Quantas calorias tem um pão? Tipos e dicas

Especialista:
atualizado em 19/11/2020

Diga se você não fica com água na boca quando vê aquele pãozinho, com a casquinha crocante, delicioso, ali na mesa, bem pertinho, só esperando você se sentar para tomar o café da manhã? Mas quantas calorias tem um pão?

Para tudo! É delicioso sim, mas pão tem calorias. E a dieta? Tudo bem que algumas dietas preveem um pão francês sem miolo em alguns dias, mesmo assim ele ainda tem 90 calorias!

  Continua Depois da Publicidade  

Pão é bom, todo mundo gosta, mas o pão branco, por exemplo, é rico em carboidratos e o seu consumo em excesso leva ao aumento de peso. No entanto, os carboidratos são importantes, pois eles fornecem energia ao nosso corpo.

O pão pode ter um lugar em nossa dieta, pois tem pouca gordura e é fonte de alguns nutrientes. Mas é preciso escolher os melhores tipos.

Quantas calorias tem um pão? Tipos e quantidades

Pães diversos

Dizer que todo pão engorda é generalizar, pois há uma grande variedade de tipos de pães, feitos com diferentes tipos de farinhas e ingredientes, principalmente grãos e cereais.

Basta conhecer alguns tipos, ver o que oferece mais benefícios e menos danos à saúde e incluí-lo em sua dieta, e saber quantas calorias tem um pão do tipo que você prefere é muito importante.

Pão branco

Feito com farinha de trigo refinada e como já dito, rico em carboidratos e proteínas. Nesta categoria podemos incluir o pão francês.

  • Calorias de uma fatia de pão branco (25g): 66 calorias e 12,65 g de carboidratos.
  • Calorias de 1 unidade de pão francês: 137 calorias e 25,95 g de carboidratos.

Dicas sobre o consumo de pão branco:

  • Consumir o pão branco na primeira refeição do dia, o café da manhã, como costuma-se fazer, é muito adequado, segundo nutricionistas, pois nesse momento o nosso corpo está precisando de uma grande dose de energia, pelo fato de ter ficado muitas horas em jejum;
  • Não é indicado a ingestão de pão branco antes de dormir;
  • Ele pode ser consumido depois de uma atividade física intensa.

Pão de centeio

Pão de centeio
Pão de centeio

Fonte de fibra insolúvel, o pão de centeio ajuda no funcionamento do intestino. E o farelo de centeio reduz o risco de câncer. Possui menos gorduras, mas mais carboidratos que os outros tipos.

  • Uma fatia de pão de centeio (25 g) contém 67 calorias e 12,56 g de carboidratos.

Pão integral

A farinha com a qual o pão integral é preparado não é refinada, portanto, mantém suas quantidades de vitaminas, minerais e fibras, o que faz do pão integral um dos mais nutritivos.

  • Uma fatia de pão integral (25 g) contém 68 calorias e 12,27 g de carboidratos.

Dicas sobre o consumo de pão integral:

  • Observar bem a informação nutricional da embalagem quando for comprar um pão integral, pois muitos são feitos com 50% de farinha integral e 50% de farinha branca.

Pão de linhaça

Pão de linhaça
Pão de linhaça

Rico em fibras e gorduras boas, o pão de linhaça é ainda uma ótima fonte de ômega 3, um ótimo antioxidante. A linhaça ajuda a acelerar o metabolismo, que dessa forma produz mais energia e combate a fadiga muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

  • Uma fatia de pão de linhaça (25 g) possui  81,5 calorias e  15 g de carboidratos.

Pão de aveia

A aveia é rica em fibras solúveis, portanto, este pão é altamente indicado para quem precisa controlar a glicemia. Também auxilia o funcionamento do intestino.

  • O pão de aveia possui 73 calorias e 13,10 g de carboidratos por fatia (25 g).

