Indispensável nas despensas de grande parte das pessoas, o pão é alvo de muitos mitos e crenças. Acredita-se, por exemplo, que o pão branco é prejudicial à saúde e engorda e, por isso, muitos têm optado pelo integral. Há quem ainda tenha dúvidas sobre todas as notícias em torno desse alimento, até que a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha, e o centro Cochrane Iberoamericano realizaram um estudo a fim de sanar esses questionamentos.
Segundo a pesquisa Predimed, um ensaio multicêntrico realizado na Espanha, o pão branco está realmente associado ao ganho de peso ou ao aumento da circunferência abdominal. Enquanto isso, o maior consumo do pão integral não se associa a nenhum desses aumentos, com um crescimento inferior a 2 kg e obtenção menor que dois centímetros de cintura.
Diferenças entre o pão branco e o integral
No ponto de vista nutricional, o pão integral oferece vitaminas e minerais, além de conter um maior teor de fibras, em comparação ao pão branco. “Ainda assim, é necessário adaptar a alimentação às necessidades da pessoa, avaliando se o consumo de fibras atende às suas exigências nutricionais”, explicaram os integrantes do Colégio Profissional de Dentistas Nutricionistas da Andaluzia (Codinan), da Espanha, ao site CuídatePlus.
Um dos principais ingredientes do pão branco é a farinha refinada, enquanto o integral é produzido com farinha de grãos inteiros, o que conserva melhor os nutrientes. Portanto, a pesquisadora Andrea Sanabria, em seu artigo publicado no Nutrimedia, indicou que a ingestão do pão integral pode oferecer maiores benefícios para a saúde, se comparado à ingestão de pão branco.
Então, deduz-se que substituir o pão branco pelo integral pode ser benéfico para quem deseja perder peso, já que é feito de grãos inteiros – o que significa que contém farelo e germe de trigo -, não encontrados no pão branco – conforme o portal CuídatePlus.
Os pesquisadores apontaram alguns motivos que podem estar ligados ao fato do pão branco contribuir para o aumento de peso, tais como: os pães branco e integral possuem o mesmo número de calorias, entretanto, o segundo ajuda a saciar mais, o que contribui para a diminuição da ingestão de calorias; o pão integral fornece mais fibras, portanto, melhora o trânsito intestinal e a absorção de glicose; os grãos integrais podem influenciar as bactérias intestinais, participando da digestão dos nutrientes e na obtenção de energia dos alimentos.
Ademais, o pão integral tem um índice glicêmico mais baixo do que o branco, ou seja, provoca níveis menores de glicose no sangue e uma resposta reduzida da insulina, ajudando a regular o peso corporal.