8 benefícios do óleo de melaleuca – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 18/02/2022

O óleo de melaleuca, também conhecido como tea tree oil, é um produto que vem ganhando bastante espaço no mercado, devido aos benefícios que pode trazer para a saúde.

Ele é muito conhecido em culturas tradicionais, podendo ser usado para o tratamento de diversos problemas, principalmente aqueles que atingem a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse óleo e entender como ele pode beneficiar a saúde e o bem estar, além de aprender as melhores formas de usá-lo.

Veja também: Como usar óleos essenciais corretamente

O que é o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é um produto extraído da folha da árvore Melaleuca alternifolia, que é nativa da Austrália, mas também é cultivada em outros locais, como partes da Europa, América do Sul e Ásia. 

É muito utilizado na medicina tradicional, devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica, principalmente no tratamento de algumas doenças da pele, como acne.

Principais benefícios do óleo de melaleuca

Óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca promove alguns benefícios interessantes para nossa saúde

1. Ajudar a aliviar dores

O óleo de melaleuca pode contribuir para a redução de dores que atingem as articulações e os músculos, devido a sua ação anti-inflamatória.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, para usufruir deste benefício, você pode misturar algumas gotas do óleo essencial de melaleuca com uma colher de outro óleo vegetal de sua escolha, como o de coco ou o de amêndoas, e massagear a região escolhida.

2. Repelente de insetos

Além de ser conhecido por sua ação antibacteriana e antifúngica, este óleo também possui uma ação repelente de insetos, e pode ser usado na pele ou em difusores.

Para isso, adicione de 8 a 10 gotas em um recipiente com 100 ml de água e borrife sobre a pele, ou adicione algumas gotas em um difusor de sua preferência.

3. Desodorante natural

A combinação das glândulas sudoríparas, que estão presentes em grande concentração nas axilas, com as bactérias presentes na pele é responsável pela produção de um odor que pode ser de nível moderado a severo.

Assim, o uso de produtos com ação antisséptica, como o óleo de melaleuca, pode ajudar a combater o problema, agindo como desodorante natural.

4. Estímulo ao processo de cura de feridas

Algumas pesquisas, divulgadas nos anos de 1999, 2004 e 2015, identificaram que o óleo de melaleuca pode ser benéfico para o processo de cicatrização de ferimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorre devido ao auxílio à diminuição da inflamação e estímulo à atividade dos glóbulos brancos que participam do processo de cura.

5. Saúde da pele

Pele sensível
Se você tem problemas de inflamação e irritação da pele, pode aproveitar os benefícios do óleo de melaleuca

Outro benefício do óleo de melaleuca é amenizar a inflamação na pele, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios. Essa ação foi demonstrada em diversos estudos, e mostrou ser capaz de diminuir em 40% os sintomas de dermatites.

Além disso, o produto também pode promover alívio para pessoas que sofrem com acne e nas reações que surgem após a picada de insetos, diminuindo a coceira, a vermelhidão e o inchaço.

Assim, para aliviar a inflamação na pele, você pode preparar em casa o seu próprio óleo:

  • Misture 10 gotas do óleo essencial de melaleuca com uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, e uma colher de sopa de óleo de coco derretido.
  • Depois, mexa bem, até que vire uma mistura homogênea.
  • Por fim, guarde em um recipiente fechado.
  • Você pode aplicar a combinação na pele no máximo duas vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam.

6. Controle da caspa

Não existem muitos trabalhos científicos a respeito dos efeitos do óleo de melaleuca em relação à caspa. Entretanto, um estudo com duração de quatro semanas e que foi divulgado no ano de 2002 trouxe resultados animadores.

Durante a pesquisa, foi observado no grupo de pessoas que utilizou um shampoo que continha o produto em sua composição uma melhora de 40% em sua caspa

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, os membros do grupo também relataram uma diminuição na severidade, na coceira no couro cabeludo e na oleosidade da caspa.

Assim, para usufruir deste benefício, você pode misturar algumas gotinhas de óleo de melaleuca em uma porção de shampoo na hora em que for lavar os cabelos.

7. Auxílio ao tratamento do pé de atleta

O pé de atleta é uma infecção causada por fungo que atinge os pés e pode atingir também as unhas dos pés e as mãos, e causa sintomas bastante desconfortáveis, como descamação, bolhas e vermelhidão.

Então, devido a suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, o óleo de melaleuca pode ser útil no tratamento do problema, e este benefício já foi inclusive demonstrado em estudos.

Para quem quiser experimentar uma receita com o óleo de melaleuca para ajudar a tratar o problema, aqui vai uma sugestão: 

  • Misture ¼ de xícara de araruta em pó, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio e 20 a 25 gotinhas de óleo de melaleuca.
  • Em seguida, mexa bem, guarde em um recipiente fechado e aplique no pé limpo e seco duas vezes ao dia.

8. Alívio da psoríase

Por fim, além do alívio de problemas de pele comuns, o óleo também pode contribuir para o tratamento da psoríase, uma doença autoimune caracterizada por surtos de coceira, descamação e vermelhidão na pele.

Isso se deve aos seus componentes anti-inflamatórios, que aliviam o incômodo causado pela doença. 

Assim, caso queira testar, a dica é misturar de 10 a 15 gotinhas do óleo com duas colheres de sopa de óleo de coco derretido e aplicar na área afetada da pele de duas a três vezes ao dia, conforme o necessário.

Outros potenciais benefícios

Além dos benefícios já citados neste artigo, existem outros que ainda estão sendo estudados, como:

  • Redução do mau hálito, que ocorre devido a ação de bactérias da boca.
  • Tratamento de micose de unha, que podem ser causadas por uma série de fungos diferentes.

Dicas e cuidados

Algumas pessoas podem ter uma pele mais sensível, e apresentar alguns sintomas quando utilizam o óleo de melaleuca, como:

  • Vermelhidão
  • Irritação
  • Coceira.

Assim, é recomendável testar o produto em uma pequena área da pele, como a parte interna do antebraço, para avaliar o aparecimento de sintomas.

Além disso, o óleo de melaleuca ou produtos que contêm o ingrediente em sua composição não devem ser utilizados em crianças e bebês, devido à falta de testes nessas faixas etárias.

Outro ponto a ser ressaltado é que o produto é de uso exclusivamente tópico, e não deve ser ingerido, devido ao risco de intoxicação.

Por fim, para ter segurança em relação ao uso do óleo de melaleuca, é recomendável consultar o seu dermatologista antes de começar a aplicá-lo em sua pele e cabelos, principalmente se você sofrer com algum tipo de doença ou condição que requer tratamento médico.

Você já tinha ouvido falar nesses benefícios do óleo de melaleuca para a pele e cabelos? Pretende experimentar o seu uso para algum destes propósitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média 3,79)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

2 comentários em “8 benefícios do óleo de melaleuca – Para que serve e dicas”

  1. Óleo de malaleuca, pretendo fazer uso do mesmo , como.banho de acento para aliviar e i liminar de vez o sintomas da candidiase. .

    Responder