Pão australiano

Pão australiano
Pão australiano

Este pão de cor escura é feito de farinha integral enriquecida com ferro e acido fólico, e tem um sabor adocicado, por ser preparado com extrato de mel. É rico em fibras, minerais e vitaminas.

  • Cada fatia de pão australiano (25 g) contém 70 calorias e 14 g de carboidratos.

Pão de milho

O pão de milho é muito consumido pelas pessoas que têm a doença celíaca, pois ele não contém glúten. É rico em fibras e minerais, como fósforo, potássio e zinco.

  • Uma fatia de 50g de pão de milho contém 150 calorias e 29 g de carboidratos.

Pão preto

Pão preto
Pão preto

O pão preto é normalmente feito com farinha integral e açúcar caramelizado ou açúcar mascavo. Por isso, quem é diabético precisa ter cuidado com esse pão.

  • Uma fatia de pão preto (25 g) possui 57,5 calorias e 10,5 g de carboidratos.

Pão light

O termo light sempre indica que um dos componentes está em quantidade reduzida. Se forem as calorias, este é perfeito para uma dieta.

  • Uma fatia de pão light (20 g) possui 48 calorias e 9,2 g de carboidratos.

Dicas sobre o consumo de pão light:

  • O número de calorias do pão light pode variar, uma vez que em um pão o número de calorias pode ser reduzido, e em outro pão um nutriente diferente pode ser reduzido, como o sódio.

Pão 7, 9 e 12 grãos

Pão de grãos
Pão de grãos

Esses pães são mais ricos em fibras. Quanto maior a quantidade grãos, consequentemente será maior a de fibras.

  • Pão integral 7 grãos, uma fatia (25 g): 60 calorias e 9 g de carboidratos.
  • Pão 7 grãos light, uma fatia (25 g): 51,5 calorias e 7 g de carboidratos.
  • Pão 9 grãos, uma fatia (25 g): 79,5 calorias e 15 g de carboidratos.
  • Pão 12 grãos light, uma fatia (25 g): 60 calorias e 10,5 g de carboidratos.

Tabela de calorias dos tipos de pães

Tipo de pãocalorias (por 100 g)carboidratos (100 g)
Pão 7 grãos light206 kcal28 g
Pão preto230 kcal42 g
Pão 7 grãos240 kcal36 g
Pão 12 grãos light240 kcal42 g
Pão light240 kcal46 g
Pão branco/francês264 kcal50,6 g
Pão de centeio268 kcal50,24 g
Pão integral272 kcal49,08 g
Pão australiano280 kcal56 g
Pão de aveia292 kcal52,4 g
Pão de milho300 kcal58 g
Pão 9 grãos318 kcal60 g
Pão de linhaça326 kcal60 g
Tabela ordenada do tipo menos para o mais calórico

Dicas gerais

  • Cuidado com o que você passa no pão: uma fatia pode ter poucas calorias, mas dependendo do que você usa – manteiga, geleia, requeijão ou outro complemento – essas calorias podem aumentar muito. Opte sempre por complementos light ou diet e saiba exatamente quantas calorias está adicionando à sua fatia de pão.
  • As informações nutricionais variam um pouco entre as marcas de pães oferecidas no mercado. Algumas marcas detalham as calorias a cada 50 g, que equivale a duas fatias, outras a cada 25 g ou 20 g, que equivale aproximadamente a uma fatia. Por isso, fique sempre atento aos rótulos e informações nutricionais.
  • Além das calorias e carboidratos, uma informação muito importante é a respeito da quantidade de fibras e o tipo de carboidrato presentes no pão. Quanto mais integral e menos refinado for ele, menor será seu índice glicêmico e consequentemente você vai engordar menos.

Conhecendo um pouco mais sobre os tipos, os benefícios, bem como quantas calorias tem um pão por fatia, fica mais fácil organizar a sua dieta e o seu consumo diário de pão, sem exagerar, e controlando as calorias ingeridas.

Você já parou para pensar quantas calorias tem um pão do tipo que você come? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Quantas calorias tem um pão? Tipos e dicas”