Por se tratar de um remédio, muitos acreditam que a Novalgina dá sono e que isso é parte dos seus efeitos colaterais. Veja para que serve e entenda se é verdade.
É importante descobrir se isso pode ser verdade porque ficar cheio de sono pode atrapalhar a disposição e energia no dia a dia para executar tarefas rotineiras e necessárias como estudar, trabalhar, praticar atividades físicas e preparar refeições saudáveis com cuidado.
No entanto, uma vez que a sonolência excessiva pode ter diversas possíveis causas, precisamos investigar mais a fundo antes de declararmos a Novalgina como a culpada pelo aumento do sono.
O que é, composição e para que serve
A Novalgina é um medicamento composto pela dipirona monoidratada que pode ser indicado como um analgésico, ou seja, para o tratamento da dor ou como um antitérmico, ou seja, para o tratamento da febre.
O tempo médio de início de ação do remédio é de 30 minutos a 60 minutos depois da sua administração, enquanto seus seus efeitos costumam ter uma duração de aproximadamente quatro horas.
E então, será que a Novalgina dá sono?
A fim de sabermos se a Novalgina dá sono, recorremos à bula do medicamento, que nos informa que a sonolência pode ser experimentada quando uma pessoa toma uma quantidade maior do que a indicada do remédio.
O documento detalha que ao lado da tontura, do coma e das convulsões, a sonolência faz parte do grupo de sintomas do sistema nervoso central que são mais raros, entretanto, podem ser experimentados quando a Novalgina é utilizada acima das quantidades recomendadas.
A bula alerta que ultrapassar a dosagem indicada do medicamento ainda pode provocar enjoo, vômito, dor abdominal, deficiência da função dos rins/insuficiência aguda dos rins, diminuição da pressão sanguínea que em alguns casos progride para choque, arritmia cardíaca e coloração avermelhada na urina.
Por isso, embora o remédio não exija a apresentação da receita médica para ser comprado, é necessário ter cuidado com o uso da Novalgina para não cometer excessos.
Se você experimentar a sonolência ou outro dos sintomas da superdosagem da Novalgina mencionada acima neste tópico depois de tomar o medicamento, procure então rapidamente o auxílio médico e informe ao profissional que fez uso do remédio.
Outros cuidados com Novalgina
Converse com o médico ou o farmacêutico para saber que dosagem do medicamento você deve usar e por quanto tempo pode tomá-lo.
Além disso, obedeça às instruções do profissional de saúde e não deixe de ler a bula na íntegra disponibilizada no bulário da Anvisa para saber todos os cuidados que precisa ter em relação ao remédio, o que inclui conhecer as suas contraindicações e efeitos colaterais.