Suco de laranja

Perde-se Ingredientes ao Fazer Suco de Frutas e Vegetais?

Um suco extraído de frutas e vegetais conterá quantidades concentradas de vitaminas, minerais e outros nutrientes vegetais. Se você tende a evitar frutas e verduras frescas, congeladas ou enlatadas, o suco pode fornecer uma maneira conveniente e refrescante de obter uma dose saudável de nutrientes que são facilmente absorvidos.

Mas quando se espreme frutas e vegetais, de fato, parte da fibra saudável é perdida. Isso porque quando usamos espremedores, juicers ou liquidificadores, separamos o suco da polpa e das peles ricas em fibras.

Você perde a fibra nos sucos de frutas e vegetais, e isso resulta na capacidade dos sucos de aumentar seu nível de açúcar no sangue de forma mais drástica do que se você comesse a fruta ou os vegetais integrais, segundo Robin Foroutan, nutricionista da medicina integrativa e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics.

Além da fibra, você também perde alguns polifenóis e antioxidantes encontrados no miolo das frutas cítricas e vegetais que não podem ser extraídos tão efetivamente em sucos caseiros, explicou Mario G. Ferruzzi, professor do Departamento de Alimentos. Bioprocessamento e Ciências da Nutrição na North Carolina State University.

Se você optar mesmo assim por fazer o suco, não demore a beber. “É melhor beber o suco imediatamente, porque a atividade antioxidante e enzimática diminui com o tempo”, disse Foroutan.

Os antioxidantes ajudam a equilibrar a inflamação, enquanto as enzimas (como as encontradas no abacaxi) ajudam na digestão. Se você estiver fazendo suco pensando em bebê-lo mais tarde, é melhor armazená-lo em um recipiente de vidro hermético, refrigerar e consumir dentro de um dia.

Como minimizar as perdas de nutrientes no suco?

Para minimizar a perda de fibras, você pode usar parte da polpa que seria descartada no próprio suco. Você também pode salvar a polpa usando-a para fortalecer outros alimentos e receitas como bolo, arroz e sopas.

Outra opção é usar um processador de alimentos ou liquidificador em vez do espremedor, para que a polpa rica em fibras permaneça um pouco mais no suco, o que pode fazer com que você se sinta mais cheio por mais tempo.

A última gota

Os sucos podem nos ajudar a consumir nutrientes importantes, mas não devem ser a única forma de consumir frutas e legumes em sua dieta. Limitar sua dieta a beber frutas ou vegetais pode fazer com que você perca nutrientes importantes, como proteínas e gorduras saudáveis.

Finalmente, tenha em mente que, apesar de conterem açúcares naturais, os sucos ainda são uma fonte concentrada de calorias, mesmo para alguns sucos de vegetais, como cenoura ou beterraba. Então, se você está atento a seus níveis de açúcar no sangue ou tentando manter os carboidratos ou calorias sob controle, não se esqueça de observar e limitar suas porções de suco.

Você costuma fazer suco de frutos e vegetais diariamente? Sabia que perde-se muito dos ingredientes? Pretende continuar ou não? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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