Melhores pomadas para espinha – Como funcionam e dicas

Especialista da área:
atualizado em 20/04/2021

A acne é um problema que atinge quase todas as pessoas em algum momento da vida, e por isso, conhecer as melhores pomadas para espinha é algo bastante importante.

  Continua Depois da Publicidade  

O problema atinge principalmente adolescentes e adultos jovens, e muitas vezes está associada à oleosidade da pele e à problemas hormonais.

Por isso, iremos agora entender o que é uma espinha e conhecer as melhores pomadas para tratar o problema e entender como elas funcionam.

Aproveite e assista a um vídeo da nossa nutricionista mostrando quais são os alimentos que causam espinhas e mantenha-se longe deles na dieta.

O que é a espinha?

A espinha é um problema que atinge a pele e que ocorre quando os poros são obstruídos por óleo e células mortas da pele. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e vão desde simples cravos e espinhas cheias de pus até grandes caroços vermelhos, sensíveis e dolorosos.

Como funcionam as pomadas para espinha

Para entender como funcionam as pomadas para espinha e quais podem ser os seus benefícios, vamos conhecer os princípios ingredientes ativos que podem ser encontrados nesses produtos:

1. Enxofre

O enxofre é um dos ingredientes mais antigos quando se fala de combate à acne, embora o seu mecanismo de ação ainda não seja totalmente entendido. E, além disso, ele também é usado no tratamento de problemas como o eczema e a psoríase.

2. Peróxido de benzoíla

Essa substância ataca e mata as bactérias presentes na pele, além de reduzir a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Por isso, o peróxido de benzoíla promove a melhora da acne, já que ele limpa os poros e diminui a quantidade de bactérias na região.

menina com espinhas

3. Ácido salicílico

O ácido salicílico atua no combate às espinhas e os cravos através de uma leve descamação, que promove o crescimento de novas células da pele.

Assim, ele evita o entupimento dos poros e cria espaços para o crescimento de novas células saudáveis, além de ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço decorrente das espinhas.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Ácido azelaico

O ácido azelaico atua matando as bactérias presentes na pele e ajuda a quebrar a queratina, uma proteína naturalmente produzida pela pele que pode entupir os poros. Assim, ele ajuda a reduzir a proliferação de bactérias, diminuir a inflamação e desobstruir os poros.

5. Resorcinol

O resorcinol é um composto com ação anti-séptica e desinfetante e atua na remoção de cravos e espinhas. Além disso, esse mesmo ingrediente é usado no tratamento de outros problemas como o eczema, psoríase e caspa.

6. Retinóides

Os retinóides são medicamentos com estrutura parecida com a vitamina A, e são considerados os medicamentos mais efetivos para o tratamento de acne grave.

Os principais são:

Essas substâncias atuam reduzindo o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas, diminuindo assim a ocorrência de espinhas severas.

Melhores pomadas para espinha

cremes para espinhas

1. Acnase

A Acnase é uma pomada composta pelos ingredientes ativos peróxido de benzoíla e enxofre, muito usada no tratamento de cravos e espinhas. Para usar a pomada, basta aplicar uma pequena quantidade com a ponta do dedo sobre a pele limpa e seca. Após o uso, é importante proteger a pele do sol.

2. Minancora Action

A Minancora é uma pomada que contém cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora em sua composição, uma combinação que confere propriedades antissépticas, analgésicas e cicatrizantes à pomada.

Já a pomada Minancora Action é uma versão que contém outros ingredientes, como melaleuca e triclosan, e é ainda mais eficaz no tratamento da acne. A pomada deve ser passada diretamente na área afetada, em pequena quantidade, após lavar e secar bem a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Clean and Clear Acne Control

O Clean and Clear Acne Control é outro medicamento a base de peróxido de benzoíla, e atua limpando toda a sujeira e removendo a oleosidade presente nos poros, evitando o desenvolvimento de novas espinhas.

4. Benzac

O composto ativo do Benzac também é o peróxido de benzoíla, e a pomada tem um efeito bactericida que elimina as bactérias responsáveis pelo surgimento de espinhas na pele.

Mas é importante aplicar o produto sobre a pele bem limpa e seca e evitar a exposição ao sol sem proteção durante todo o tratamento.

5. Pure Zone Tônico Adstringente Anticravos

Esta é uma pomada da L’Oreal Paris contendo ácido salicílico concentrado. Ela atua reduzindo a oleosidade da pele e limpando os poros, o que evita a formação de novas espinhas.

6. Solugel

O Solugel é mais uma pomada contendo peróxido de benzoíla, que atua matando as bactérias e promovendo uma descamação na pele. E assim como outros produtos à base de peróxido de benzoíla, o tratamento deve ser feito por várias semanas para que os resultados apareçam.

7. Epiduo

O Epiduo é uma pomada contendo peróxido de benzoíla e adapaleno, um derivado da vitamina A usado no tratamento de espinhas. Ele serve para tratar lesões na pele causadas pela acne e por cravos.

8. Clyndoxyl

O Clyndoxyl contém peróxido de benzoíla e o antibiótico clindamicina, e ambos atuam eliminando e controlando a proliferação de bactérias responsáveis pelas espinhas. Geralmente, deve ser usado por pelo menos 2 a 5 semanas, para que os resultados sejam satisfatórios.

9. Isotretinoína

A isotretinoína, conhecida comercialmente como Roacutan ou Accutane, é um remédio muito eficaz no tratamento de espinhas graves. O tratamento com isotretinoína costuma durar vários meses e o medicamento está disponível em cápsulas e em pomadas.

Além disso, existem alguns riscos associados ao uso deste medicamento, como:

  • Má formação fetal: Mulheres grávidas não devem usar medicamentos a base de isotretinoína, e precisam usar métodos contraceptivos durante o tratamento;
  • Problemas no fígado: O uso deste medicamento pode causar alterações nas enzimas hepáticas;
  • Aumento do colesterol e dos triglicérides: Os níveis sanguíneos podem aumentar durante o tratamento, e por isso é recomendada a adoção de uma dieta balanceada.

Tratamento para espinha

mulher sendo examinada pelo dermatologista

O tratamento para espinhas deve sempre ser indicado por um dermatologista, e a escolha do medicamento vai depender da gravidade das lesões na pele e de outras informações, como a recorrência do problema.

Além disso, a alimentação e o uso de outros medicamentos podem afetar o tratamento da acne, e essas informações devem ser passadas para o médico antes do início do tratamento.

Dicas e cuidados

  • Muitas pomadas usadas no tratamento de espinha podem deixar a pele mais sensível ao sol. Por isso, procure usar sempre um protetor solar;
  • Mesmo com o uso de medicamentos para tratamento de espinhas, é importante manter uma boa higiene da pele, para assim manter os poros livres e desobstruídos.
Fontes e referências adicionais

Você já utilizou alguma vez pomadas para espinha? Como foram os resultados. Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (80 votos, média 3,60)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Melhores pomadas para espinha – Como funcionam e dicas”

  1. Self Peeling. Limpe e renove sua pele! A melhor maneira para remover seus cravos e espinhas. Remover as células mortas da pele e a sujeira dentro dos poros.

    Responder