Nossos olhos são extremamente sensíveis a certos tipos de luz, principalmente as emitidas por aparelhos tecnológicos como celulares e computadores.
Por isso, alguns aparelhos apresentam o modo noturno que ajuda a evitar alguns danos aos seus olhos. Definir seu dispositivo para o modo noturno significa que ele exibirá o texto branco em um fundo escuro.
O modo noturno tem como objetivo reduzir a exposição à luz azul e ajudar a combater o cansaço visual que vem com o tempo de tela prolongado.
No entanto, alguns especialistas estão investigando se o modo noturno realmente funciona e protege seus olhos. Será que essa é realmente a melhor opção para descansar os seus olhos?
Como a luz azul afeta nossa vista?
Para entender se o modo noturno tem algum benefício para a sua vista, antes de mais nada, temos que considerar a forma como a luz azul afeta nossos olhos.
Primeiramente, a luz azul que a tela emite é uma réplica artificial da luz que vem do sol. Esta luz se espalha em nossa atmosfera e tinge nosso céu de azul. Essas ondas têm mais energia do que outras cores de luz e enviam ao nosso cérebro o sinal de que é dia.
A partir daí, é possível imaginar por que a luz azul das telas confunde nossos olhos.
Usuários que defendem o uso do modo noturno afirmam que usá-lo horas antes de deitar ajuda a adormecer mais rapidamente. Além disso, ajuda também a permanecer dormindo por períodos mais longos.
Em teoria, isso ocorre porque as configurações padrão da tela nos expõem a mais luz azul depois do dia escurecer. Como resultado, isso interrompe o ritmo circadiano e suprime a melatonina, o hormônio que sinaliza ao corpo que é hora de dormir.
Especialistas afirmam que o cansaço dos olhos não está associado à luz das telas
Os usuários de smartphones também acreditam que o modo noturno pode facilitar a leitura, especialmente quando se está em uma sala com as luzes apagadas. Deste modo, a redução da luz azul pode reduzir qualquer estrabismo ou esforço associado a grandes quantidades de brilho.
No entanto, essas afirmações não são necessariamente apoiadas por pesquisas ou pela opinião de especialistas.
A American Academy of Ophthalmology (AAO) afirma que o cansaço visual digital é causado pela maneira como usamos nossos dispositivos digitais, não necessariamente pela luz azul que vem deles.
O que dizem os especialistas sobre o modo noturno
Os estudos sobre a eficácia do modo noturno e outras soluções de filtragem de luz azul são inconclusivos.
Por exemplo, um estudo de 2019 não demonstrou nenhuma diferença notável na produção de melatonina entre as pessoas que usaram o modo noturno no iPad antes de dormir e as que não usaram.
Os autores do estudo sugeriram que o modo noturno por si só não seria suficiente para restaurar o ritmo circadiano, embora, conforme a pesquisa, reduzir as configurações de brilho do dispositivo parecia ser importante.
Por sua vez, Academia Americana de Oftalmologia oficialmente recomenda reduzir o brilho alterando as configurações na tela, bem como configurando os dispositivos no modo escuro ou noturno.
Um pequeno estudo de 2017 ainda mostrou que jogar em um smartphone antes de dormir fazia com que as pessoas demorassem mais para adormecer em comparação com aqueles que usaram um software de filtragem de luz azul em seus dispositivos.
Conheça alguns benefícios do modo noturno
Como vimos, o modo noturno pode, sim, proteger os olhos e fazer com que você consiga dormir melhor. Da mesma forma, ele interfere menos com o seu ritmo circadiano.
Além disso, o modo noturno evita que você fique de olhos secos graças à luz azul e pode evitar uma dificuldade de focagem visual e os danos às células da retina.
Isto porque, quando a cor branca é dominante, a íris é contraída para que haja menos incidência de passagem de luz. Como resultado, o conteúdo da tela fica mais nítido. Já quando as cores escuras são predominantes, acontece o efeito contrário.
Por fim, o modo noturno ainda pode ajudar você a economizar a bateria do seu aparelho. Por que não fazer o teste, então?