Aldactone emagrece? Para que serve e como usar

atualizado em

Vamos entender se o medicamento Aldactone emagrece de alguma forma, para que serve e como usar corretamente em seu tratamento.

O Aldactone (espironolactona) é um remédio que pode ser indicado para:

  • Tratar a hipertensão essencial, que é a elevação da pressão arterial sem causa determinada;
  • Tratar distúrbios relacionados ao inchaço como edema idiopático (inchaço sem causa aparente) e edema e ascite (acúmulo de líquido dentro do abdome);
  • Distúrbios associados à insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e síndrome nefrótica (doença renal que provoca a perda de proteína na urina);
  • Terapia auxiliar na hipertensão maligna (tipo grave de pressão arterial elevada);
  • Prevenção da hipopotassemia (diminuição dos níveis sanguíneos de potássio) e da hipomagnesemia (diminuição dos níveis sanguíneos de magnésio) em pacientes que fazem uso de diuréticos;
  • Diagnóstico e tratamento do hiperaldosteronismo primário (aumento dos níveis sanguíneos de aldosterona – hormônio renal – sem causa aparente);
  • Tratamento pré-operatório de pacientes com hiperaldosteronismo primário.

O remédio é de uso oral e pediátrico e pode ser comercializado somente com a apresentação da receita médica. As informações são da bula de Aldactone da Wyeth, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

E então, será que Aldactone emagrece?

Aldactone

Agora que já sabemos para que serve o medicamento, podemos verificar se Aldactone emagrece ou não. Para tentar descobrir isso, resolvemos consultar a bula do medicamento.

Pois bem, não foram encontradas no documento informações a respeito de efeitos colaterais do remédio que podem provocar, pelo menos de maneira direta, a diminuição do peso. O que não nos concede segurança para afirmar que Aldactone emagrece.

No entanto, como o medicamento pode ser utilizado para tratar distúrbios relacionados ao inchaço, é possível que o seu uso deixe o corpo do paciente menos inchado. Mas isso não quer dizer que ele promova a perda de peso na forma de gordura.

De qualquer maneira, caso você perceba que emagreceu, principalmente se isso acontecer de maneira significativa, informe o médico a respeito da reação para saber como deve proceder.

Vale lembrar que, assim como o aumento de peso expressivo, a diminuição considerável do peso também pode representar problemas para a saúde.

Como usar Aldactone

A bula de Aldactone esclarece que, para os adultos, a dosagem diária do medicamento pode ser de uma só vez ou fracionada ao longo do dia. Sempre conforme as indicações do médico, obviamente.

Essa dosagem varia de acordo com a condição para a qual o medicamento é utilizado e dever ser definida pelo médico. A bula do remédio alerta que é necessário obedecer a todas as recomendações do médico em relação à dosagem, os horários e a duração do tratamento.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para conhecer melhor as suas indicações e ficar ciente quanto aos efeitos colaterais, contraindicações e cuidados necessários ao longo do tratamento com o remédio, consulte e leia toda a bula de Aldactone disponibilizada no bulário da Anvisa.

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o Aldactone emagrece? Seu médico já recomendou esse remédio para você? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

2 comentários em “Aldactone emagrece? Para que serve e como usar”

  1. Sim, recomendou posso apresentei inchaço nos membros inferiores chamado de síndrome pós trombótica já que tive trombose aguda tratada tardiamente porque precisei antes fazer uma histerectomia total, então tive seqüelas nas pernas. O aldactone além de eliminar o inchaço ainda me senti mais magra. Sou grata ao meu vascular e ao espironolactona por me sentir melhor e relação as minhas pernas e ao meu corpo em geral. Faço musculação, mas às vezes não cumpro o treino de forma rotineira, porém notei meu corpo mais magro, inclusive meu marido também notou.O aldactone 50 mg foi me receitado apenas para 30 dias, após o tratamento será suspenso. Então pra mim o medicamento apenas me desinchou.

    Responder
  2. O meu esposo cardiopata, diabético e idoso está tomando aldactone 25 mg há 40 dias e teve uma acentuada perda de peso o que nos deixou demais preocupada pois ele já era muito magro

    Responder