Por Que Dá Sono Depois do Almoço? O Que Fazer?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Muitas pessoas querem saber por que dá sono depois do almoço, já que com frequência têm essa sensação. É muito normal se sentir assim. Algumas pessoas acreditam que isso acontece devido ao consumo de alimentos específicos, outras acreditam que há uma mudança significativa no fluxo sanguíneo do cérebro para o estômago ou trato gastrointestinal que auxilia na digestão.

Embora essas até possam ser algumas das causas do sono depois de todas as refeições, existem alguns motivos específicos. Vamos saber por que dá sono depois do almoço com mais detalhes abaixo:

O papel do ritmo circadiano na sonolência da tarde

O sono depois do almoço pode até ter um pouco a ver com a ingestão de alimentos, porém, tem mais a ver com o tempo natural de uma propensão ao sono.

Existem dois fenômenos que contribuem para isso: o impulso de sono homeostático e o ritmo circadiano.

1. Impulso de sono homeostático

É um princípio básico de regulação do sono. Um déficit de sono provoca o aumento compensatório na intensidade e duração do sono, enquanto que o sono excessivo reduz a propensão ao sono. Ondas lentas no eletroencefalograma (EEG) ligadas à intensidade do sono servem como um indicador da homeostase do sono e não do sono REM – do inglês rapid eye movement (movimento rápido dos olhos – fase em que a pessoa tem sonhos mais intensos já que o cérebro está mais ativo).

A sensação de sono ocorre devido ao acúmulo gradual de uma substância química presente no cérebro chamada adenosina. Quanto mais tempo uma pessoa fica acordada, mais adenosina se acumula, levando a um aumento do desejo de sono, e embora isso atinja o seu pico antes da pessoa ir dormir, em comparação com a manhã, é maior durante à tarde.

2. Ritmo Circadiano

O ritmo circadiano contribui indiretamente para a sonolência, pois ele é, na verdade, o padrão de um sinal de alerta que aumenta ao longo do dia para manter as pessoas acordadas e neutralizar os níveis crescentes de adenosina.

Há uma queda nesse padrão de alerta durante a tarde, tipicamente depois de cerca de 7 a 9 horas que a pessoa acordou, e quando esse sinal de alerta diminui, as pessoas sentem uma sonolência mais forte, e por isso o sono. A maioria das pessoas se sentem naturalmente com sono entre 13 e 15 horas da tarde.

Embora a típica sensação de sonolência após o almoço possa ser explicada, existem algumas condições de saúde que fazem com que você se sinta cansado tanto depois do almoço como simplesmente o tempo todo.

Condições de saúde que podem causar mais sono

Quando nos perguntamos por que dá sono depois do almoço, não podemos deixar de citar as condições de saúde que podem piorar a sonolência tanto depois do almoço quanto depois de qualquer outra refeição ao longo do dia:

  • Hipotireoidismo;
  • Alergia alimentar;
  • Doença celíaca;
  • Intolerância alimentar;
  • Anemia;
  • Apneia do sono.

Se frequentemente você se sente cansado e tem algumas dessas condições de saúde, converse com o seu médico sobre possíveis soluções. Se não tem o conhecimento de uma condição médica subjacente, mas sente outros sintomas além da sonolência após o almoço ou qualquer outra refeição, seu médico poderá te ajudar a identificar a causa.

O que fazer para evitar o sono depois do almoço

Agora que você já sabe por que dá sono depois do almoço, veja o que você pode fazer para acabar com esse problema.

– Faça pequenas refeições ao longo do dia

Uma grande refeição requer que o corpo gaste mais energia para digerir, por isso, em vez de fazer uma grande refeição durante o almoço, tente comer pequenas refeições ao longo do dia. Por exemplo, equilibre um almoço pequeno com lanches no meio da manhã e no meio da tarde para que atenda a sua ingestão de calorias recomendadas ao longo do dia.

Comer refeições menores e com uma frequência maior ao longo do dia pode te ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, fornecendo suplementos de energia regulares.

Exagerar durante as refeições nunca é algo bom, enquanto que obter o equilíbrio de proteínas, gorduras boas e carboidratos pode ajudar a fazer com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

– Mexa-se

Depois do almoço, aproveite para fazer alguma atividade física ou praticar algum exercício leve, pois isso te ajuda a se manter alerta durante o dia otimizando a circulação de oxigênio e sangue ao redor do corpo e para o cérebro, minimizando o risco do sono depois do almoço.

Se puder fazer isso ao ar livre, os benefícios serão ainda maiores, já que isso ajuda a aumentar a oxigenação do cérebro.

– Não pule o café da manhã

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é uma refeição muito importante, e segundo especialistas, fazer essa refeição pode te ajudar a reduzir o cansaço que virá mais tarde, como por exemplo o sono depois do almoço.

Quando alguém pula o café da manhã, define o padrão de energia que terá para o resto do dia, além de que, na hora do almoço, estará com muita fome e terá mais chances de fazer escolhas alimentares mais pobres ou consumir mais alimentos.

– Opte por refeições equilibradas de macronutrientes

Em vez de escolher amidos e alimentos processados, certifique-se de que o seu almoço é equilibrado e saudável, composto principalmente por legumes coloridos e uma porção de proteína magra e grãos integrais.

Para evitar níveis baixos de energia, também é importante beber muita água para se manter hidratado, evitando consumir muito carboidrato refinado e açúcar.

Para ajudar a controlar os níveis de insulina, o que também ajuda a controlar a sensação de sono, escolha alimentos naturais ricos em fibras e proteínas, como grãos integrais, castanhas e legumes.

– Consulte o seu médico

Se você se sente constantemente cansado, de maneira que isso esteja afetando o seu dia-a-dia, é hora de marcar uma consulta com o seu médico, já que, como visto anteriormente, isso pode estar acontecendo devido a uma deficiência de vitaminas ou minerais, como por exemplo, deficiência de ferro, que é muito comum em mulheres jovens, especialmente as que não comem mais carne.

Agora já visto por que dá sono depois do almoço, siga as dicas para melhorar essa sensação, e caso não melhore, não deixe de procurar o seu médico.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia por que dá sono depois do almoço? Sente frequentemente essa sensação no seu dia a dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Por Que Dá Sono Depois do Almoço? O Que Fazer?”

  1. Suas dicas foram muito importante, depois do almoço sempre dá aquele soninho gostoso mesmo e suas dicas irão ajudar muita gente.
    Parabéns por seu artigo muito educativo e explicativo.
    Desejo que Deus imensamente a você e sua família.