Meu Nariz Está Escorrendo. É Resfriado Ou COVID-19? O Que Fazer?

Especialista:
atualizado em 10/06/2020

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, é normal ficar apreensivo ao apresentar um sintoma de gripe ou resfriado. Afinal, a COVID-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, pode provocar sintomas similares aos das duas doenças.

Mas será que um sintoma leve e característico do resfriado como o nariz escorrendo deve ser motivo para se preocupar se foi contaminado pela COVID-19? Bem, vamos aos fatos: um dos sintomas de um quadro leve da doença causada pelo novo coronavírus pode ser o nariz escorrendo.

Isso significa que um nariz escorrendo é necessariamente um caso de COVID-19? Não, mas a única maneira de saber com certeza se trata-se de um simples resfriado ou do novo coronavírus é ser submetido a um teste de COVID-19.

O problema é que os testes para o novo coronavírus estão escassos. Além disso, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um hospital de referência apenas se estiver experimentando a falta de ar.

Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda buscar a ajuda médica imediata quando experimentar dificuldade para respirar ou dor ou pressão no peito e orienta que as pessoas de todas as idades que estiverem com febre e/ou tosse associada à dificuldade para respirar/falta de ar, dor/pressão no peito ou perda de fala ou movimento também procurem o auxílio médico imediatamente.

Assim, o sinal de alerta deve ser acendido, principalmente se tiver ocorrido um contato recente com uma pessoa com diagnóstico confirmado de COVID-19 ou que também apresente os sintomas da doença provocada pelo novo coronavírus.

Então, o que fazer se eu não estou com esses sintomas, não tenho acesso a um teste, mas estou com o nariz escorrendo? Em um cenário de pandemia por uma doença tão fácil de ser transmitida como a COVID-19 e em frente ao que o novo coronavírus pode provocar ao organismo, é melhor ser prudente, não arriscar a sua saúde e nem a saúde dos outros.

Por isso, o ideal é supor que qualquer sintoma associado ao novo coronavírus, inclusive o nariz escorrendo, tem muitas chances de ser COVID-19 e se isolar em casa, abstendo-se do contato direto com outras pessoas. Isso porque mesmo quem tem um caso leve da doença provocada pelo novo coronavírus pode transmitir o vírus para alguém que poderia desenvolver uma forma mais severa da infecção.

Tanto que para quem se sentir doente, com sintomas da gripe, o Ministério da Saúde recomenda evitar contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e permanecer em casa ao longo de 14 dias.

Durante esse tempo é importante ficar de olho para ver se outro sintoma do novo coronavírus não aparece, ligar para o médico que te acompanha e contatar a secretaria da saúde da sua cidade para avisar que está com sintoma da COVID-19.

Outros sintomas do novo coronavírus

Quanto alguém desconfia que pode estar com COVID-19 é fundamental que ela tenha em mente que, de acordo com o Ministério da Saúde e da OMS, além do nariz escorrendo, o novo coronavírus pode provocar os seguintes sintomas:

Entenda com que rapidez os sintomas do novo coronavírus surgem e saiba mais acerca dos sinais de alerta. Com informações do site WebMD.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sentiu algum sintoma leve de COVID-19 como o nariz escorrendo, por exemplo, nos últimos dias? Tem chances de ter contraído o novo coronavírus? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário