Vamos entender se o medicamento Aldactone emagrece de alguma forma, para que serve e como usar corretamente em seu tratamento.
O Aldactone (espironolactona) é um remédio que pode ser indicado para:
- Tratar a hipertensão essencial, que é a elevação da pressão arterial sem causa determinada;
- Tratar distúrbios relacionados ao inchaço como edema idiopático (inchaço sem causa aparente) e edema e ascite (acúmulo de líquido dentro do abdome);
- Distúrbios associados à insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e síndrome nefrótica (doença renal que provoca a perda de proteína na urina);
- Terapia auxiliar na hipertensão maligna (tipo grave de pressão arterial elevada);
- Prevenção da hipopotassemia (diminuição dos níveis sanguíneos de potássio) e da hipomagnesemia (diminuição dos níveis sanguíneos de magnésio) em pacientes que fazem uso de diuréticos;
- Diagnóstico e tratamento do hiperaldosteronismo primário (aumento dos níveis sanguíneos de aldosterona – hormônio renal – sem causa aparente);
- Tratamento pré-operatório de pacientes com hiperaldosteronismo primário.
O remédio é de uso oral e pediátrico e pode ser comercializado somente com a apresentação da receita médica. As informações são da bula de Aldactone da Wyeth, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
E então, será que Aldactone emagrece?
Agora que já sabemos para que serve o medicamento, podemos verificar se Aldactone emagrece ou não. Para tentar descobrir isso, resolvemos consultar a bula do medicamento.
Pois bem, não foram encontradas no documento informações a respeito de efeitos colaterais do remédio que podem provocar, pelo menos de maneira direta, a diminuição do peso. O que não nos concede segurança para afirmar que Aldactone emagrece.
No entanto, como o medicamento pode ser utilizado para tratar distúrbios relacionados ao inchaço, é possível que o seu uso deixe o corpo do paciente menos inchado. Mas isso não quer dizer que ele promova a perda de peso na forma de gordura.
De qualquer maneira, caso você perceba que emagreceu, principalmente se isso acontecer de maneira significativa, informe o médico a respeito da reação para saber como deve proceder.
Vale lembrar que, assim como o aumento de peso expressivo, a diminuição considerável do peso também pode representar problemas para a saúde.
Como usar Aldactone
A bula de Aldactone esclarece que, para os adultos, a dosagem diária do medicamento pode ser de uma só vez ou fracionada ao longo do dia. Sempre conforme as indicações do médico, obviamente.
Essa dosagem varia de acordo com a condição para a qual o medicamento é utilizado e dever ser definida pelo médico. A bula do remédio alerta que é necessário obedecer a todas as recomendações do médico em relação à dosagem, os horários e a duração do tratamento.
Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados
Para conhecer melhor as suas indicações e ficar ciente quanto aos efeitos colaterais, contraindicações e cuidados necessários ao longo do tratamento com o remédio, consulte e leia toda a bula de Aldactone disponibilizada no bulário da Anvisa.