Picada de marimbondo – Sintomas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 01/07/2021

Se você já foi mordido por um marimbondo deve saber o quanto dói. Veja aqui quais são os sintomas além da dor e o que fazer logo depois de sofrer uma picada de marimbondo.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitas vezes, pode ser difícil saber se você foi mordido por uma abelha ou por um marimbondo, mas uma diferença interessante é que os marimbondos não deixam o ferrão depois da picada na pele.

Por isso, a dor de uma picada de marimbondo pode ser mais leve do que a picada de uma abelha.

Mas mesmo assim, a picada causa dor e desconfortos na pele. Assim, confira também alguns remédios para mordidas de mosquitos que também podem ajudar nesse caso.

Também é importante reconhecer os sintomas e saber o que fazer depois de um ataque de marimbondo – já que a mordida pode causar uma reação alérgica.

Sintomas de picada de marimbondo

coceira no braço

São raros os casos em que uma pessoa é picada por um marimbondo e não sente nada. Assim, os principais sintomas incluem:

  • Dor local;
  • Queimação;
  • Inchaço;
  • Dificuldade de tocar ou mexer o local da picada;
  • Coceira;
  • Vermelhidão.

Além disso, é preciso ficar atento aos sintomas iniciais, pois algumas pessoas podem desenvolver sintomas de uma reação alérgica.

Assim, se você apresentar inchaço muito grande ou sinais como urticária, tontura leve ou sensação de bola na garganta, procure atendimento médico.

O que fazer

marimbondo

Na maioria dos casos, os marimbondos não soltam o ferrão no momento da picada.

Mas se houver um ferrão na sua pele, o primeiro passo é remover o ferrão. Para não machucar a sua pele, o ideal é usar os próprios dedos ou então utilizar um objeto sem ponta – como um cartão ou uma faca de manteiga, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

O segundo passo é lavar o local com bastante água e sabão, pois isso vai ajudar a remover resquícios de veneno que o marimbondo possa soltar na sua pele.

Em seguida, use uma compressa gelada para diminuir o inchaço e a vermelhidão na pele.

Por fim, você pode usar uma pomada anti-histamínica para tratar a ferida na pele e reduzir o desconforto. Um bom exemplo de anti-histamínico que você pode usar é o Benadryl (ou difenidramina).

Aliás, aplicar um creme de hidrocortisona ou uma loção de calamina para acalmar a ferida também costuma funcionar para reduzir a dor da picada.

Vale lembrar que mesmo com todos esses cuidados, o inchaço e a vermelhidão podem perdurar por várias horas – inclusive pode demorar vários dias para melhorar totalmente.

Assim, se o incômodo for muito grande, você deve consultar um dermatologista para avaliar sua pele.

Além disso, se você tomar mais do que uma picada, é provável que sua pele fique muito inchada. Nesse caso, procure um médico, pois ele pode te indicar um corticoide para aliviar o inchaço rapidamente.

Apesar do incômodo temporário, as picadas de marimbondos não costumam ser uma ameaça para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Para evitar novas picadas, sempre observe se o local em que você está tem insetos como abelhas e marimbondos. 

No caso dos marimbondos, eles só atacam quando se sentem ameaçados por nós. Sendo assim, mantenha uma distância segura de árvores que possam ter marimbondos e nunca cutuque ou tente remover um ninho de marimbondos sem ajuda especializada.

Fontes e referências adicionais

Você já tomou uma picada de marimbondo? O que fez para aliviar a dor? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário