Ficar muito tempo sentado todo dia pode aumentar o risco de morte, mesmo entre as pessoas que são ativas fisicamente. Uma equipe de pesquisa canadense analisou 47 estudos sobre os efeitos para a saúde deste comportamento sedentário, e descobriu que as pessoas que permanecem sentadas por períodos prolongados de tempo têm um maior risco de morrer por todas as causas, mesmo aquelas que se exercitam regularmente.
Por que ficar muito sentado pode arruinar sua saúde?
De acordo com estudo publicado no American Journal of Preventative Medicine, mais de 60% das pessoas em todo o mundo passam mais de três horas por dia sentado. Os pesquisadores calcularam que este tempo contribuiu para cerca de 433.000 mortes por ano entre 2002 e 2011.
Os cientistas acreditam que algo chamado disfunção endotelial pode ser o principal fator por trás dos malefícios de ficar muito tempo sentado, entre eles maiores riscos de câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura.
Entende-se pelo termo “disfunção endotelial” quando o seu endotélio – o revestimento interno de seus vasos sanguíneos – não está se dilatando e constringindo normalmente.
Assim como os músculos podem se atrofiar por falta de uso, a função arterial pode diminuir durante períodos de inatividade. A estabilidade e integridade de suas paredes arteriais depende da força do sangue que flui através deles. O aumento do fluxo sanguíneo promove um endotélio saudável e, inversamente, a diminuição do fluxo sanguíneo durante períodos de inatividade pode resultar na disfunção endotelial e uma série de problemas de saúde.
A curcumina pode melhorar o fluxo sanguíneo
Apenas uma hora sentado já pode estagnar o seu fluxo de sangue. Fazer pausas frequentes para se movimentar pode ajudar a neutralizar isso, mas fatores externos às vezes tornam isso impossível.
Felizmente, existem outras intervenções que também podem melhorar a sua função endotelial. Estudos mostram que a curcumina, o pigmento amarelo da cúrcuma, tem um impacto tão significativo sobre a saúde endotelial como o exercício aeróbico.
Um estudo publicado na Nutrition Research comparou os efeitos da ingestão de curcumina e do exercício aeróbico sobre a dilatação mediada pelo fluxo, uma medida importante da função endotelial.
Os participantes foram divididos em três grupos: grupo de controle, um grupo que passou por um programa de treinamento moderado e um grupo que ingeriu curcumina por via oral. Suas funções endoteliais foram medida antes e após cada intervenção.
A dilatação mediada pelo fluxo aumentou substancialmente e igualmente tanto para os grupos de curcumina como para os grupos de exercício, enquanto não verificou-se alterações no grupo de controle.
E enquanto a curcumina pode equivalar-se ao impacto do exercício, combinar os dois tem um efeito ainda mais potente. Um estudo piloto descobriu que a combinação de curcumina com o exercício regular melhorou a saúde arterial mais do que qualquer exercício ou do que curcumina sozinho. Está esperando o que então para começar a temperar seus alimentos com esse poderoso ingrediente?
Aproveite que está por aqui e confira essa ótima dica que a nossa nutricionista passou para quem passa mais de 1 hora sentado: