Novalgina dá sono? Para que serve e efeitos colaterais

Especialista:
atualizado em 18/11/2020

Por se tratar de um remédio, muitos acreditam que a Novalgina dá sono e que isso é parte dos seus efeitos colaterais. Veja para que serve e entenda se é verdade.

É importante descobrir se isso pode ser verdade porque ficar cheio de sono pode atrapalhar a disposição e energia no dia a dia para executar tarefas rotineiras e necessárias como estudar, trabalhar, praticar atividades físicas e preparar refeições saudáveis com cuidado.

No entanto, uma vez que a sonolência excessiva pode ter diversas possíveis causas, precisamos investigar mais a fundo antes de declararmos a Novalgina como a culpada pelo aumento do sono.

O que é, composição e para que serve

A Novalgina é um medicamento composto pela dipirona monoidratada que pode ser indicado como um analgésico, ou seja, para o tratamento da dor ou como um antitérmico, ou seja, para o tratamento da febre.

O tempo médio de início de ação do remédio é de 30 minutos a 60 minutos depois da sua administração, enquanto seus seus efeitos costumam ter uma duração de aproximadamente quatro horas.

E então, será que a Novalgina dá sono?

Sono

A fim de sabermos se a Novalgina dá sono, recorremos à bula do medicamento, que nos informa que a sonolência pode ser experimentada quando uma pessoa toma uma quantidade maior do que a indicada do remédio.

O documento detalha que ao lado da tontura, do coma e das convulsões, a sonolência faz parte do grupo de sintomas do sistema nervoso central que são mais raros, entretanto, podem ser experimentados quando a Novalgina é utilizada acima das quantidades recomendadas.

A bula alerta que ultrapassar a dosagem indicada do medicamento ainda pode provocar enjoo, vômito, dor abdominal, deficiência da função dos rins/insuficiência aguda dos rins, diminuição da pressão sanguínea que em alguns casos progride para choque, arritmia cardíaca e coloração avermelhada na urina.

Por isso, embora o remédio não exija a apresentação da receita médica para ser comprado, é necessário ter cuidado com o uso da Novalgina para não cometer excessos.

Se você experimentar a sonolência ou outro dos sintomas da superdosagem da Novalgina mencionada acima neste tópico depois de tomar o medicamento, procure então rapidamente o auxílio médico e informe ao profissional que fez uso do remédio.

Outros cuidados com Novalgina

Converse com o médico ou o farmacêutico para saber que dosagem do medicamento você deve usar e por quanto tempo pode tomá-lo.

Além disso, obedeça às instruções do profissional de saúde e não deixe de ler a bula na íntegra disponibilizada no bulário da Anvisa para saber todos os cuidados que precisa ter em relação ao remédio, o que inclui conhecer as suas contraindicações e efeitos colaterais.

Você já ouviu falar que Novalgina dá sono? Consome regularmente? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário