Miojo engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 04/08/2021

Campeão entre os estudantes, popular entre os apressados, alimento número um para os que vivem sozinhos. Também, pudera: o miojo é barato, rápido, prático, sacia a fome e muitos o acham saboroso. Todas estas vantagens fazem do miojo o prato principal de milhares de pessoas. Mas será que o miojo engorda ou emagrece?

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Considerando que possui um teor calórico muito alto e que é constituído basicamente de carboidrato simples e gordura, sim, o miojo pode engordar. No entanto, existem dietas que indicam o consumo deste macarrão instantâneo, o que faz reforçar ainda mais essa dúvida. Então vamos descobrir a seguir se esse macarrão deve ou não ser retirado da nossa dieta.

O que é o miojo?

miojo

O miojo é um macarrão instantâneo pré-cozido, portanto, como você já deve imaginar, é rico em carboidratos simples. Durante o preparo do macarrão, antes de ser embalado, o miojo passa por um processo de fritura para secar o alimento.

Esta fritura, por sua vez, adiciona uma quantidade maior de calorias em relação ao macarrão tradicional: 100 gramas de macarrão normal cru possuem 359 calorias e a mesma quantidade de miojo contém 477 kcal, ou seja, 33% a mais. É um aumento considerável não só de calorias, mas também de gorduras na sua dieta.

Macarrão normal (100 g) Miojo (100 g)
359 kcal477 kcal
Calorias do macarrão normal vs miojo

O miojo engorda?

O miojo como já mencionado acima, possui alto teor calórico e uma grande quantidade de carboidrato simples e gordura. Além das calorias, esta combinação não ajuda a proporcionar saciedade por muito tempo, o que nos leva a comer novamente em um curto espaço de tempo.

Outra questão do miojo é que o seu tempero tem praticamente a quantidade de sódio que é recomendado para o consumo diário. O sódio, como muitos sabem, é um elemento que leva à retenção de líquido, fazendo você ganhar peso.

E já que o assunto é o tempero, é bom lembrar que alguns temperos contêm bastante gordura e elas serão adicionadas às muitas outras (gorduras) já existentes no macarrão instantâneo.

Por fim, é bom lembrar que o miojo não é um alimento nutritivo. Substituir uma refeição por um prato de miojo pode até ser uma forma prática e barata de matar a fome, mas você estará deixando de consumir uma série de nutrientes necessários para seu funcionamento.

Por exemplo, em uma refeição balanceada, encontramos todos os nutrientes provenientes dos alimentos que são indispensáveis ao correto funcionamento do nosso organismo. Dentre esses alimentos, podemos destacar como um bom exemplo, o feijão. Ele fornece uma grande quantidade de ferro, dentre outras vitaminas e minerais. O consumo de ferro é importante para evitar a anemia e a falta de energia.

E quando você está sem energia, o que você faz? Você come! E desnecessariamente, pois sua falta de energia não é por falta de calorias e sim por falta de nutrientes.

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Conclusão: Em geral, o mais correto afirmar é que o miojo engorda, e o faz de várias formas diferentes, portanto, muito cuidado ao inclui-lo na sua alimentação.

Além disso, o miojo é um alimento ultraprocessado e o seu consumo provoca uma sobrecarga no sistema digestivo. E também, por possuir uma grande quantidade de sal, pode contribuir para o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e derrames.

E a tal dieta do miojo? O miojo emagrece, afinal?

Algumas dietas sugerem o uso do miojo para substituir refeições e portanto defendem que o miojo emagrece. Acontece que nessas dietas você inclui apenas parte deste alimento, não o pacote inteiro, e frequentemente recomenda-se não usar o tempero. Dessa forma, o miojo emagrece, mas vale lembrar que a prática não é exatamente saudável.

Para emagrecer você precisa consumir menos calorias do que você gasta. Se o miojo fizer parte de sua dieta e o total de calorias consumidas no dia for menor do que as que você gastou, você pode sim emagrecer. No entanto, se você está fazendo uma dieta de 1200 calorias por exemplo, consumir 400 calorias só do miojo não é a atitude mais inteligente. O melhor a fazer é consumir alimentos pouco calóricos que trazem saciedade para você.

Então, tecnicamente é possível aceitar o argumento que miojo emagrece da mesma forma que podemos dizer que pizza emagrece. Isso vai depender da quantidade e da sua dieta. Mas, como vimos, existe uma maior probabilidade deste alimento contribuir para você ganhar peso do que perder.

