Óleo de Fígado de Bacalhau – Para Que Serve e Benefícios

O óleo de fígado de bacalhau é uma das melhores fontes naturais de ácidos graxos EPA e DHA, gorduras da família do ômega-3. Ele também contém quantidades relativamente altas de vitamina A e vitamina D e, como o nome sugere, é o óleo essencial extraído a partir de fígados de bacalhau do Atlântico (Gadus morhua).

O óleo é geralmente tomado como suplemento dietético líquido ou em cápsulas. A concentração exata de nutrientes vai depender das espécies da família Gadus das quais o óleo é extraído.

Em muitos países, onde há pouca quantidade de luz solar e as pessoas apresentam deficiência de vitamina D, as crianças recebem óleo de fígado de bacalhau regularmente. 

Origem do óleo de fígado de bacalhau

O primeiro uso medicinal documentado do óleo de fígado de bacalhau foi em 1789, na Inglaterra, para tratar reumatismo. Algumas décadas mais tarde o óleo foi usado como um remédio contra o raquitismo e já na década de 1930 as propriedades terapêuticas do óleo de fígado de bacalhau eram bastante conhecidas e ele era dado às crianças para ajudar a prevenir o raquitismo e outras condições causadas por deficiência de vitamina D.

A diferença entre o óleo de peixe e o óleo de fígado de bacalhau é que o primeiro é extraído de peixes oleosos do mar profundo, como o atum, truta, cavala, arenque, salmão e bacalhau, e o segundo é extraído unicamente a partir de fígados de bacalhau e contém grandes quantidades de vitaminas A e D. 

Para que serve o óleo de fígado de bacalhau?

Este óleo é uma fonte rica em nutrientes de vitaminas essenciais, incluindo vitaminas D e A, bem como o ácido graxo ômega-3, com propriedades anti-inflamatórias e que desempenham um papel crucial na saúde cardiovascular e hormonal, assim como na saúde dos sistemas imunológico, reprodutivo e neurológico. Por isso o óleo de fígado de bacalhau serve para ser tomado regularmente por adultos e crianças sob recomendação médica.

Ômega-3 e vitamina D são conhecidos por diminuir processos inflamatórios, prevenir a coagulação do sangue, preservar a saúde do cérebro e prevenir a depressão.

Dezenas de estudos ligaram o óleo de fígado de bacalhau com os seguintes benefícios:

  • Redução do risco de osteoartrose;
  • Tratamento da depressão;
  • Diminuição do colesterol e triglicérides;
  • Prevenção e tratamento do diabetes;
  • Redução da pressão arterial;
  • Prevenção de doenças cardíacas;
  • Prevenção e tratamento de doenças renais;
  • Tratamento de feridas cutâneas;
  • Prevenção de fraturas e osteoporose;
  • Redução do risco para doenças autoimunes;
  • Contra distúrbios oculares como glaucoma;
  • Tratamento de infecções de ouvido, alergias e asma.

Propriedades do óleo de fígado de bacalhau

Cada colher de chá de óleo de fígado de bacalhau tem cerca de 41 calorias e 4,5 gramas de gordura dividido entre gordura monoinsaturada, saturada e ácidos graxos poli-insaturados, de acordo com o departamento de agricultura americana.

Ele é um suplemento nutricional que fornece vários benefícios para a saúde, entre eles podemos citar:

  • Ômega-3: tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas da artrite, melhorar a função cerebral, reduzir o estresse, evitar alergias, aliviar a asma e ajudar com distúrbios de aprendizagem e de comportamento incluindo a síndrome bipolar.
  • Vitamina A: ajuda a manter o sistema imunológico saudável para resistir a infecções bacterianas e virais. Também é benéfica para a visão e a pele.
  • Vitamina D: ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis.
  • Ácido eicosapentaenóico (EPA): importante para o sistema cardiovascular na redução de inflamações. Também funciona como um antidepressivo natural.
  • Ácido docosahexaenóico (DHA): também é um ácido graxo vital para a boa visão, a saúde do sistema nervoso saudável e da pele.

Pesquisas mostram que o consumo de uma a duas colheres de chá de óleo de fígado de bacalhau por dia pode ajudar a prevenir doenças graves como câncer, diabetes, artrite, dores musculares, problemas renais, e colesterol alto.

Benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde

1. Melhora a depressão e as funções cerebrais

Um estudo publicado pelo Journal of Affective Disorders descobriu que o ômega-3 tomado a partir do óleo de fígado de bacalhau pode melhorar os sintomas da depressão e ansiedade. De acordo com os resultados obtidos pela pesquisa, a prevalência de altos níveis de sintomas depressivos diminuía de acordo com o aumento da duração do uso de óleo de fígado de bacalhau pelos pacientes estudados.

Especialistas explicam que também há uma forte ligação entre a ingestão de ômega-3 e a prevenção do declínio cognitivo, incluindo a doença de Alzheimer. Estudos mostram resultados consistentes que atestam que ácidos graxos vitais para a função cerebral e encontrados no óleo de peixe ajudam a prevenir distúrbios cerebrais.

A ligação entre a vitamina D e o desempenho cognitivo também foi identificada em um estudo publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry. Nele os autores concluíram que a vitamina D pode desempenhar um papel fundamental na manutenção da boa função cerebral em adultos mais velhos.

2. Redução do risco de diabetes e tratamento da doença

Por ser uma grande fonte de gorduras saudáveis ​​essenciais, o óleo de fígado de bacalhau pode ajudar a controlar a resistência à insulina e gerenciar os níveis de glicose no sangue.

Pesquisas mostram que, em casos assistidos por médicos, o uso de óleo de fígado de bacalhau e suplementos de vitamina D na gravidez e durante o primeiro ano de vida de um bebê pode ajudá-lo a diminuir o risco de desenvolver diabetes.

Vários estudos observacionais têm mostrado uma relação entre altas doses de vitamina D no organismo e menor risco de diabetes tipo 2. Os resultados mostram que nos pacientes com este tipo de diabetes apresentam níveis insuficientes de vitamina D, o que pode ter um efeito adverso sobre a secreção de insulina e de glicose.

3. Pode aumentar a fertilidade

As gorduras são essenciais para a saúde reprodutiva e a gravidez porque ajudam na produção dos hormônios sexuais, estrogênio e progesterona. Desta forma, o óleo de fígado de bacalhau pode ser relacionado com uma função ovariana e testicular mais saudável, porque fornece nutrientes essenciais (ômega-3 e vitamina D) que ajudam a manter o funcionamento saudável do sistema endócrino.

Com vários nutrientes anti-inflamatórios, ele dá suporte às glândulas suprarrenais, ao hipotálamo e à hipófise, que controlam a liberação de hormônios sexuais envolvidos na libido, gravidez e reprodução.

O ácido DHA também desempenha um papel crucial na mobilidade e saúde dos espermatozoides nos homens, e as mulheres que usam o óleo de fígado de bacalhau também têm níveis significativamente mais elevados de DHA e EPA em seu leite, o que impacta positivamente o desenvolvimento das crianças amamentadas.

4. Contribui para gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê

Resultados de um estudo realizado em 2003, na Universidade de Oslo, na Noruega, mostraram que crianças nascidas de mães que tinham tomado o óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez e lactação pontuaram mais em testes de inteligência aos quatro anos em comparação com as crianças cujas mães não o tinham tomado.

Outro estudo mostra que mulheres grávidas com deficiência de vitamina D apresentam maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e infecção bacteriana vaginal. No entanto, é importante ressaltar outro estudo que aponta que níveis muito altos de vitamina D durante a gravidez podem aumentar o índice de alergia alimentar da criança durante os primeiros dois anos de vida.

5. Pode prevenir contra o câncer

Altos níveis de vitamina D obtidos a partir da exposição solar ou suplementação com óleo de fígado de bacalhau são associados a menores riscos de câncer de mama em mulheres por controlar a proliferação e causar a morte de células cancerígenas.

A vitamina D é extremamente importante para a regulação do crescimento celular e alguns estudos sugerem que a forma ativa desta vitamina D pode reduzir a progressão do câncer por diminuir o crescimento e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos no tecido canceroso e por causar o aumento da morte de células cancerígenas, reduzindo a sua proliferação e a metástase.

6. O óleo de fígado de bacalhau é o tipo certo de gordura

O ômega-3, gordura presente no óleo de fígado de bacalhau, é essencial para cada célula do nosso corpo. Ela ajuda a manter o brilho da pele, aumenta a absorção de vitaminas e minerais e estimula o sistema imunológico.

As gorduras saudáveis mantêm a sensação de saciedade porque, ao serem consumidas, o cérebro recebe um sinal para inibir o apetite.

