Melhores vegetais e frutas para anemia

Especialista:
atualizado em 22/09/2020

Veja quais são os melhores vegetais e as melhores frutas para anemia e por que eles ajudam a prevenir e cuidar desta condição de saúde.

A anemia ocorre quando o corpo não possui glóbulos vermelhos suficientes e é causada principalmente pela perda de sangue, destruição de glóbulos vermelhos ou pela incapacidade do corpo de criar glóbulos vermelhos suficientes.

Existem muitos tipos e causas de anemia, bem como diferentes sintomas. No entanto, uma pessoa com anemia pode se beneficiar do consumo de alimentos ricos em ferro à sua dieta.

Além disso, certos alimentos podem ajudar o corpo a absorver ferro, enquanto outros podem bloquear esse processo e piorar a anemia.

Melhores vegetais e frutas para anemia

Veja quais são os melhores vegetais e frutas para anemia para que você inclua na sua dieta.

1. Tâmaras

100 gramas de tâmaras contêm 4,79 mg da necessidade diária de ferro de uma pessoa. Por isso, são uma das melhores frutas para anemia.

Além disso, as tâmaras são fontes surpreendentemente ricas de antioxidante e contêm elementos como cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio e zinco.

Elas também são ricas em vitaminas como tiamina, niacina, riboflavina, folato, vitamina A, vitamina K e fibra.

2. Vegetais de folhas verdes

Espinafre

Os melhores vegetais para anemia são aqueles de folhas verdes, especialmente aqueles de folhas verdes mais escuras, já que são ricas fontes de ferro não heme.

Alguns desses vegetais são, por exemplo:

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Acelga.

Alguns vegetais folhosos, como a acelga e a couve, também contêm folato, que também é conhecido como vitamina B6. Uma dieta pobre nesta vitamina, por sua vez, pode causar anemia por deficiência de folato.

Por outro lado, embora alguns desses vegetais como o espinafre e a couve sejam ótimos para combater a anemia, eles também são ricos em oxalatos.

Os oxalatos são compostos que impedem a absorção do ferro não heme. Por isso, embora seja benéfico comer suas verduras como parte de uma dieta para anemia, não dependa apenas delas para tratar esta doença.

3. Romã

A romã apresenta diversos benefícios para a saúde. Essa fruta é rica em fibra, vitamina K, vitamina C, proteína e potássio. Embora existam outras frutas com maior teor de ferro, a romã é uma das melhores frutas para anemia porque também é rica em vitamina C.

O corpo humano geralmente absorve apenas 3% do ferro consumido porque o intestino não absorve prontamente o ferro. Mas o alto teor de vitamina C na romã ajuda a absorver o ferro presente na fruta, já que a vitamina C é essencial para o metabolismo do ferro.

4. Groselha

A groselha está entre as melhores frutas para anemia devido ao seu alto conteúdo de ferro.

Dessa forma, ela ajuda na formação de glóbulos vermelhos e promove a oxigenação do sangue em todas as partes do corpo, reduzindo as chances de anemia. Além disso, a groselha possui cobre, que é vital para a formação de novas células sanguíneas.

5. Azeitonas

Embora poucas pessoas saibam, as azeitonas são tecnicamente uma fruta. Elas contêm cerca de 3,3 mg de ferro a cada 100 gramas ou 18% do IDR.

As azeitonas frescas também são uma ótima fonte de fibras, gorduras boas, vitaminas A e E solúveis em gordura. Além disso, contêm uma variedade de compostos vegetais que são benéficos para a saúde, diminuindo o risco de doença cardíaca.

6. Palmito

Existem vários benefícios do palmito para a saúde, já que é um vegetal rico em fibras, potássio, manganês, vitamina C e folato.

Um fato menos conhecido sobre os palmitos é que eles também contêm uma boa quantidade de ferro: 4,6 mg por xícara, ou 26% do IDR (Ingestão diária recomendada).

Este versátil vegetal pode ser misturado em molhos, por exemplo, jogado na grelha, incorporado em um refogado, a saladas e até assado com seus molhos favoritos. Veja algumas receitas com palmito para a sua dieta.

7. Suco de ameixa

As ameixas secas são conhecidas por seu leve efeito laxante que ajuda a aliviar a constipação. No entanto, essas frutas também são uma boa fonte de ferro.

O suco de ameixa, em particular, oferece cerca de 3 mg de ferro por xícara (237 ml), o que representa cerca de 17% do IDR, quantidade que é duas vezes maior que a mesma quantidade de ameixas secas.

Além disso, o suco de ameixa também é rico em fibras, potássio, vitamina C, vitamina B6 e manganês.

8. Amoras

As amoras são frutas com um valor nutricional particularmente impressionante. Além de oferecerem cerca de 2,6 mg de ferro por xícara (14% do IDR), essa quantidade de amoras também atende 85% do IDR para vitamina C.

Além de serem uma das melhores frutas para anemia, as amoras também são uma ótima fonte de antioxidantes, que podem oferecer proteção contra doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer.

9. Brócolis

Brócolis

O brócolis é incrivelmente nutritivo. Uma porção de 1 xícara (156 gramas) de brócolis cozido contém 1 mg de ferro, que é 6% do IDR.

Além disso, uma porção de brócolis também comporta 112% da IDR para vitamina C, o que ajuda o seu corpo a absorver melhor o ferro. Essa mesma porção também é rica em folato e fornece 5 gramas de fibra, além de um pouco de vitamina K.

O brócolis é um membro da família de vegetais crucíferos, como por exemplo, a couve-flor e a couve-de-Bruxelas.

Vegetais crucíferos contêm indol, sulforafano e glucosinolatos, que são compostos vegetais que podem ser protetores contra o câncer.

Dicas

Não se esqueça de que nenhum alimento é capaz de tratar a anemia por si só.

No entanto, manter uma dieta saudável e rica nesses vegetais e frutas para anemia, além de outros alimentos bons para anemia como carnes vermelhas, pode te ajudar a obter a quantidade de ferro necessária para controlar e prevenir a condição.

Uma frigideira ou panela de ferro fundido é um item básico em uma dieta para anemia, já que os alimentos cozidos em ferro fundido absorvem o ferro da panela.

Por fim, alimentos ácidos também absorvem mais ferro e alimentos cozidos por curtos períodos absorvem menos.

Fontes e Referências adicionais:

Você costuma comer esses melhores vegetais e frutas para anemia em sua dieta? Pretende aumentar a ingestão de algum deles? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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