Perde-se ingredientes ao fazer suco de frutas e vegetais?

Especialista da área:
atualizado em 20/07/2021

Um suco feito a partir de frutas e vegetais contém quantidades concentradas de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Se você tende a evitar frutas e verduras frescas, congeladas ou enlatadas, o suco pode fornecer uma maneira conveniente e refrescante de obter uma dose saudável de nutrientes que são facilmente absorvidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas quando se espreme frutas e vegetais, de fato, parte da fibra saudável é perdida. Isso porque quando usamos espremedores, juicers ou liquidificadores, separamos o suco da polpa e das cascas, ricas em fibras.

Você perde a fibra nos sucos de frutas e vegetais, e isso aumenta o seu índice glicêmico resultando em picos de glicose e insulina, coisa que provavelmente não ocorreria ao se comer a fruta ou os vegetais in natura.

Além da fibra, você também perde alguns polifenóis e antioxidantes encontrados no miolo das frutas cítricas e vegetais, que não podem ser extraídos tão facilmente em sucos caseiros.

sucos de frutas

Se você optar mesmo assim por fazer o suco, não demore a beber. É melhor beber o suco imediatamente, porque a atividade antioxidante e enzimática diminui com o tempo.

Os antioxidantes ajudam a equilibrar a inflamação, enquanto as enzimas (como as encontradas no abacaxi) ajudam na digestão. Se você estiver fazendo suco pensando em bebê-lo mais tarde, é melhor armazená-lo em um recipiente de vidro hermético, em ambiente refrigerado e consumir no mesmo dia, ou no máximo, no dia seguinte.

Como minimizar as perdas de nutrientes no suco?

Para minimizar a perda de fibras, você pode usar parte da polpa que seria descartada no próprio suco. Você também pode salvar a polpa usando-a para fortificar outros alimentos e receitas, como bolo, arroz e sopas.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra opção é usar um processador de alimentos ou liquidificador em vez do espremedor, para que a polpa rica em fibras permaneça um pouco mais no suco, o que pode fazer com que você sinta a saciedade por mais tempo.

Não restrinja o consumo apenas ao suco

Os sucos podem nos ajudar a consumir nutrientes importantes, mas não devem ser a única forma de consumir frutas e legumes em sua dieta. Limitar sua dieta a beber sucos de frutas ou vegetais pode fazer com que você perca nutrientes importantes, como proteínas e gorduras saudáveis.

Finalmente, tenha em mente que, apesar de conter açúcares naturais, os sucos ainda são uma fonte concentrada de calorias, mesmo alguns sucos de vegetais, como cenoura ou beterraba.

Então, se você está preocupado com seus níveis de açúcar no sangue ou tentando manter os carboidratos ou calorias sob controle, não se esqueça de prestar atenção e limitar a quantidade de suco consumida.

Você costuma fazer suco de frutas e vegetais diariamente? Sabia que perde-se muito dos ingredientes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Perde-se ingredientes ao fazer suco de frutas e vegetais?”

  1. Se eu bater no liquidificador as frutas e vegetais mas tomar o suco sem açucar e sem coar na mesma hora perco slgum nutriente?

    Responder
    • O ideal é justamente tomar na hora sem coar. Dessa forma você evita ao máximo a perda de nutrientes.

      Responder