Especialista da Área:

Qual é a Melhor Dieta Para Emagrecer?

Quando você está procurando por uma dieta, você tem que pensar em vários fatores. Existem várias dietas para escolher por aí, mas se você não for se sentir feliz com os alimentos dessa dieta ou se você não irá conseguir comprá-los, provavelmente ela não irá funcionar. A melhor dieta para emagrecer é aquela que você gosta e consegue seguir, que você consegue comprar os produtos e que inclui alimentos que estão disponíveis na sua região. Se você não conseguir encontrar os alimentos inclusos na sua dieta, você precisará substituí-los. Além disso, é importante conhecer as verdades e os mitos de dieta que existem por aí.

Outros fatores que fazem uma boa dieta incluem: flexibilidade, consideração dos hábitos de vida e, claro, saúde.

A melhor dieta para emagrecer: Alimentos que despertam o interesse

O alimento é feito para nos dar energia para se movimentar e ser saudável. Nós usamos as calorias que recebemos dos alimentos para abastecer cada processo do corpo, desde a digestão até a ovulação, passando pela regulação do sono, entre outros. Nós precisamos de alimentos que nos ajudem a converter as calorias não só em energia, mas nos outros hormônios e enzimas que precisamos. Por exemplo, a proteína é quebrada em diversos aminoácidos que criam essas enzimas. Mas a comida não é só uma fonte de energia; se fosse, o sabor não seria nada importante. Mas o sabor importa; nós comemos alimentos porque nos sentimos com fome, mas também porque eles têm um sabor agradável e nós gostamos de comê-los. A melhor dieta para emagrecer deve ser aquela que leva em consideração todas as necessidades de uma pessoa. As refeições devem ter uma boa aparência porque nós comemos primeiro com os nossos olhos. A comida deve cheirar bem porque uma boa parte do nosso apetite está em nossas narinas. E finalmente, ela deve ter um sabor bom. Nós comemos uma variedade de alimentos – doces, picantes, macios e crocantes. Não importa o tipo de alimentos que nós queremos comer, nós temos que gostar deles.

Comer uma pequena quantidade de alimentos que sejam saborosos, mas não são saudáveis, pode ser melhor do que tentar comer apenas comidas saudáveis 100% do tempo. Em um estudo recente, as pessoas em dietas que comiam alimentos considerados “fora dos limites”, duas vezes por semana, estavam mais propensas a se manter na sua dieta e também estavam propensas a perder até 10% a mais com aquela dieta do que as pessoas que se mantinham na dieta o tempo todo. A teoria é que essa fugidinha pode equilibrar os hormônios relacionados com a fome, incluindo o hormônio da fome, a grelina e o hormônio que nos avisa que estamos saciados, a leptina.

Nós precisamos de certos alimentos, mesmo quando parecem ser contraproducentes. Nós realmente precisamos de gorduras saudáveis na nossa dieta para emagrecer, mas muitas pessoas tentam eliminar todas as gorduras das suas dietas achando que isso é o melhor. Elas comem toneladas de alimentos de baixa caloria ou sem caloria, mas continuam com o mesmo peso na balança. Queijos de leite integral e outros laticínios podem ser melhores e devem ser incluídos na dieta. Os queijos do leite integral são ricos em ácidos linoleicos conjugados (CLA, na sigla em inglês), os quais irão estimular o uso pelo corpo (da gordura armazenada) como energia. Os especialistas do National Institute of Health (NIH) sugerem que especialmente as mulheres podem perder peso duas vezes mais rápido se elas mantiverem os alimentos saudáveis, integrais (com gorduras) e evitar as formas pobres de gordura que são encontradas nas frituras e nas gorduras-trans.

Alimentos disponíveis e que cabem no bolso

Imagine ler uma dieta que faz você correr de um lado para o outro da cidade procurando pela maioria dos ingredientes principais. Quando você finalmente encontra o item, ou vai estar boquiaberto com o preço ou encucado com a forma de usar. Se você tiver que procurar em mais de uma loja ou se você tiver que ir a uma loja especializada, você não estará com a dieta correta. Se você gastar o orçamento da semana em um único item, é uma má ideia. Os alimentos que você está comendo na sua dieta devem caber no bolso e estarem disponíveis. Você pode achar que alguns dos alimentos são mais frescos nas feiras ou nos camelôs, mas você não deve sair do seu trajeto para comprar a maioria dos seus alimentos.

Quanto mais fácil é encontrar os alimentos que você planeja comer na sua dieta, mais provável de que você mantenha na sua dieta – por isso dietas como a dieta do suco são tão famosas. Além disso, alimentos de verdade são a melhor opção. Se você está comendo na maioria das vezes alimentos industrializados, você irá se sentir muito “industrializado”. A Dra. Julie Holland, que defende a abordagem de saúde da mulher das cavernas, nos lembra de que nos tempos dos nossos ancestrais, os alimentos eram cultivados na lama, na água ou na terra. Os alimentos não eram refinados, artificiais ou cheios de químicos. Quanto mais reais os seus alimentos são, mais saudáveis eles serão.

Flexibilidade no mundo real

O mais comum hoje em dia é encontrar uma dieta para emagrecer que dita exatamente o que você deve comer, quando deve comer e como deve comer (e algumas são restritas a um certo tipo de alimento, como é o caso da dieta vegetariana). Mas, suponha que você acorde numa segunda-feira de manhã e ao invés de querer a aveia que você deveria comer, você se sente mais a fim de comer uma omelete vegetariana. As duas são opções de alimentos saudáveis. As duas têm proteínas (os ovos têm mais), têm o número certo de calorias e serão um bom café da manhã para você. Mas, a dieta  é uma daqueles rígidas que não permite qualquer tipo de mudanças ou substituições. Você pode engolir a aveia e esperar até quinta-feira quando está “agendada” a omelete, mas a dieta ideal é aquela que irá permitir a você substituir alimentos quando você não tem vontade de comer aqueles programados, dando a você maiores chances de sucesso.

Você tem outras dietas preferidas? Já montou a sua? Para você, qual é a melhor dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...

Deixe um comentário