Ingerir gorduras saudáveis ​​com a refeição ajuda a retardar a quebra de carboidratos, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue.

Além do mais, o cérebro precisa ser alimentado com gordura saudável para funcionar com toda a sua potencialidade.

7. Artrite

O consumo de óleo de fígado de bacalhau está associado à redução da dor, rigidez e inchaço das articulações em pacientes com artrite e outras condições inflamatórias.

Ele é um tratamento natural eficaz para a artrite porque imita os efeitos dos medicamentos comerciais atuando como um anti-inflamatório não esteroide. Ele causa melhora dos sintomas clínicos principais, e pode ser usado como uma alternativa segura aos medicamentos, ou como suplemento no tratamento de artrite reumatoide.

Um estudo alemão com 43 pacientes com artrite reumatoide verificou que os doentes tiveram uma diminuição significativa na intensidade da dor e rígida das juntas após ingerir um grama de óleo de fígado de bacalhau todos os dias, durante três meses.

Pesquisadores da Universidade de Cardiff descobriram que o óleo de fígado de bacalhau ajudou a reduzir a dor e danos na cartilagem causados pela osteoartrose, bem como reduziu a necessidade de substituição da articulação em pacientes que o ingeriam regularmente.

8. Ajuda a prevenir doenças cardíacas

Evidências mostram que o óleo de fígado de bacalhau pode ajudar a reduzir triglicérides, um tipo de gordura perigosa que aumenta o risco de doença cardíaca. O óleo também trata a pressão arterial elevada e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.

Uma série de estudos em humanos e animais demonstra a eficácia do ômega-3, obtido a partir de óleo de fígado de bacalhau, na prevenção do enrijecimento das artérias – a aterosclerose, e suas complicações.

Pesquisa publicada na revista Lipids concluiu que a ingestão de 1,5 g de ácidos graxos por dia resultou na diminuição da progressão e até na regressão de doenças arteriais e coronarianas estabelecidas.

9. Age como anti-inflamatório

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, incluindo a capacidade de reduzir a produção de prostaglandina, o ômega-3 presente no óleo de fígado de bacalhau diminui a necessidade do uso de medicamentos comerciais e pode ser utilizado para tratar vários sintomas, naturalmente.

A suplementação com óleo de fígado de bacalhau rico é uma maneira de diminuir a inflamação e aumentar os níveis de ácidos graxos no organismo em favor de saúde uma melhor.

10. Ajuda a manter a saúde óssea

A suplementação com vitamina D a partir da ingestão do óleo de fígado de bacalhau é associada a um risco significativamente menor de fraturas ósseas e pode ajudar a prevenir naturalmente a osteoporose.

Isto ocorre porque a vitamina D é importante para a construção e a manutenção da saúde dos ossos. A deficiência desta vitamina aumenta o risco perda de massa óssea e fraturas. 

11. Benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a pele e os cabelos

Consumir ômega-3 regularmente é essencial para manter a pele e os cabelos com aparência jovem e brilhante. Embora existam muitas fontes deste ácido graxo, os óleos de peixe e de fígado de bacalhau estão no topo da lista.

Ambos são ricos em ômega-3, mas o óleo de fígado de bacalhau contém vitaminas A e D, que o óleo de peixe não tem. Estas vitaminas adicionais fazem diferença na nutrição da nossa pele e dos cabelos. Veja como o óleo age:

  • Para limpeza, brilho e suavidade da pele: Estudos mostram que o óleo de fígado de bacalhau melhora muito a textura da pele quando aplicado topicamente e a sua aplicação regular é indicada para desintoxicar a pele. Os resultados devem ser notados entre 2 e 3 semanas após o início do uso. Para usar, perfure uma cápsula de óleo de fígado de bacalhau e massageie o conteúdo na face em uma camada fina. Deixe-o no rosto por quanto tempo puder. Este é um tratamento seguro e, juntamente com o a ingestão do óleo, recomendado para limpar manchas e dar brilho à pele;
  • Na cicatrização das espinhas: O consumo de ômega-3 traz boa textura à pele. Isto porque ele funciona muito bem na cicatrização das acnes e algumas pessoas começam a ver os resultados imediatamente;
  • Para o alivio de coceiras e ressecamento da pele: Tomar óleo de fígado de bacalhau regularmente trata a pele seca e reduz a coceira causada pelo ressecamento. Seu uso regular também aumenta a flexibilidade da pele mesmo nos meses mais frios e de ar ressecado;
  • Ajuda a controlar a queda de cabelos: Por causa das grandes quantidades de ácidos graxos, vitamina A e vitamina D encontrados no óleo de fígado de bacalhau, a queda de cabelo pode ser bastante minimizada. Os cabelos se mantêm brilhantes e saudáveis e os folículos pilosos se tornam menos propenso à ruptura e queda.

Dosagem recomendada

Ingerir óleo de fígado de bacalhau é mais eficaz para obter ômega-3 do que somente comer peixe.

A importância dos ácidos graxos para a saúde do coração, entre outros benefícios, justifica a ingestão de um suplemento de até 500 miligramas por dia de óleo de fígado de bacalhau, de acordo com a Harvard School of Public Health.

Doses maiores, de três até nove gramas diárias, são prescritas somente para pessoas que têm níveis elevados de triglicérides ou doença cardiovascular, de acordo com a Universidade de Nova York. Os pesquisadores esclarecem que estas doses terapêuticas mais elevadas podem causar efeitos colaterais graves, assim consulte o seu médico para saber a melhor dosagem no seu caso.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de fígado de bacalhau é seguro se tomado com moderação. No entanto, para pessoas com algumas condições como gravidez, pressão alta, ou tomando qualquer medicação de uso contínuo, recomenda-se que o médico seja consultado antes de usá-lo.

Tenha cuidado ao usar o óleo de fígado de bacalhau se estiver tomando medicamentos para pressão alta porque o óleo de fígado de bacalhau pode naturalmente reduzir a pressão sanguínea.

Altas doses do óleo são pouco seguras porque podem interferir na coagulação do sangue aumentando a chance de hemorragia. Os níveis de vitamina D e A e também podem ser muito alterados com doses altas de óleo de fígado de bacalhau.

Em casos isolados, o consumo do óleo pode causar desconforto no estômago, alteração no hálito, azia e arrotos. Para evitar tais efeitos, tome-o imediatamente após a refeição e mantenha o corpo hidratado.

Outra preocupação deve ser com as toxinas possivelmente encontradas no óleo de fígado de bacalhau e, por esse motivo, é preciso comprá-lo somente de marcas conhecidas e inspecionadas.

As mulheres grávidas não devem consumir cápsulas de óleo de fígado de bacalhau sem antes consultar um médico.

Você já utilizou a suplementação de óleo de fígado de bacalhau? Se não, tem vontade de experimentar por algum propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

30 comentários em “Óleo de Fígado de Bacalhau – Para Que Serve e Benefícios”

  1. ja tomo oleo de figado de bacalhau, uma colher de cha por dia. agora fiz um exame e o meu medico disse que tenho gordura no meu figado, serâ do oleo de bacalhau?

  2. Estou fazendo um tratamento de ressecamento de pele, só que as coceiras, param e voltam.
    Queria saber se posso fazer uso dessas cápsulas, tenho 6.9 anos,só tenho alergia a picadas de inseto…

  3. Meu filho vive com resfriados já tentei de tudo acho que ele tem a imunidade baixa é bom pra melhora? Ele tem 11 anos de idade, qual a medida que posso dá e de quantas e quantas horas?

  4. Boa tarde meu Neto foi diagnosticado com autismo leve a medica recomendou dar omega 3 posso dar óleo de fígado de bacalhau para ele ?

  5. Ótima publicação, de utilidade pública mesmo!!
    Sempre é bom adquirirmos conhecimento principalmente em relação a saúde.

  6. Tenho problemas de colesterol e triglicérides, faço uso do remédio atorvastatina, será que posso fazer uso do óleo?

  7. MINHA FILHA TEM 8 ANOS TEM ADENOIDE/E POSSIVEL TRATA-LA COM OLEO FIGADO BACALHAU

    PRA QUE NAO PRECISE FAZER CIRURGIA?

  8. Boa noite ja tomei o oleo de figado de bacalhau e foi muito bom , pois tive uma gripe muito forte e foi graças a ele que nao tive uma doença mais grave. assim disse o meu médico

  9. Tenho 77 anos e comecei a tomar o Óleo de Fígado de Bacalhau, em cápsulas, vai para 15 dias. Tomo 1 cápsula às três principais refeições (3 cápsulas por dia).

    Reconheço que já devia ter tomado esta decisão há muitos anos atrás, AINDA IREI A TEMPO de tratar do meu sistema de saúde, nesta idade?

Deixe um comentário