Melhores Pomadas para Espinha – Como Funcionam e Dicas!

Especialista:
atualizado em 13/07/2020

Ação contra bactérias, redução da oleosidade e combate aos poros obstruídos: conheça as melhores pomadas para espinha e como funcionam!

Na maioria dos casos, as espinhas se formam devido ao acúmulo de óleo produzido pelas glândulas sebáceas na pele; o entupimento dos poros pelo sebo pode ser a causa das espinhas. O problema também pode ser originado da presença de bactérias e outras impurezas que se acumulam nos poros da pele.

Além da presença de bactérias e oleosidade, as espinhas também podem surgir devido a: fatores emocionais, clima, dieta e alterações hormonais. A presença das espinhas pode causar incômodo, dor e danos emocionais ou psicológicos para quem tem muitas delas.

Aproveite que está aqui e veja um vídeo da nossa nutricionista mostrando quais são os alimentos que causam espinhas e mantenha-se longe deles na dieta:

Como funcionam as pomadas para espinha

Para vermos como funcionam as pomadas para espinha e entender quais podem ser os seus benefícios para a condição, vamos conhecer os princípios ativos que podem ser encontrados nesses produtos:

– Enxofre

É um dos ingredientes mais antigos quando se trata de combate à acne. Além das espinhas, o enxofre é usado no tratamento de problemas como o eczema e a psoríase. Ele ajuda a quebrar os cravos e as espinhas através de um mecanismo desconhecido.

Os especialistas acreditam que o enxofre elementar é oxidado lentamente até formar ácido sulfuroso que apresenta propriedades bactericidas. O efeito acaba ressecando a pele e deixando o ambiente desfavorável à proliferação de bactérias, reduzindo as espinhas.

– Peróxido de benzoíla

Ele ataca e mata as bactérias presentes na pele, além de reduzir a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. O peróxido de benzoíla funciona como um agente de peeling, já que ele limpa os poros e diminui a quantidade de bactérias na região.

– Ácido salicílico

O ácido salicílico atua no combate às espinhas e os cravos através de uma leve descamação que promove o crescimento de novas células epiteliais. O composto ativo evita o entupimento dos poros e cria espaços para o crescimento de novas células saudáveis. Ele ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço decorrente das espinhas.

– Ácido azelaico

O ácido azelaico atua matando as bactérias presentes nos poros e ajuda a quebrar a queratina, uma proteína naturalmente produzida pela pele que pode entupir os poros. Assim, ele auxilia a reduzir a proliferação de bactérias, diminuir a inflamação e desobstruir os poros.

– Resorcinol

O resorcinol atua na remoção de cravos e espinhas. Esse mesmo ingrediente é usado no tratamento de outros problemas como o eczema, psoríase e caspa.

– Ácido retinoico

O ácido retinoico, conhecido também como retinol A ou tretinoína, é um derivado da vitamina A que quando aplicado na pele faz a mesma descascar, como se fosse um peeling químico. Isso ajuda a limpar os poros obstruídos e a gerar novas células, reduzindo a incidência de espinhas.

– Isotretinoína

A isotretinoína também é uma substância derivada da vitamina A que é usada em casos de acne muito grave. Ela atua em reduzindo o tamanho e a atividade das glândulas sebáceas, diminuindo assim a ocorrência de espinhas severas.

Melhores pomadas para espinha

1. Acnase

A Acnase é uma pomada composta pelos ingredientes ativos peróxido de benzoíla e enxofre que atua no tratamento de cravos e espinhas. Para usar a pomada, basta aplicar uma pequena quantidade com a ponta do dedo sobre a pele limpa e seca. Após o uso, é importante proteger a pele do sol.

2. Minancora Action

A Minancora é uma pomada que contém cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora em sua composição. A combinação desses compostos confere propriedades antissépticas, analgésicas e cicatrizantes à pomada que podem ser úteis para secar espinhas, bastando passar uma pequena quantidade em cima da espinha e esperar o produto agir.

Já a pomada Minancora Action é uma versão que contém outros ingredientes como melaleuca e triclosan que é ainda mais eficaz no tratamento da acne. A pomada deve ser passada após lavar e secar bem a pele.

3. Clean and Clear Acne Control

O Clean and Clear Acne Control contém peróxido de benzoíla em sua composição e atua limpando toda a sujeira e removendo a oleosidade presente nos poros, evitando o desenvolvimento de novas espinhas.

4. Benzac

O composto ativo do Benzac também é o peróxido de benzoíla. A pomada tem um efeito bactericida que elimina as bactérias responsáveis pelo surgimento de espinhas na pele. É importante aplicar o produto sobre a pele bem limpa e seca e evitar a exposição ao sol sem proteção durante todo o tratamento.

5. Pure Zone Tônico Adstringente Anticravos

Esta é uma pomada da L’Oreal Paris contendo ácido salicílico concentrado. Ela atua reduzindo a oleosidade da pele e limpando os poros, o que evita a formação de novas espinhas.

6. Solugel

O Solugel é mais uma pomada contendo peróxido de benzoíla que atua matando as bactérias e promovendo uma descamação na pele. Assim como outros produtos à base de peróxido de benzoíla, o tratamento deve ser feito por várias semanas para que os resultados apareçam.

7. Epiduo

O Epiduo é uma pomada contendo peróxido de benzoíla e adapaleno, um derivado da vitamina A usado no tratamento de espinhas. Ele serve para tratar lesões na pele causadas por cravos e espinhas.

8. Clyndoxyl

O Clyndoxyl apresenta peróxido de benzoíla e o antibiótico clindamicina, ambos atuam eliminando e controlando a proliferação de bactérias responsáveis pelas espinhas. Geralmente, deve ser usado por pelo menos 2 a 5 semanas para que os resultados sejam satisfatórios.

9. Isotretinoína

A isotretinoína, conhecida comercialmente como Roacutan ou Accutane, é um remédio muito eficaz no tratamento de espinhas graves. O tratamento com isotretinoína costuma durar várias semanas e o medicamento está disponível em cápsulas e em pomadas.

Tratamento para espinha

O tratamento para espinhas indicado pelo dermatologista vai depender da gravidade das lesões na pele e de outras informações como a recorrência do problema. Os medicamentos indicados variam de caso para caso, portanto você deve consultar o médico para saber qual das pomadas para espinha é mais eficiente e segura para o seu quadro.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já utilizou alguma vez pomadas para espinha? Quais tipos e ingredientes usou no tratamento da acne? Coemnte abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (72 votos, média: 3,57 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Helena Reich

Dra. Helena Reich Camasmie é médica dermatologista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residências em Dermatologia e Hansenologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, cursando mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do curso de pós-graduação em dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ), possui título de especialista em Dermatologia e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conta com 5 capítulos publicados em renomados livros da área de dermatologia e 8 artigos publicados nos últimos 5 anos em revistas indexadas. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram (@helenadermato).

Deixe um comentário

2 comentários em “Melhores Pomadas para Espinha – Como Funcionam e Dicas!”

  1. Self Peeling. Limpe e renove sua pele! A melhor maneira para remover seus cravos e espinhas. Remover as células mortas da pele e a sujeira dentro dos poros.