Permanganato de potássio – O que é e para que serve

Especialista da área:
atualizado em 29/04/2021

Praticamente todos já usamos o permanganato de potássio em algum momento de nossas vidas, uma vez que ele serve para tratar uma infinidade de problemas de pele.

Esse produto tem uma cor roxa vibrante característica, e pode ser usado de diversas formas, como compressas e banhos de assento. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse medicamento tão antigo, suas indicações e seus efeitos colaterais, além de descobrir como usá-lo da melhor forma possível.

O que é permanganato de potássio?

O permanganato de potássio, conhecido na química pela fórmula KMnO4, é um medicamento muito usado para o tratamento de problemas de pele, como pequenos ferimentos, queimaduras e infecções não complicadas. 

Inicialmente ele foi desenvolvido como um desinfetante, em 1857, mas logo passou a ser usado também como antisséptico e adstringente. Além disso, esse medicamento é facilmente encontrado em farmácias e drogarias, por preços a partir de 2 reais.

permanganato de potássio

Para que serve?

Quando aplicado à pele, o permanganato de potássio ajuda a matar os germes presentes no local, além de ajudar a secar ferimentos ou regiões infectadas.

Então, a seguir vamos conhecer os problemas que podem ser tratados com esse medicamento:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Pequenos ferimentos, bolhas e queimaduras

O permanganato é muito utilizado para tratar ferimentos abertos na superfície da pele, principalmente aqueles que estão irritados ou infeccionados.

Ele ajuda a limpar as feridas e a secar as bolhas que eventualmente podem se formar, como no caso de queimaduras e infecções pelo vírus da herpes ou da catapora. 

2. Irritações na pele

Lesões na pele que apresentam irritação, vermelhidão e bolhas, como no caso do eczema, podem ser tratadas com o permanganato de potássio, que ajuda a secar a região da pele afetada.

Mas é importante consultar um profissional de saúde para saber qual a diluição ideal para o seu caso, para evitar irritar ainda mais a pele.

3. Micoses e outras infecções fúngicas

Infecções bacterianas e fúngicas que afetam a pele, como o pé de atleta e o impetigo, podem ser tratadas com a aplicação de permanganato de potássio na região infeccionada com uma compressa.

Além disso, ele pode ser usado também, na forma de banho de assento, como tratamento para vulvovaginites e candidíase vaginal.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse caso, deve-se permanecer sentado dentro de uma bacia com a solução, durante alguns minutos, para que o medicamento aja no local afetado.

4. Alergias

O permanganato de potássio também pode ser útil para aliviar os sintomas causados por reações alérgicas na pele e no couro cabeludo. Isso acontece porque o permanganato, além de ajudar a reduzir a umidade, contribui para a melhora da coceira.

Mas é importante identificar a causa da alergia e tratar o problema de forma adequada, uma vez que o permanganato de potássio só alivia os sintomas.

Diluição

Como o permanganato de potássio pode ser irritante, é preciso diluí-lo em água antes de aplicar sobre a pele. 

Normalmente a diluição de um comprimido de 100 mg do medicamento é feita em 1 a 4 litros de água natural ou morna, dependendo do problema a ser tratado e da orientação médica. 

Essa diluição é importante tanto para proteger a pele da irritação causada pelo medicamento puro, quanto para evitar manchas que podem surgir nos locais tratados. Mas caso apareçam manchas, mesmo após a diluição, não se preocupe, pois elas tendem a desaparecer em no máximo 48 horas.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do permanganato de potássio são raros, mas quando surgem normalmente afetam apenas a área da pele ou em mucosas que entraram em contato com o produto.

Assim, o medicamento pode causar:

  • Irritação;
  • Vermelhidão;
  • Dor;
  • Queimaduras. 

Mas, uma dica para evitar ou minimizar essas reações é a diluição do medicamento, pois quanto mais diluído estiver o permanganato, menores são os riscos de efeitos adversos.

Dicas e cuidados

  • De forma alguma o permanganato de potássio deve ser ingerido, e caso isso aconteça, é importante procurar atendimento médico imediatamente;
  • Não é recomendado o uso de permanganato de potássio por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois não se sabe se o composto pode prejudicar a saúde do feto ou do bebê através do leite materno;
  • Além disso, para aumentar a segurança, é recomendado usar luvas durante o preparo da solução de permanganato, para evitar o contato direto com a pele, o que pode causar queimaduras e irritações graves;
  • No caso de comprimidos, é sempre importante garantir que ele esteja totalmente diluído na água, pois um pedaço do comprimido não dissolvido pode prejudicar a pele;
  • Por fim, caso perceba qualquer tipo de irritação ou vermelhidão intensa, interrompa o uso do permanganato de potássio e procure um médico para avaliar a sua pele.
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o permanganato de potássio? Já utilizou alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média 4,20)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Permanganato de potássio – O que é e para que serve”

  1. HÁ ALGUMAS DECADAS ATRAS QUANDO EU TRABALHAVA NUM AVIARIO DE CODORNIZES,USAVAMOS O PERMANGANATO DE POTASSIO NUMA VASILHA JUNTAMENTE COM CLOROFORMIO DENTRO DUMA SALA ONDE COLOCAVAMOS OS OVOS DAS CODORNAS ANTES DE SEREM COLOCADOS NA CHOCADEIRA E DEIXAVAMOS FICAR DURANTE UMAS HORAS PARA DESINFETAR AS CASCAS DOS OVOS.AO VAZAR O CLOROFORMIO EM CIMA DO PERMANGANATO PRODUZIA-SE UMA FORTE NUVEM DE GAZ E TINHAMOS DE VIRAR A CARA E NAO RESPIRAR DEPOIS SAIAMOS RAPIDAMENTE DA SALA DE DESINFEÇÃO E FECHAVAMOS A PORTA.

    Responder
  2. Quando tenho dinheiro compro 1 descolorante 2 oxigenada e uma cartela de permanganato, daí, faço a descoloração e diluo 2 comprimidos no condicionador e aplico quando necessário, tipo 2 vezes semanal sem descolorir. Fica show meus brancos!

    Responder