4 remédios caseiros para candidíase

Especialista da área:
atualizado em 22/06/2022

Remédios caseiros feitos com ingredientes que apresentam ação antifúngica e anti-inflamatória podem aliviar os sintomas da candidíase.  

A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo crescimento e multiplicação do fungo Candida albicans, que pode afetar a região genital (candidíase vaginal), a cavidade oral (sapinho) e a pele (candidíase cutânea).

  Continua Depois da Publicidade  

O fungo Candida albicans vive em equilíbrio em nosso organismo, ou seja, não causa problemas, na maior parte do tempo. 

Entretanto, quando há um desequilíbrio em nossa microbiota e um enfraquecimento do sistema imunológico, por causa de fatores como o estresse, uso de antibióticos, diabetes descompensada, período pré-menstrual ou excesso de umidade na região genital, o fungo pode encontrar uma situação favorável para o seu crescimento e multiplicação.  

O tratamento convencional com comprimidos e pomadas antifúngicas, como o fluconazol, não deve ser substituído pelos remédios caseiros, que são apenas recursos complementares que atuam, especialmente, no alívio dos sintomas. 

Não há muitas opções de remédios caseiros com eficácia comprovada cientificamente. Os remédios selecionados nesta lista são seguros e contam com alguns indícios científicos de eficácia no alívio dos sintomas da candidíase, mas, ainda assim, requerem mais estudos. 

Veja quais são os remédios caseiros que podem ser eficazes no alívio dos sintomas da candidíase.

  Continua Depois da Publicidade  

Remédios caseiros para candidíase

Os remédios caseiros são muito úteis para aliviar os sintomas da candidíase e consistem em produtos caseiros com ação anti-inflamatória e antifúngica, além de alimentos probióticos. 

Camomila

Chá de camomila
A propriedade calmante já conhecida da camomila pode ajudar a aliviar sintomas da candidíase

A camomila é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais que provêm da alta concentração de terpenoides e flavonoides, poderosos anti-inflamatórios naturais. 

Por causa dessa característica, a camomila é usada no tratamento alternativo de rinite alérgica, inflamações diversas, cólicas menstruais, distúrbios intestinais, lesões, úlceras e hemorróidas.

O óleo essencial de camomila apresenta ação bactericida, especificamente contra bactérias do tipo gram-positivas. Ele também apresenta ação fungicida, principalmente contra a espécie Candida albicans. 

A propriedade calmante da camomila também ajuda a aliviar a coceira e a irritação, sintomas comuns da candidíase

Para tratar a candidíase vaginal com a camomila, é preciso fazer um banho de assento com as flores da planta, da seguinte forma: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Escolha uma bacia grande o suficiente para que você consiga mergulhar a região íntima na água, de preferência até a parte baixa do abdômen. 
  • A água deve estar morna para quente, numa temperatura que seja agradável à sua pele. 
  • Para cada 1 litro de água, adicione 3 colheres de sopa bem cheias de camomila seca. 
  • Se preferir, passe uma peneira na água, para retirar as flores secas de camomila. 
  • Permaneça no banho de assento por, no mínimo, 5 minutos, podendo ficar até a água começar a esfriar. 
  • Seque-se com uma toalha macia.
  • Repita o banho duas vezes ao dia, durante 3 dias.  

Bicarbonato de sódio 

A infecção pelo fungo Candida albicans ocorre quando o pH vaginal fica muito ácido, gerando um ambiente favorável para o crescimento e multiplicação desse fungo. 

O bicarbonato de sódio é um composto químico alcalino, isso significa que ele é o contrário de ácido. Por isso, o bicarbonato de sódio é muito usado como antiácido estomacal. Também é usado como agente de limpeza, para retirar mofo, que é uma das formas de fungo. Veja outros benefícios do bicarbonato de sódio e como usar

No caso da candidíase, o bicarbonato de sódio ajuda a reequilibrar o pH vaginal, deixando-o menos ácido, o que inibe a ação do fungo. 

