Aldactone emagrece? Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 16/12/2020

Vamos entender se o medicamento Aldactone emagrece de alguma forma, para que serve e como usar corretamente em seu tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

O Aldactone (espironolactona) é um remédio que pode ser indicado para:

  • Tratar a hipertensão essencial, que é a elevação da pressão arterial sem causa determinada;
  • Tratar distúrbios relacionados ao inchaço como edema idiopático (inchaço sem causa aparente) e edema e ascite (acúmulo de líquido dentro do abdome);
  • Distúrbios associados à insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e síndrome nefrótica (doença renal que provoca a perda de proteína na urina);
  • Terapia auxiliar na hipertensão maligna (tipo grave de pressão arterial elevada);
  • Prevenção da hipopotassemia (diminuição dos níveis sanguíneos de potássio) e da hipomagnesemia (diminuição dos níveis sanguíneos de magnésio) em pacientes que fazem uso de diuréticos;
  • Diagnóstico e tratamento do hiperaldosteronismo primário (aumento dos níveis sanguíneos de aldosterona – hormônio renal – sem causa aparente);
  • Tratamento pré-operatório de pacientes com hiperaldosteronismo primário.

O remédio é de uso oral e pediátrico e pode ser comercializado somente com a apresentação da receita médica. As informações são da bula de Aldactone da Wyeth, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

E então, será que Aldactone emagrece?

Aldactone

Agora que já sabemos para que serve o medicamento, podemos verificar se Aldactone emagrece ou não. Para tentar descobrir isso, resolvemos consultar a bula do medicamento.

Pois bem, não foram encontradas no documento informações a respeito de efeitos colaterais do remédio que podem provocar, pelo menos de maneira direta, a diminuição do peso. O que não nos concede segurança para afirmar que Aldactone emagrece.

No entanto, como o medicamento pode ser utilizado para tratar distúrbios relacionados ao inchaço, é possível que o seu uso deixe o corpo do paciente menos inchado. Mas isso não quer dizer que ele promova a perda de peso na forma de gordura.

De qualquer maneira, caso você perceba que emagreceu, principalmente se isso acontecer de maneira significativa, informe o médico a respeito da reação para saber como deve proceder.

Vale lembrar que, assim como o aumento de peso expressivo, a diminuição considerável do peso também pode representar problemas para a saúde.

Como usar Aldactone

A bula de Aldactone esclarece que, para os adultos, a dosagem diária do medicamento pode ser de uma só vez ou fracionada ao longo do dia. Sempre conforme as indicações do médico, obviamente.

Essa dosagem varia de acordo com a condição para a qual o medicamento é utilizado e dever ser definida pelo médico. A bula do remédio alerta que é necessário obedecer a todas as recomendações do médico em relação à dosagem, os horários e a duração do tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para conhecer melhor as suas indicações e ficar ciente quanto aos efeitos colaterais, contraindicações e cuidados necessários ao longo do tratamento com o remédio, consulte e leia toda a bula de Aldactone disponibilizada no bulário da Anvisa.

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o Aldactone emagrece? Seu médico já recomendou esse remédio para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário