que não mais contribuem com o comportamento saudável do corpo.

O caju contém cobre, mineral importante para este efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.

4. Contribui para uma pele e cabelos saudáveis

Os efeitos positivos desse mineral contido no caju também podem se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o cobre pode favorecer a saúde dos cabelos, pele, e até unhas.

Após algumas pesquisas, recomendou-se o consumo médio de ¼ de xícara da fruta, assim, o cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.

cuidados com a pele

5. Mantém ossos e dentes fortes

Os minerais ainda se são responsáveis pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de magnésio e cálcio contida na fruta. Ele fornece um excelente suporte para a saúde dos ossos e dentes.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Apoia o sistema imunológico

Muitas pessoas erram ao adotar dietas sem o acompanhamento médico, e não se atentam que a alimentação deve ser feita de forma balanceada. É importante consumir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido o zinco contido no caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico.

7. Importante para o sistema nervoso

O magnésio é um mineral importante para a manutenção do sistema nervoso. Cuidar dos nutrientes que você ingere pode ter efeitos não só na sua saúde, mas também no humor e bem estar.

De olho no equilíbrio psicológico, a porção de magnésio contida no caju pode auxiliar o funcionamento dos neurotransmissores. O mineral apoia a produção de dopamina, o que resulta em um efeito relaxante e conveniente, principalmente, para mulheres na fase de TPM.

8. Pode ajudar no controle do diabetes

O controle de consumo de açúcar deve ser feito não só por quem já tem diabetes, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. O consumo de caju não altera os níveis de açúcar no sangue, e nem causa ganho de peso.

Isso foi o que concluiu um estudo de 2018, onde os pesquisadores forneceram a 300 participantes com diabetes tipo 2 uma dieta enriquecida com caju ou uma dieta típica para diabetes.

Aqueles na dieta enriquecida com caju tiveram pressão arterial mais baixa e níveis mais altos de colesterol HDL após 12 semanas. Segundo os pesquisadores, “o consumo de caju também não causou um impacto negativo nos níveis de glicose no sangue ou no peso”.

9. Fornece energia para as atividades do dia a dia

Após algumas pesquisas, o caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O suco de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular.

10. Ajuda a combater os radicais livres

Atualmente, doenças relacionadas ao aumento do número de radicais livres no organismo atinge cada dia mais pessoas, até mesmo por estar relacionado à poluição e estresse, fatores cada dia mais presentes, e sabemos que a melhor forma de prevenção é manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

O caju é uma das frutas que pode fortalecer o organismo e atuar preventivamente contra o surgimento de radicais livres, responsáveis por diversas doenças, dentre elas o câncer, pois ele é rico em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e que oferecem efeitos anti-inflamatórios e protetores, responsáveis por garantir uma boa saúde.

Vídeo

Informações nutricionais completas da polpa de caju

Veja abaixo as informações nutricionais da polpa de caju, in natura:

ComponentePor 100 g
Calorias43 kcal
Umidade88,3 g
Carboidrato total10,1 g
Carboidrato disponível7,80 g
Proteína0,77 g
Gorduras0,49 g
Gorduras saturadasNA
Gorduras monoinsaturadasNA
Gorduras polinsaturadasNA
Gorduras trans0,00 g
Fibra alimentar2,34 g
Colesterol0,00 mg
Cálcio1,39 mg
Ferro0,15 mg
Sódio2,92 mg
Magnésio9,94 mg
Fósforo15,4 mg
Potássio121 mg
Zinco0,09 mg
Cobre0,07 mg
SelênioNA mcg
Vitamina A (RE)17,4 mcg
Vitamina A (RAE)8,69 mcg
Vitamina C257 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Informações nutricionais completas da castanha de caju

Veja abaixo as informações nutricionais da castanha de caju crua, sem sal:

ComponentePor 100 g
Calorias582 kcal
Carboidrato total30,2 g
Carboidrato disponível26,9 g
Proteínas18,2 g
Gorduras43,8 g
Gorduras saturadas7,78 g
Gorduras monoinsaturadas23,8 g
Gorduras polinsaturadas7,84 g
Gorduras transNA
Fibra alimentar3,30 g
Colesterol0,00 mg
Cálcio37,0 mg
Ferro6,68 mg
Sódio12,0 mg
Magnésio292 mg
Fósforo593 mg
Potássio660 mg
Zinco5,78 mg
Cobre2,13 mg
Vitamina D0,20 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,20 mg
Tiamina0,42 mg
Riboflavina0,06 mg
Niacina1,06 mg
Vitamina B60,42 mg
Vitamina B120,00 mcg
Vitamina C0,50 mg
Equivalente de folato25,0 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais
  1. Chermahini, Siavash Hosseinpour, and Fadzilah Adibah Abdul Majid. “Cosmeceutical values, antimicrobial activities and antioxidant properties of cashew leaves extract.” African Journal of Biotechnology 10.65 (2013): 14573-14582.
  2. Konan, Nzi André, et al. “Cytotoxicity of cashew flavonoids towards malignant cell lines.” Experimental and Toxicologic Pathology 64.5 (2012): 435-440.
  3. Prasertsri, Piyapong, et al. “Cashew apple juice supplementation enhanced fat utilization during high-intensity exercise in trained and untrained men.” J Int Soc Sports Nutr 10 (2013): 13.
  4. Cashew Nut Consumption Increases HDL Cholesterol and Reduces Systolic Blood Pressure in Asian Indians with Type 2 Diabetes: A 12-Week Randomized Controlled Trial, . 2018 Jan 1;148(1):63-69. doi: 10.1093/jn/nxx001.

Você já conhecia todos esses benefícios do caju para a boa forma e saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 3,81)
Loading...

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “10 benefícios do caju – Para que serve e propriedades”

  1. Adoro cajú, obrigada pelas informações, espero siceramente que seja verídica pois vou prática com gosto!!!kkk

    Responder
  2. fui criado em sítio de cajás, comia no pé, tambem as castanhas. hoje mora na cidade, porem tenho uma chácara qu produz cajús muito bom tanto afruto como as castanhas.
    parabens pela vídeo.

    Responder
  3. Excelente artigo, me trouxe um conhecimento ainda mais elevado sobre esta fruta que particulamente ja apreciava.

    Responder
  4. Bom Dia !!!
    Fui para fortaleza-CE e lá comprei uma garrafa de mel de caju , bom queria saber se este mel trás quais benefícios a saúde ?
    Pq eu esqueci td q a mulher me falou kkkk

    Responder
  5. Consumo muito suco de caju, mas a fruta eu como diariamente colhido do pé plantado no quintal, pena que não dar o ano todo.

    Responder
  6. Tomamos diariamente tanto o suco qnt consumimos as castanhas, mas não sabíamos dos seus efeitos.

    Excelente artigo!!

    Responder
  7. Duas vezes por semana eu tomo ponche de caju no almoço, para mim é uma fruta ótima.
    Gostei da informação sobre caju.

    Responder
  8. Amei a informação sobre caju, tenho usado tdos dias muito delicioso, tenho um pé no quintal produzindo porém não sabia dos benefícios

    Responder
  9. Sabia que o caju é bom para saúde e possui muitas propriedades mas não tinha conhecimento de quantos benefícios oferece à nossa saúde.

    Responder