Ornitina Alfa-Cetoglutarato (OKG) – Benefícios e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 23/03/2015

A Ornitina Alfa-Cetogluturato, também conhecido como OKG, é uma substância presente no organismo humano, mas que também pode ser produzido em laboratório. Ela é formada pela junção de dois aminoácidos essenciais, a ornitina e a glutamina, e do alfa-cetoglutarato, um componente do ciclo de Krebs, região central do metabolismo humano.

Sua ação no organismo está ligada à função dos aminoácidos na construção de proteínas e no aumento das taxas de insulina, hormônio responsável pela regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Para que serve?

O composto feito a partir dessas duas substâncias é utilizado por praticantes do fisiculturismo para aumentar e manter o volume dos músculos e na medicina para tratar casos de queimaduras, por exemplo.

Benefícios na musculação

Os praticantes da musculação utilizam a Ortinina Alfa-Cetogluturato (OKG) para melhorar seu desempenho, tendo em vista que a substância atua no crescimento, fortalecimento da massa muscular, aumento do vigor físico e na prevenção da perda de músculos.

Isso acontece porque o OKG estimula a produção de glutamina no organismo, um aminoácido que desempenha funções fundamentais no ganho de massa muscular, pelo fato de estimular a síntese de proteínas, diminuir o tempo necessário para a recuperação muscular, aumentar a produção do hormônio do crescimento, diminuir o catabolismo muscular durante a realização de exercício físicos (desgaste da musculatura) e melhorar a reposição de glicogênio (substância que quando é encontrada em baixos níveis pode causar a fadiga).

Uso no tratamento contra queimaduras

Em relação à saúde, um dos principais benefícios da Ortinina Alfa-Cetogluturato (OKG) ocorre no tratamento de pacientes com queimaduras. A ação da substância nesses casos faz com que o processo de cura desses pacientes aconteça de maneira mais rápida.

Essa propriedade do OKG pode ser verificada em um estudo comparativo realizado entre pessoas vítimas de queimaduras que tomavam 20 g da substância durante o tratamento e indivíduos que não ingeriam nenhuma quantia do remédio.

O resultado foi que os que utilizaram a Ortinina Alfa-Cetogluturato foram curados em 60 dias, enquanto os outros demoraram 90 dias para terem as queimaduras saradas.

Além disso, para entender como é que essa substância consegue acelerar a recuperação do corpo contra queimaduras, outro estudo analisou o plasma de 42 pacientes que utilizaram a Ortinina Alfa-Cetogluturato (OKG) no tratamento.

Os pesquisadores notaram que o organismo dessas pessoas metabolizou o OKG, que também produziu substâncias como a glutamina, arginina e prolina, que ajudam a regular a produção de proteínas no corpo. Com o uso da Ortinina Alfa-Cetogluturato, foi possível obter o aumento desses componentes, o que ajudou no processo de cura dos pacientes com queimaduras.

Pacientes cirúrgicos

Assim como os traumas e a inanição, os procedimentos cirúrgicos podem causar alguns efeitos prejudiciais ao organismo. Um deles é a diminuição na produção e síntese de proteínas no músculo esquelético.

Entretanto, quando o OKG é usado, essa perda na síntese de proteínas acontece ao menor grau, devido ao fato de que o Alfa-Cetogluturato é usado para produzir glutamina, o que contribui justamente para a melhoria da sintetização das proteínas.

Câncer

Um dos efeitos negativos que o câncer traz a seus portadores é a perda de peso e músculos. Tendo isso em mente, já foram realizados estudos relacionados à doença com animais que verificaram que quando o OKG é consumido, a quebra de proteínas acontece em menor quantidade.

Para os pesquisadores, o resultado apareceu como um indício das propriedades positivas que a Ortinina Alfa-Cetogluturato no tratamento contra esses efeitos causados pelo câncer.

Sistema imunológico

O uso do OKG também é importante para o sistema imunológico do nosso organismo. A razão para isso é que ele estimula o melhor funcionamento de funções defensivas no corpo humano.

Outros benefícios

A substância também pode oferecer efeitos positivos na cura de feridas, desnutrição, para crianças com problemas de atraso no crescimento e no tratamento contra a fraqueza muscular em pessoas mais velhas.

Efeitos Colaterais

Por se tratar de um elemento que já é produzido pelo organismo humano, a Ortinina-Alfa Cetoglutarato (OKG) não costuma trazer grandes ou graves efeitos colaterais. Entretanto, há registros de pessoas que utilizaram a substância em doses mais elevadas e tiverem problemas como a diarréia.

Outros efeitos colaterais que podem aparecer são problemas gástricos, inquietação e insônia, que são causados exclusivamente pela ortinina.

O uso da substância também não é recomendado para mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação, especialmente sem consultar o médico previamente, já que o OKG pode ser transferido ao bebê e causar efeitos prejudiciais.

Interações medicamentosas

Apesar de não haver registros do perigo da interação da Ortinina-Alfa Cetoglutarato (OKG) com medicamentos, suplementos ou alimentos, a utilização da substância não é aconselhada para indivíduos que tomem remédios para a pressão arterial ou disfunção erétil, pois ainda há o risco de que algum tipo de interação prejudicial ao organismo acabe ocorrendo.

Onde encontrar

Além de ser possível encontrar a Ortinina-Alfa Cetoglutarato (OKG) em suplementos alimentares, também há como obter a substância através da ingestão de alguns alimentos como:

  • Frango;
  • Carne de porco;
  • Carne bovina;
  • Ovos;
  • Salmão;
  • Laticínios;
  • Leite;
  • Iogurte.

Quantidade recomendada

A quantidade geralmente recomendada de ingestão da Ortinina-Alfa Cetoglutarato (OKG) é de 5 a 25 g diariamente. Entretanto, é aconselhado procurar um médico para determinar uma quantia adequada para obter benefícios e não sofrer com os possíveis efeitos colaterais da substância.

Como a dosagem adequada para crianças e pacientes com problemas nos fígados ou rins ainda não foi estabelecida, é importante que essas pessoas não exagerem na quantia consumida por dia.

Você já conhecia os benefícios da Ortinina-Alfa Cetoglutarato? Já testou sua suplementação? Como foram os resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Ornitina Alfa-Cetoglutarato (OKG) – Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. A Anvisa proibiu produtos com ornitina alfa cetoglutarato em 2014, por não ter investigado ainda a segurança dessa substância.

    • Pois, mas em 2016 cientistas chineses publicaram um artigo na Nature falando sobre como a AKG auta na síntese de proteínas e hipertrofia muscular.