E o miojo milagroso?

konjac

Este tipo de “miojo” emagrece, no entanto este miojo que se chama konjac e não é exatamente um miojo no sentido tradicional, ou seja, não é o miojo que encontramos facilmente nos supermercados, já que o seu processo de fabricação é diferente do miojo comum.

Ele é feito a partir de um tubérculo japonês, tem uma consistência gelatinosa e é meio transparente. Uma porção de 200 g tem apenas 10 calorias. Ele ganhou esse apelido por ter o mesmo formato do miojo tradicional, mas não é o mesmo produto.

Como usar o miojo sem engordar

Se, no entanto, você quiser manter o miojo na sua dieta e não quer engordar, há algumas dicas sobre como incluí-lo sem causar problemas, fazendo dele até mesmo um aliado. Siga as dicas:

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  • Não coma o pacote todo de uma vez, coma apenas metade;
  • Não utilize o tempero que acompanha o miojo;
  • Procure na embalagem a especificação de que o miojo foi secado por ar. Isto significa que o miojo não foi frito por imersão o óleo, ou seja, não contém tantas gorduras. No entanto, é necessário que esta fritura por ar esteja especificada no rótulo;
  • Dê preferência a marcas e sabores com menor teor de sódio e calorias;
  • Há também miojos light e também com adição de fibras alimentares, e estes também podem ser uma boa opção.

Como tornar o miojo mais nutritivo sem perder a praticidade

Além de seguir as dicas anteriores, você pode também:

  • Picar queijo branco para adicionar proteína;
  • Incluir algumas fatias de peito de peru ou um presunto magro, também por conta da proteína;
  • Adicionar duas claras de ovo cozido;
  • Cozinhar ervilhas congeladas no vapor. Ervilhas são ricas em proteínas e outros nutrientes e seu cozimento é rápido;
  • Tomates cereja são sempre muito práticos quando não se tem tempo para fazer uma salada. Então, adicione-os ao miojo;
  • Adicione uma colher de sopa de aveia ou farinha de linhaça para aumentar o teor de fibras.

Como temperar o miojo para não engordar

miojo naturalmente temperado

Se você seguir as dicas acima, seu miojo ficará um prato bem completo e saboroso, talvez você nem sinta falta do pacotinho de tempero. Entretanto, há alguns truques para aumentar o seu sabor:

  • Coloque um pouco de alho, pode ser espremido ou mesmo em pó;
  • Use temperos frescos ou secos como orégano e manjericão;
  • Utilize uma colher de azeite, que além de saboroso é também uma gordura boa;
  • Se não gostar de azeite, pode usar também um pouco de abacate.

Dessa forma você pode comer o miojo sem engordar e, quem sabe, ele possa até ajudar no emagrecimento.

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer miojo? Você acha que o miojo engorda ou emagrece? Já tentou ou gostaria de tentar consumir miojo para emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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9 comentários em “Miojo engorda ou emagrece?”

  1. Informações valiosas … mas eu queria entender o porque desta quase idolatria em relação ao feijão … outros povos não consomem ou consomem pouco feijão e tem até melhor saúde que nós brasileiros … eu como feijão quase todos os dias … não tenho restrição nenhuma ao feijão … só que ele é de demorado preparo e no mundo que vivemos as vezes temos que se alimentar correndo contra o relógio e quando procuramos informação de como fazer isto de uma maneira menos prejudicial … lá vem ele o feijão sempre …. não me refiro a este site … mas a todos … parece que se não comermos feijão não se alimentamos

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  2. Sou estudante e das duas uma: ou eu tenho um metabolismo que funciona como uma usina nuclear ou miojo não engorda pq até hj, sempre que eu só como miojo no lugar de uma das refeições eu perco peso, e obviamente ele já não é saudável o que acaba deixando fraco

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  3. Depois dessa informaçao como todo dia de noite porque miojo engorda e a noite dizem que é oque mais engorda . e eu preciso engorda

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    • Se vc comer muitas coisas gordas engorda porem pode desenvolver algum problema como a diabetes entao se vc quiser engordar o mais recomendavel eh ganhando massa magra na academia e nao gorda comendo miojo cara

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  4. Sempre achei que o miolo fosse bom para emagrecer por ser pouquinho e sem molhos. Vou tomar mais cuidado agora. Gostei muito das dicas! bjs

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