Mingau de aveia engorda? Dicas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 18/05/2021

O mingau de aveia é uma receita à base de aveia e leite. Eles vão juntos em uma panela ao fogo e recebem a companhia de ingredientes como banana, canela ou mel, por exemplo. Mas será que o mingau de aveia engorda?

  Continua Depois da Publicidade  

As calorias do mingau de aveia

Calorias do mingau de aveia

Entender se o mingau de aveia engorda é importante para quem precisa emagrecer por estar acima do peso. Mas também é relevante para quem necessita engordar porque está magro demais. Isso porque tanto o excesso como a falta de peso podem gerar problemas de saúde.

Primeiramente, vamos começar tentando compreender se o mingau de aveia engorda ao conhecer quantas calorias esse típico prato de café da manhã pode apresentar.

Por exemplo, uma porção de mingau de aveia que leva uma colher de sopa de aveia em flocos, uma xícara de chá de leite desnatado, uma colher de chá de mel, uma banana média picada e uma colher de chá de canela em pó possui 187 calorias.

Mas, atenção: o valor corresponde a uma porção do prato e não à receita inteira.

Já um banco de dados de calorias dos alimentos aponta que uma xícara de mingau de aveia cozido pode apresentar 145 calorias.

Conforme o banco de dados, oito colheres de sopa ou 40 gramas do mingau de aveia da marca Nutribom carregam 154 calorias. Ao mesmo tempo, seis colheres de sopa ou 42 gramas do mingau de aveia da marca Vitalon possuem 146 calorias.

No entanto, é preciso ponderar que como não submetemos os mingaus de aveia acima a análises, os teores calóricos apresentados são somente como uma estimativa.

Aliás, temos que lembrar ainda que existem muitas variações na receita do mingau de aveia. Algumas são simples e com poucos ingredientes; outras são cheias de complementos. Essas variações fazem com que cada mingau possa apresentar uma quantidade de calorias diferente.

Para quem não quer engordar

De qualquer forma, com base nessa estimativa, podemos concluir que dependendo de como a pessoa usar o mingau de aveia, o prato pode servir tanto para quem quer engordar quanto para quem não quer.

  Continua Depois da Publicidade  

Quem quiser controlar ou perder peso pode se limitar a uma porção moderada, usar um leite menos calórico (como o desnatado, leite de amêndoas, leite de soja ou outro leite vegetal com menos calorias) e não adoçar. Assim, provavelmente não terá grandes problemas com o mingau.

Para não engordar, recomenda-se comer apenas um prato raso de mingau de aveia por dia, três vezes por semana.

O mingau de aveia pode ser feito com água, banana e canela em pó, que auxilia no funcionamento intestinal e pode contribuir para a perda de peso se aliado a uma alimentação equilibrada.

Para quem precisa engordar

Por outro lado, quem precisa engordar pode aumentar as porções do mingau de aveia e completar a receita com leite em pó e mais frutas como morango, maçã e framboesa.

Outra opção é adicionar oleaginosas como nozes e amêndoas que são alimentos calóricos, mas saudáveis. Há ainda o truque de usar o leite integral, que tem mais calorias.

O leite integral possui maior teor de gordura, comparado ao leite semidesnatado. Portanto, tem mais calorias que podem refletir em aumento de peso.

Por exemplo, um mingau de aveia com 240 ml de leite, duas colheres de sopa de leite em pó, duas colheres de sopa de aveia em flocos, uma canela em pau, uma colher de sopa de mel e uma banana média picada contém 372 calorias.

A questão das fibras da aveia

Fibras do mingau de aveia

Um dos benefícios da aveia é ser fonte de fibras, nutriente que ajuda a promover a sensação de saciedade. Isso contribui com o controle do apetite e é uma mão na roda para quem está tentando manter o peso saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, as fibras beneficiam todo mundo, tanto quem precisa engordar, quanto quem deseja emagrecer. Isso porque elas auxiliam a digestão e contribuem com a prevenção da prisão de ventre.

Esse último ponto pode ser vantajoso para quem está lutando para ganhar uns quilinhos. Afinal, a prisão de ventre pode ser um tanto quanto dolorosa e desmotivar algumas pessoas a comer.

Mas, para aproveitar bem os benefícios das fibras do mingau de aveia é necessário consumir bastante água ao longo do dia e, assim, evitar justamente o efeito contrário – sofrer com a prisão de ventre.

Além disso, caso você não esteja acostumado a consumir muitas fibras, adicione o nutriente aos pouquinhos na sua alimentação.

Aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente pode provocar efeitos colaterais. Por exemplo, gases, inchaço e cólica, sintomas que também podem diminuir o apetite de alguém que precisa ganhar peso.

Mais importante do que saber se o mingau de aveia engorda

É garantir que toda a dieta seja saudável, controlada, equilibrada, nutritiva e voltada para o objetivo em questão – emagrecer, manter o peso ou engordar.

Isso porque, independente da sua meta, é fundamental tentar alcançá-la por meio de refeições saudáveis, que beneficiem e não prejudiquem a sua saúde.

Vale lembrar que um único alimento ou receita não pode ser considerado o responsável pelo peso que se enxerga na balança; isso é fruto da dieta como um todo.

Algo que auxilia muito nessa tarefa de engordar ou emagrecer de maneira saudável é contar com a orientação de um nutricionista. Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir os aconselhamentos profissionais e qualificados de um nutricionista.

Vídeo

Saiba mais sobre o ingrediente principal do mingau de aveia com a nossa nutricionista no vídeo a seguir:

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer mingau de aveia? Acha que ele te engorda ou emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Mingau de aveia engorda? Dicas e cuidados”

  1. Pão de frigideira
    2 claras de ovo,2 colheres rasa de aveia,1 pitada de sal, orégano 1 colher ( café) de fermento em pó, mistura bem E espalha em uma frigideira untada com azeite assar 1 minuto de cada lado …em fogo baixo. O recheio é de sua preferência mas costumo comer com queijo branco

    Responder