O bicarbonato de sódio é utilizado como remédio caseiro para a candidíase na forma de banho de assento: 

  • Para cada 1 litro de água quente, você deverá usar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 
  • Coloque a água num recipiente grande, onde você possa mergulhar toda a região íntima, até a parte baixa da barriga. 
  • Espere a água atingir uma temperatura que seja agradável à sua pele, de morna a quente. 
  • Fique nesse banho por 15 a 20 minutos ou até a água começar a esfriar. 
  • Seque bem a região íntima com uma toalha macia.
  • Faça esse banho duas vezes ao dia, até melhorarem os sintomas. 

Óleo de coco e óleo essencial de melaleuca 

O óleo de coco é um produto muito versátil, usado na cozinha e na rotina de beleza. Na indústria, ele é utilizado na produção de sabões, sabonetes e cremes cosméticos. 

Ele também pode ser um grande aliado da saúde vaginal. O óleo de coco extra virgem, 100% puro e natural, pode ser usado para hidratar e lubrificar os pequenos e grandes lábios da vagina. Seu uso pode ser diário e, de preferência, após o banho. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esse óleo é rico em ácido caprílico e ácido láurico, substâncias com ação antimicrobiana e antifúngica e, por isso, ajudam a combater o fungo causador da candidíase. 

Seu uso constante também pode prevenir novas infecções, ao manter a região bem hidratada e com o pH equilibrado. 

O óleo essencial de melaleuca contém propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, usado na medicina milenar para tratar o corrimento vaginal, sintoma típico da candidíase. Esse óleo é extraído da planta Melaleuca alternifolia, mais conhecida como árvore-do-chá ou tea tree

O remédio caseiro para candidíase feito com óleo de coco e óleo essencial de melaleuca consiste em um “cubo” dessa mistura de óleos, que deve ser passado diretamente nos pequenos e grandes lábios da vagina. A receita rende o suficiente para 10 dias de tratamento: 

Ingredientes e material:

  • Forma de gelo
  • 100 mL de óleo de coco extra virgem
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca

Como fazer:

  • Derreta o óleo de coco em um recipiente de vidro, em banho maria. 
  • Misture bem o óleo essencial de melaleuca com o óleo de coco. 
  • Distribua a mistura em porções de 10 mL, na forma de gelo.
  • Leve ao congelador por 1 hora, para endurecer. 
  • Desenforme e mantenha na geladeira, dentro de um pote fechado. 

Como usar:

  • Após o banho e antes de se deitar, passe o cubo de óleo de coco e melaleuca na vagina. 
  • Procure não demorar muito pois, dependendo da temperatura ambiente, o óleo derrete rapidamente. 
  • Coloque uma toalha por baixo do quadril, para não manchar a sua roupa de cama. 
  • Use uma calcinha de algodão, para dormir. 

Probióticos

Probióticos
Exemplos de probióticos que podem ajudar são o kefir e o iogurte

Os probióticos são microrganismos vivos que ajudam a restabelecer o equilíbrio na microbiota vaginal, reduzindo a quantidade de bactérias ruins e fungos causadores de doenças, como a candidíase. 

Existem muitas opções de bebidas e alimentos alimentos probióticos, que você pode inserir em sua rotina, para tratar e prevenir novos episódios de candidíase:

Além das bebidas e alimentos, também existem os suplementos alimentares de probióticos, compostos de bilhões de cepas de bactérias boas, que podem contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal e vaginal, e para o bom funcionamento do sistema imunológico. 

Para favorecer a multiplicação das bactérias boas e inibir o crescimento do fungo causador da candidíase, você pode inserir alimentos prebióticos, que são ricos em fibras e amido resistente, um carboidrato utilizado pelas bactérias boas. Veja alguns alimentos prebióticos que você pode inserir no seu cardápio.

Confira outros alimentos que você pode inserir no seu cardápio e quais pioram o quadro de candidíase.

Fontes e referências adicionais

Você já usou algum desses remédios caseiros para candidíase? O que achou? Qual remédio caseiro você achou mais adequado para a sua rotina? Comente abaixo! 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário