Em tempos de pandemia do novo coronavírus, é normal ficar apreensivo ao apresentar um sintoma de gripe ou resfriado. Afinal, a COVID-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, pode provocar sintomas similares aos das duas doenças.
Mas será que um sintoma leve e característico do resfriado como o nariz escorrendo deve ser motivo para se preocupar se foi contaminado pela COVID-19? Bem, vamos aos fatos: um dos sintomas de um quadro leve da doença causada pelo novo coronavírus pode ser o nariz escorrendo.
Isso significa que um nariz escorrendo é necessariamente um caso de COVID-19? Não, mas a única maneira de saber com certeza se trata-se de um simples resfriado ou do novo coronavírus é ser submetido a um teste de COVID-19.
O problema é que os testes para o novo coronavírus estão escassos. Além disso, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um hospital de referência apenas se estiver experimentando a falta de ar.
Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda buscar a ajuda médica imediata quando experimentar dificuldade para respirar ou dor ou pressão no peito e orienta que as pessoas de todas as idades que estiverem com febre e/ou tosse associada à dificuldade para respirar/falta de ar, dor/pressão no peito ou perda de fala ou movimento também procurem o auxílio médico imediatamente.
Assim, o sinal de alerta deve ser acendido, principalmente se tiver ocorrido um contato recente com uma pessoa com diagnóstico confirmado de COVID-19 ou que também apresente os sintomas da doença provocada pelo novo coronavírus.
Então, o que fazer se eu não estou com esses sintomas, não tenho acesso a um teste, mas estou com o nariz escorrendo? Em um cenário de pandemia por uma doença tão fácil de ser transmitida como a COVID-19 e em frente ao que o novo coronavírus pode provocar ao organismo, é melhor ser prudente, não arriscar a sua saúde e nem a saúde dos outros.
Por isso, o ideal é supor que qualquer sintoma associado ao novo coronavírus, inclusive o nariz escorrendo, tem muitas chances de ser COVID-19 e se isolar em casa, abstendo-se do contato direto com outras pessoas. Isso porque mesmo quem tem um caso leve da doença provocada pelo novo coronavírus pode transmitir o vírus para alguém que poderia desenvolver uma forma mais severa da infecção.
Tanto que para quem se sentir doente, com sintomas da gripe, o Ministério da Saúde recomenda evitar contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e permanecer em casa ao longo de 14 dias.
Durante esse tempo é importante ficar de olho para ver se outro sintoma do novo coronavírus não aparece, ligar para o médico que te acompanha e contatar a secretaria da saúde da sua cidade para avisar que está com sintoma da COVID-19.
Outros sintomas do novo coronavírus
Quanto alguém desconfia que pode estar com COVID-19 é fundamental que ela tenha em mente que, de acordo com o Ministério da Saúde e da OMS, além do nariz escorrendo, o novo coronavírus pode provocar os seguintes sintomas:
- Tosse;
- Febre;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para respirar;
- Cansaço;
- Dores;
- Congestão nasal;
- Dor de cabeça;
- Conjuntivite;
- Diarreia – saiba mais sobre como os problemas digestivos e estomacais também podem ser sintomas do novo coronavírus;
- Perda de paladar ou olfato;
- Erupção na pele – saiba mais a respeito dos sintomas do novo coronavírus na pele;
- Descoloração dos dedos.
Entenda com que rapidez os sintomas do novo coronavírus surgem e saiba mais acerca dos sinais de alerta. Com informações do site WebMD.
Muito obrigado pelas dicas.
Será Como Resgatar Meu Consorcio da Primeira Prestação, São Paulo – SP