O erro que prejudica seu emagrecimento e você comete sem notar

Especialista da área:
atualizado em 26/03/2021

Para muitas pessoas, tentar perder peso é um grande desafio. Principalmente quando, apesar de se dedicar muito, elas ainda não alcançaram os resultados que acham que já deveriam ter conseguido com os seus esforços.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode ocorrer devido a um erro que muitos cometem ao preparar seus alimentos e nem percebem. Isto é, esquecer de levar em conta as calorias de certos ingredientes que usam para preparar as suas refeições.

Como resultado, consomem mais calorias sem nem ter noção disso. Por exemplo, o peito de frango grelhado. O alimento é pobre em gorduras, porém, antes de prepará-lo, algumas pessoas colocam azeite e até outras fontes de gordura na frigideira.

E não é todo mundo que mede certo uma colher: muitos apenas jogam o azeite direto da embalagem na panela, sem nem prestar atenção na quantidade que estão colocando.

Mas o azeite de oliva não é um alimento saudável que contém gorduras boas? É sim, mas nem por isso ele deixa de ter uma quantidade de calorias que impactam a dieta. Até porque cada grama de gordura (boa ou ruim) possui nove calorias.

Uma colher de sopa de azeite de oliva tem entre 107 a 119 calorias. Assim, embora seja uma fonte saudável de gorduras que pode aparecer em uma dieta balanceada, ele precisa ser consumido com moderação e as suas calorias devem ser contabilizadas no consumo calórico do dia.

Outros exemplos

Molho na salada

Isso também ocorre com as saladas. Para a maioria das pessoas, é bem difícil consumir uma salada sem molho, devido ao sabor. No entanto, é preciso contabilizar até mesmo as calorias de um molho saudável. O mesmo serve ao usar azeite para preparar arroz, feijão ou outros pratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguém poderia argumentar que ninguém consome todo o azeite ou o molho que usa para fazer ou temperar a comida. Afinal, ao pegar uma porção do prato, a pessoa consequentemente ingere apenas uma porção do acompanhamento em questão.

Sim, mas se juntarmos uma porção do azeite do frango, uma porção do molho da salada e as porções do azeite do arroz e do feijão, teremos no final das contas uma quantidade considerável de calorias.

Para você ter uma noção, estima-se que tudo isso pode ter um impacto de 20% a mais de calorias na alimentação diária.

Então, o que fazer?

Isso não significa necessariamente que você seja obrigado a fazer uma dieta pobre em gorduras ou cortá-las das refeições. Até porque existem muitas fontes de gorduras boas que beneficiam a dieta e saúde, desde que consumidas com moderação.

Por exemplo, o próprio azeite de oliva como já citamos, o grupo das oleaginosas, o abacate, a linhaça e sementes de uma maneira geral são fontes de gorduras saudáveis.

O problema é consumir quantidades altas dessas fontes de gorduras sem perceber, se esquecer de contabilizar as calorias desses alimentos na dieta e, assim, extrapolar na quantidade de calorias que consome por dia, o que pode dificultar a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

A solução para quem gosta de um azeite ou molho em seus pratos é aprender a ter moderação. Por exemplo, você não precisa colocar uma colher de sopa de azeite nem muito menos encharcar a frigideira com o ingrediente para fazer um frango grelhado sem grudar.

No lugar disso, uma colher de chá de azeite já será o suficiente para não deixar o frango grudar na panela. Algo que ajuda a não exagerar é colocar o azeite para servir em um potinho de spray ou usar um pincel de culinária para espalhar bem o ingrediente na panela.

Quanto às saladas, a dica é prepará-las sem molho. Aliás, uma salada sem molho dura mais tempo na geladeira. Isso porque a presença do molho faz a salada desidratar e murcha as folhas.

Apenas na hora de comer é que você deve colocar o molho no seu prato, usando uma quantidade moderada, que se encaixe no tipo de dieta que você segue. Ou seja, sem exagerar no molho.

Outros truques

Airfryer

Para não exceder no consumo de gorduras, ainda que saudáveis, você também pode preparar seus alimentos assados no forno, cozidos ao vapor ou na fritadeira sem óleo (Air Fryer). Conheça formas de cozinhar ao vapor e aprenda receitas de frango na Air Fryer.

  Continua Depois da Publicidade  

No vídeo a seguir, a nossa nutricionista também explica sobre a mudança simples que pode te ajudar a consumir até 20% menos calorias:

Fontes e Referências Adicionais

Você já cometeu esse erro? Vai prestar mais atenção a partir de agora? Então, comente suas impressões abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário