Arroz Aumenta o Colesterol e Triglicérides?

atualizado em

Além de aparecer na companhia de seu parceiro tradicional, o feijão, o arroz também pode ser utilizado como acompanhamento de carnes e saladas, por exemplo. Podemos ainda encontrar o ingrediente em receitas de risoto, bolinhos salgados, nhoques, farinhas, leites, bolos doces e biscoitos, por exemplo.

Mas será que todo mundo pode consumir o arroz em suas refeições, ou o arroz aumenta o colesterol e quem tem esse tipo de problema precisa tomar cuidado com o alimento?

Será que o arroz aumenta o colesterol?

Uma dica importante para quem necessita diminuir o colesterol é tomar cuidado com o tamanho das porções dos alimentos consumidos, já que comer em excesso pode levar ao ganho de peso e ao aumento do colesterol.

Para não comer demais, é preciso saber qual quantidade de cada alimento corresponde a cada porção. Por exemplo, uma porção de arroz cozido deve caber em uma mão formando uma concha (com a mão, não com o arroz).

Conforme a Associação Americana do Coração, comer muito qualquer tipo de alimento (incluindo o arroz) aumenta os riscos de desenvolver o colesterol alto.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale ressaltar que é aconselhado incluir grãos integrais nas refeições do dia a dia. De acordo com especialistas, além de diminuírem os níveis do colesterol, os grãos integrais como o arroz integral não provocam picos nos níveis de açúcar no sangue, contêm mais fibras e fazem com que o corpo permaneça saciado por mais tempo.

O arroz branco

Por outro lado, outros carboidratos como o arroz branco aumentam as taxas sanguíneas de açúcar mais rapidamente, de modo que a fome apareça antes, havendo o risco de comer em excesso por conta disso.

E, como já vimos acima, comer além da conta pode resultar no aumento do peso e na elevação do colesterol. Já a perda de peso, principalmente de gordura na região da barriga, aumenta o colesterol bom e diminui o colesterol ruim.

“Se você está com sobrepeso ou obeso, perder apenas (aproximadamente) 4,5 kg pode reduzir o seu colesterol ruim em 5% a 8%, indica o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos”, informou a nutricionista Erin Coleman, em seu artigo publicado.

  Continua Depois da Publicidade  

Para Coleman, o arroz branco não é a melhor escolha para quem está preocupado com os seus níveis de colesterol e/ou necessita diminuí-los.

“Embora comer arroz branco em moderação possa não afetar drasticamente o seu colesterol, amidos (um tipo de carboidrato) ricos em fibras são mais benéficos. Se você ama arroz branco, incorpore quantidades modestas em um cardápio saudável para o coração que inclua muitas frutas, vegetais, grãos integrais, óleos vegetais e proteínas magras”, afirmou a nutricionista.

Coleman destacou ainda que uma pesquisa publicada no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics (Jornal da Academia de Nutrição e Dietética, tradução livre) indicou que, para as mulheres, o consumo de arroz branco e outros grãos refinados foi associado a uma diminuição do colesterol bom.

“Baixos níveis de HDL (o colesterol bom) aumentam os seus riscos de desenvolvimento de doença no coração”, alertou a nutricionista, que contou que o estudo foi conduzido em 6.845 pessoas com idades entre 30 e 65 anos.

Nos homens, os pesquisadores do estudo identificaram que aqueles que consumiam a maior parte das suas calorias por meio de carboidratos tinham níveis mais baixos de HDL, completou Coleman.

  Continua Depois da Publicidade  

“Embora comer arroz branco não signifique necessariamente que os seus níveis de colesterol HDL serão baixos, substituir o branco pelo arroz integral – ou outros alimentos com grãos integrais – ajuda a aumentar a ingestão total de fibras alimentares, que reduz o seu risco de doença no coração”, recomendou a nutricionista.

E será que o arroz aumenta o triglicérides?

Agora que já analisamos com cuidado se o arroz aumenta o colesterol, podemos entender se o consumo do alimento pode estar associado a um nível elevado de triglicérides.

Bem, segundo o documento “Eating Guidelines to Lower Triglycerides” (Orientações de Alimentação para Diminuir o Triglicérides, tradução livre) da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos, para diminuir os níveis de triglicérides é necessário ingerir porções pequenas de alimentos com amido, grupo que inclui o arroz e outros itens como pães, batata, macarrão e cereais, por exemplo.

O documento da Universidade de Wisconsin explica que esses alimentos são decompostos em açúcar pelo organismo e que esses açúcares podem se transformar em triglicérides, caso o consumo ocorra em quantidades excessivas.

Para quem já foi diagnosticado com taxas elevadas de triglicérides, a nutricionista Joy Bauer explicou que é especialmente importante diminuir a ingestão de carboidratos refinados como o arroz branco.

  Continua Depois da Publicidade  

Arroz branco x Arroz integral

Partindo do conceito que consumir alimentos ricos em açúcares naturais contribui com o desenvolvimento dos níveis altos de triglicérides, a Cleveland Clinic, centro médico nos Estados Unidos, recomenda limitar o consumo de grãos refinados como o arroz branco e dar uma chance ao arroz integral.

A Universidade de Wisconsin também recomenda aderir à versão de grão integral do arroz para diminuir os níveis de triglicérides, porém, não indica o arroz branco.

A instituição explica que os amidos de grão integral como o arroz integral não aumentam tanto o açúcar no sangue e o triglicérides quanto os amidos refinados e orienta escolher as versões integrais dos alimentos com amido sempre que for possível.

É também aconselhado trocar os carboidratos refinados do arroz branco pelos grãos integrais do arroz integral ou do arroz selvagem.

Os carboidratos refinados elevam mais os níveis de açúcar e insulina do que os grãos integrais ricos em fibras e taxas maiores de insulina podem resultar em um crescimento maior dos níveis de triglicérides depois de uma refeição.

Atenção

Mais proveitoso do que saber se o arroz aumenta o colesterol e triglicérides é consultar o médico para compreender como deve ser toda a alimentação e tratamento para evitar que os níveis desses elementos fiquem elevados, principalmente se você já foi diagnosticado com o colesterol e/ou o triglicérides alto.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião, o diagnóstico ou a prescrição do médico.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que arroz aumenta o colesterol e triglicérides? Tem o costume de consumir mais arroz branco ou integral? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário