Refrigerante Dá Espinha? Tipos e Dicas

Mesmo que todos saibam que os refrigerantes não são as bebidas mais saudáveis do mundo e que eles podem atrapalhar a dieta, fica difícil para quem gosta recusar um copo bem gelado naqueles dias em que faz muito calor, não é mesmo? Mas você já parou para pensar em quais efeitos o consumo de refrigerante pode provocar à saúde da nossa pele? Será que o refrigerante dá espinha?

O que são as espinhas?

Se queremos saber se o refrigerante causa espinha, precisamos conhecer melhor o que são as espinhas, não é mesmo? Pois bem, as espinhas surgem juntamente com a acne, que é uma condição inflamatória.

Em um quadro de acne, ocorre a prisão de óleo dentro dos poros, obstruindo-os. Isso permite que haja o crescimento de bactérias dentro dos folículos, provocando uma inflamação que tem como resultado o aparecimento de inchaços vermelhos na pele.

Segundo especialistas, a acne é causada pela união de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.

Aspectos como idade, má higienização da pele, não retirar a maquiagem, o uso de produtos muito gordurosos na pele, doenças hormonais, reações a medicamentos, exposição excessiva ao sol, predisposição genética e gravidez também podem influenciar o aparecimento da acne e das espinhas.

E então, o refrigerante dá espinha?

Mesmo que não exista uma ligação direta entre o desenvolvimento da acne e a ingestão de refrigerante, substâncias presentes na bebida podem criar problemas no organismo que têm a acne como um efeito colateral.

Uma dessas substâncias pode ser os carboidratos refinados. As pessoas com acne tendem a consumir mais carboidratos refinados do que as pessoas com pouca ou nenhuma acne. Os refrigerantes e outras bebidas adoçadas com açúcar fazem parte do grupo de alimentos que são ricos em carboidratos refinados.

Um estudo indicou que as pessoas que consumiam açúcares adicionados frequentemente tinham um risco 30% maior de desenvolver a acne.

O açúcar, porém, não provoca a acne em si, mas é fato que pode exacerbar as crises de acne. O excesso de açúcar na dieta pode tornar mais provável que você desenvolva a resistência à insulina, que pode se manifestar (entre outras maneiras) como a agravação de ataques de acne.

Quanto mais baixa for a ingestão de açúcares e alimentos de índice glicêmico alto, melhor será a aparência e a sensação da pele.

O aumento do risco de ter a acne pode ser explicado pelos efeitos que os carboidratos refinados têm em relação aos níveis de açúcar no sangue e às taxas de insulina.

Os carboidratos refinados são absorvidos depressa na corrente sanguínea, o que rapidamente eleva os níveis de açúcar no sangue. Quando o açúcar no sangue aumenta, os níveis de insulina também crescem para ajudar a lançar o açúcar no sangue para fora da corrente sanguínea e dentro das células. Entretanto, níveis altos de insulina não são bons para quem sofre com acne.

Isso porque a insulina torna os hormônios andrógenos (masculinos) mais ativos e aumenta o chamado semelhante à insulina (IGF-1), o que colabora com o surgimento da acne por fazer com que as células cresçam mais rapidamente e por estimular a produção de sebo.

Por outro lado, dietas de baixo índice glicêmico, que não aumentam dramaticamente os níveis de açúcar no sangue ou de insulina, estão associadas com a severidade reduzida da acne.

Entretanto, essas conclusões ainda não estão fechadas. Apesar de as pesquisas serem promissoras, são necessários mais estudos para entendermos melhor o papel dos carboidratos refinados para afirmarmos que refrigerante dá espinha mesmo, assim como outras fontes.

A questão da inflamação

A inflamação também precisa ser abordada quando procuramos entender se o refrigerante dá espinha, já que como vimos acima, as espinhas surgem juntamente com a acne, que é uma condição inflamatória.

Os alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas como pão branco, doces, frituras, sorvetes e refrigerantes causam picos nos níveis de insulina que podem exacerbar a inflamação.

Acentuados picos de insulina aumentam a produção de óleos na pele e contribuem com a obstrução de folículos, o que pode piorar a pele.

Quando uma pessoa toma muito refrigerante, ela inicia uma cascata inflamatória no organismo, que exacerba um problema de pele que já seja existente, principalmente se a condição for a acne, especificamente a acne cística, o eczema ou a pele muito seca, inflamada e que coça.

O fast food

A acne já foi fortemente associada com o hábito de seguir uma dieta do estilo ocidental: rica em calorias, gorduras e carboidratos refinados. Itens de fast food como hambúrgueres, nuggets, cachorros-quentes, batatas fritas, refrigerantes e milk-shakes são pilares de uma típica dieta ocidental e podem aumentar o risco da acne.

Ainda não está claro por qual motivo o fast food pode elevar o risco de ter acne, entretanto, alguns pesquisadores acreditam que esse tipo de alimentação pode afetar a expressão genética e alterar os níveis hormonais de uma maneira que promove o desenvolvimento da acne.

Entretanto, é importante mencionar que a maioria das pesquisas sobre fast food e acne usou dados auto-relatados. Esse tipo de pesquisa apenas mostra padrões de hábitos alimentares e o risco de acne, mas não prova que o fast food causa acne. Da mesma forma, mais pesquisas são necessárias.

Atenção

A acne tem muitos possíveis culpados, portanto, é imperativo ver um dermatologista qualificado para avaliar a sua acne, assim como o seu tipo de pele, e te colocar em um regime específico de cuidados com a pele personalizado para você.

Ou seja, não é a retirada de uma única bebida da dieta que vai resolver um problema de acne e espinhas. Você precisa de cuidado profissional para saber que tratamento e que tipo de alimentação deve seguir para lidar com o seu quadro em particular.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião e o diagnóstico de um dermatologista.

Você toma muito refrigerante no seu dia a dia? Já tinha percebido que o consumo de refrigerante dá espinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário