Óleo de Baru Emagrece? Benefícios e Para Que Serve

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O óleo de baru é um produto obtido a partir da semente da castanha de baru, que também é conhecida pelo nome de castanha do cerrado.

Ele pode ser encontrado na composição de produtos cosméticos para a pele e os cabelos, consumido na forma de suplemento alimentar ou ingerido juntamente com a alimentação habitual.

Vamos conhecer mais profundamente o óleo de baru e verificar a quais serventias ele já foi associado?

É verdade que o óleo de baru emagrece? 

Para alguns profissionais, essa afirmação pode ser considerada verdadeira – o óleo de baru colabora com o controle do peso porque diminui o acúmulo de gordura na região abdominal e favorece a queima de gorduras.

No entanto, não existem pesquisas claras que mostram como o óleo de baru emagrece. Nenhum especialista da área da saúde é capaz de embasar tal afirmação com propriedade, o que nos deixa um pouco ressabiados para garantir que isso realmente aconteça.

Alguns meios especializados afirmam que o baru atua na diminuição do estresse, que é um fator associado ao ganho de peso.

Em uma pesquisa com duração de oito semanas, realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliou-se o efeito do consumo de baru em 46 mulheres que se encontravam acima do peso.

As participantes foram divididas de maneira aleatória em dois grupos: um deles consumiu 20 g de castanha de baru diariamente enquanto o outro ingeriu 800 mg de maltodextrina (um suplemento de carboidrato complexo) a cada dia.

Durante o experimento, os pesquisadores acompanharam a composição corporal – que inclui o peso, o Índice de Massa Corporal (IMC), a massa livre de gordura e o percentual de gordura -, a pressão arterial, as concentrações de colesterol total e outros índices das mulheres.

O resultado foi que ambos os grupos registraram uma diminuição no IMC, na massa corporal total e na circunferência da cintura. Entretanto, as voluntárias que comeram a castanha de baru tiveram uma diminuição 1,7 vezes maior na circunferência de suas cinturas.

Isso significou uma redução de 5,5 cm na cintura e de 1,5 kg de gordura, além de uma maior diminuição no peso.

No entanto, ressaltamos aqui que o estudo avaliou a castanha de baru, e não o óleo de baru em si. Portanto, vale falar com o médico antes de sair comprando o produto crente de que o óleo de baru emagrece em 100% dos casos.

Lembramos ainda que não existe um produto mágico para promover o emagrecimento. Ainda que exista a possibilidade de que o óleo de baru auxilie a perda de peso, para se livrar dos quilos em excesso ainda é necessário seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com regularidade para estimular a queima de calorias.

E tudo isso sempre com o acompanhamento de nutricionista e educador físico para garantir que o processo seja seguro e eficiente.

Para que serve – Benefícios do óleo de baru 

– Inflamação

O óleo de baru é conhecido por atuar na diminuição da inflamação no organismo graças ao fato de possuir ômega 3 em sua composição. Seu efeito de redução da inflamação no corpo também faz com que a ação de diminuição dos sintomas da artrite seja associada ao produto.

Entretanto, antes de utilizar o óleo de baru para amenizar os sintomas da sua artrite, converse antes com o médico responsável pelo seu tratamento.

– Saúde da pele 

O produto contribui com a revitalização e a hidratação da pele porque estimula a renovação celular e contém a vitamina E na sua composição. Segundo o que esclareceu o Instituto Linus Pauling, da Universidade do Estado do Oregon nos Estados Unidos, a vitamina E é um antioxidante essencial para a manutenção de uma pele saudável.

Acredita-se que o óleo de baru promove uma renovação celular, justamente revitalizando e hidratando a pele, e que o produto possa promover uma melhora das rugas finas e é ideal para massagens e banhos de óleos.

– Unhas

Quando o óleo de baru é aplicado nas unhas quebradiças, o produto auxilia a nutrir e a protegê-las contra ações externas. Deve-se espalhar bem o produto (porém, em pequenas quantidades) para não deixar resíduos e para retirá-lo, basta lavar normalmente.

– Ação antienvelhecimento 

O endocrinologista Alfredo Cury afirmou que o óleo de baru possui o efeito de atuar contra o envelhecimento.

As formas de uso do óleo de baru 

É possível utilizar o produto na sua forma líquida, adicionando-o na preparação de refeições ou em temperos de saladas. Outra opção são as cápsulas de óleo de baru, porém, existem também os produtos cosméticos com a substância que devem ser utilizados em pequenas quantidades nos cabelos, nas unhas e na pele.

Cuidados com o óleo de baru

Não existem pesquisas suficientes afirmando que o óleo de baru emagrece e nem a respeito de seu uso, portanto, ele não deve ser utilizado por mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em período de amamentação de seus bebês.

O baru jamais deve ser consumido cru e é contraindicado para as gestantes por se tratar de uma semente com alto teor de toxicidade. O óleo de baru não deve ser utilizado como cosmético para quem sofre com o excesso de oleosidade.

O produto ainda deve ser evitado por pessoas que têm o couro cabeludo oleoso, por quem possui uma pele sensível com manchas ou feridas e por indivíduos que sofrem com a psoríase.

O uso do óleo em sua forma líquida, adicionado na comida, pode provocar mal-estar abdominal e enjoos em pessoas mais sensíveis. Para esses casos, o melhor pode ser dar preferência ao óleo de baru em cápsulas (sempre conforme a indicação do médico).

A dosagem diária das cápsulas de óleo de baru devem ser definidas pelo médico ou nutricionista, de forma que se tenha uma segurança em relação à dosagem. Fica o alerta também que os produtos cosméticos com óleo de baru não devem ser utilizados de maneira exagerada porque podem favorecer o aparecimento de feridas na pele e no couro cabeludo.

Para garantir a segurança da sua saúde, consulte o médico antes de começar a utilizar o produto para saber se ele é indicado para o seu caso e seguro para o seu caso e siga as orientações do profissional a respeito de como você deve fazer uso do óleo de baru.

Você já conhecia e tinha ouvido falar que o óleo de baru emagrece? Tem curiosidade de experimentar utilizá-lo em sua cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário