Suco de Beterraba para Anemia Funciona? Receitas e Dicas

Muitas pessoas tomam o suco de beterraba para anemia. Mas será que isso funciona mesmo? Vamos saber isso agora e ainda conhecer umas receitas interessantes.

Você provavelmente já ouviu falar da condição de saúde chamada anemia, mas sabe dizer exatamente qual a sua definição? A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a anemia como uma doença caracterizada por um nível baixo de hemoglobina (proteína que atua no transporte de oxigênio no corpo) no sangue.

Essa baixa nas taxas de hemoglobina pode ser desenvolvida em decorrência da deficiência de um ou mais nutrientes. A anemia pode ser causada pela deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. No entanto, o tipo mais comum da condição é a anemia ferropriva, que é causada pela deficiência de ferro.

Uma vez que a doença for diagnosticada, o médico pode prescrever a utilização de medicamentos para o tratamento. Porém, além disso, também é importante que sejam realizadas mudanças na alimentação de modo que sejam consumidos durante as refeições os nutrientes que estão em falta no organismo.

Suco de beterraba para anemia funciona?

Dentro das possibilidades de alimentos que podem contribuir com o tratamento da doença, será que podemos dizer que traz bons resultados tomar suco de beterraba para anemia?

Beber suco de beterraba para anemia ferropriva é uma boa alternativa, graças ao fato do vegetal servir como fonte do mineral ferro. Uma xícara de beterraba (que corresponde a 136 g do alimento) possui 1,1 mg ferro, o que é equivalente a 6% das necessidades diárias em relação ao nutriente.

A quantidade não é exatamente alta, a ponto de afirmarmos que o suco resolve o problema sozinho, mas se a sua ingestão vier associada a uma dieta que contemple outros alimentos e bebidas que sirvam de fonte do mineral, certamente poderá ajudar a atingir uma quantia de aporte adequada às necessidades do organismo. E se você faz um suco, poderá consumir até mais que essa quantidade com facilidade.

Além disso, a beterraba também é fonte de vitamina C – segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma xícara ou 136 g de beterraba crua carrega aproximadamente 4,2 mg do nutriente.

O consumo de vitamina C é importante para quem sofre com anemia em decorrência da deficiência do ferro porque a carência em vitamina C faz com que o corpo tenha dificuldades para absorver o ferro consumido por meio da alimentação.

Por isso, ao preparar o seu suco de beterraba para anemia, vale a pena adicionar ainda outros ingredientes que também servem como fonte de vitamina C, como é o caso da laranja e do limão, por exemplo.

Considerações

Não estamos dizendo aqui que o suco de beterraba cura a anemia. O que acontece é que o seu consumo pode ajudar a aumentar os níveis de ferro no organismo e, dessa maneira, contribuir com o tratamento da condição.

Ao ser diagnosticado com a doença, você pode incluir a bebida em sua dieta. Entretanto, é importante saber que além de fazer isso, certamente precisará integrar outros alimentos e bebidas em sua alimentação.

Por exemplo, o ferro proveniente de alimentos de origem animal, como fígado e carnes de aves e peixes, é melhor aproveitado pelo corpo humano que o ferro das comidas de origem vegetal.

Também pode ser que seja necessário fazer uso de medicamentos, caso o médico indique. É importante ter em mente que existem diferentes formas da doença que podem exigir, causadas não somente pela deficiência de ferro, e que a melhor forma de lidar com o problema deve ser definida pelo médico. 

Receitas de suco de beterraba

1. Receita de suco de beterraba com limão 

Ingredientes: 

  • 1 beterraba;
  • 1 limão galego;
  • 4 colheres de açúcar (ou adoçante a gosto)
  • 1 ½ copos de água.

Modo de preparo:

  1. Descascar, lavar e cortar a beterraba;
  2. Descascar o limão, cortá-lo e remover todas as suas sementes;
  3. Levar a beterraba, o limão, o açúcar e a água ao liquidificador e bater. Coar e servir-se.

2. Receita de suco de beterraba com laranja e iogurte 

Ingredientes:

  • 1 beterraba pequena sem casca cortada em fatias;
  • ½ pote de iogurte natural desnatado;
  • Suco de 1 laranja;
  • Mel a gosto (opcional)
  • 100 ml de água gelada.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do mel.
  2. Bater até incorporar. A textura obtida será cremosa. Adoçar com mel, sem assim desejar, e servir-se, sem coar.

Outras formas de consumir a beterraba para anemia

Uma pesquisa publicada no IOSR (International Organization of Scientific Research) Journal of Nursing and Health Science indicou que as pessoas com anemia podem consumir a beterraba em sua forma natural ao longo de 20 dias para melhorar os sintomas da condição.

Há ainda a alternativa de assar a beterraba e consumi-la acompanhada de outros vegetais como batatas e grãos verdes, em uma espécie de salada.

Mais sobre a anemia

As pessoas que possuem a condição podem apresentar os seguintes sintomas: fadiga generalizada, falta de apetite, palidez na pele, na parte interna dos olhos e nas gengivas, falta de disposição, dificuldade de aprendizagem e apatia em crianças.

Ao experimentar esses sintomas, especialmente se tiver noção de que a alimentação não é nada lá muito nutritiva, o ideal é consultar-se com o médico logo que puder para fazer os exames, identificar se tem a doença ou não e dar início ao tratamento.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita que tomar o suco de beterraba para anemia funciona mesmo? Conhece alguém que tome para ajudar no tratamento da condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...

4 comentários em “Suco de Beterraba para Anemia Funciona? Receitas e Dicas”

Deixe um comentário