Especialista da Área:

Quinoa Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

🕐 26/12/2019

Oriunda de uma planta de 7 mil anos de idade originária das regiões montanhosas da América do Sul, a quinoa é uma semente conhecida como um alimento saudável, tendo em vista que é fonte de uma série de nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo.

A lista de nutrientes da quinoa inclui: fibras, manganês, magnésio, cobre, ferro, zinco, potássio, selênio, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina E.

Além disso, a quinoa já foi associada a benefícios para a saúde como suporte para a saúde do coração, ação antioxidante, auxílio à saúde do intestino, apoio à saúde dos ossos e diminuição dos riscos de desenvolvimento da diabetes.

A quinoa tem carboidrato?

Ainda que os carboidratos sejam uma das principais fontes de energia para o organismo humano e sejam importantes para a função cerebral, existem pessoas que seguem dietas com controle ou restrição no consumo do nutriente, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de emagrecer.

Para essas pessoas, vale a pena saber quais alimentos são fontes ricas de carboidratos e em que quantidade o nutriente é encontrado nesses alimentos. Mas e quanto à quinoa? Será que a quinoa tem carboidrato?

A quinoa tem carboidrato sim em sua composição – e não apenas isso: ela é um alimento rico em carboidratos.

A mestra em ciência alimentar e nutrição humana Melodie Anne Coffman explicou que mais de 70% das calorias da quinoa cozida vêm de carboidratos.

Conforme ela, parte dos carboidratos da quinoa são fibras, um nutriente conhecido por contribuir com a saciedade.

A mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir escreveu que aproximadamente 83% dos carboidratos da quinoa são amidos e que a maior parte do teor restante são fibras, ainda que uma pequena quantia – 4% – sejam açúcares.

“O seu corpo não possui as enzimas necessárias para decompor as fibras, então elas não adicionam nenhuma caloria à sua dieta. No lugar de prover energia, as fibras viajam pelos intestinos, quase como um varredor de rua limpando o caminho. Conforme elas avançam, elas agarram resíduos que vão adiante com eles, auxiliando a ter movimentos intestinais regulares”, explicou Coffman a respeito do comportamento das fibras.

A quantidade de carboidratos presentes na composição da quinoa

Na lista a seguir, você pode conferir a quantidade de carboidratos que pode ser encontrada em diferentes tipos e porções da quinoa.

1. Quinoa cozida

Uma porção de 100 g de quinoa cozida apresenta 26,35 g de carboidratos, enquanto uma xícara do alimento é composta por 42,17 g de carboidratos.

Com isso, calculamos que uma porção com 30 g desta quinoa cozida carrega aproximadamente 8 g de carboidratos.

2. Quinoa em flocos Vitalin

Uma porção de 30 g ou três colheres de sopa da quinoa em flocos da marca Vitalin é composta por 22 g de carboidratos.

Baseando-se nesses números, calcula-se que 100 g desta quinoa em flocos carregam em torno de 73,5 g de carboidratos e que uma xícara com 170 g do alimento possui cerca de 124,5 g de carboidratos.

3. Quinoa real em grãos Jasmine

Uma porção de 30 g da quinoa real em grãos da marca Jasmine apresente aproximadamente 20,5 de carboidratos.

Enquanto isso, 100 g do alimento possuem em torno de 69 g de carboidratos e uma xícara com 180 g desta quinoa real em grãos contém 124 g de carboidratos.

4. Quinoa cozida no vapor Vapza

30 g da quinoa cozida no vapor da marca Vapza fornece aproximadamente 8 g de carboidratos ao organismo. Já se a porção for de 100 g, a quantidade de carboidratos encontrada no alimento é de cerca de 26,5 g.

Por sua vez, se estivermos falando de uma xícara com 170 g desta quinoa cozida no vapor, teremos em torno de 45 g de carboidratos.

5. Quinoa em grãos Mix Nutri

Uma xícara com 80 g da quinoa em grãos da marca Mix Nutri carrega 48 g de carboidratos.

Com base nesses valores, calculamos que uma porção de 30 g do alimento apresenta 18 g de carboidratos e que 100 g desta quinoa em grãos é composta por 60 g de carboidratos.

6. Quinoa real em flocos Jasmine

Também foram encontrados os dados nutricionais a respeito da quinoa real em flocos da marca Jasmine.

Eles nos indicam que 30 g do alimento apresentam aproximadamente 20,5 g de carboidratos enquanto 100 g do produto carregam em torno de 69 g de carboidratos e que uma xícara com 67,5 g desta quinoa real em flocos contém cerca de 46,5 g de carboidratos.

7. Farinha de quinoa Vitalin

Uma porção com 100 g de farinha de quinoa da marca Vitalin é composta por 74,3 g de carboidratos.

Com base nesses valores, calculamos que 30 g do produto apresenta aproximadamente 22,3 g de carboidratos e que uma xícara com 170 g de farinha de quinoa carrega em torno de 126,3 g de carboidratos.

Observação: não fizemos análises com os produtos para confirmar o seu teor de carboidratos, apenas repassamos os dados encontrados na internet. Ao comprar a sua quinoa, sempre cheque a tabela nutricional na embalagem para saber quantos gramas de carboidratos ela contém, visto que os valores podem variar de produto para produto.

A quinoa tem glúten?

À parte de saber se a quinoa tem carboidrato, para quem sofre com a doença celíaca, tem alergia, intolerância ou sensibilidade ao glúten ou simplesmente escolheu seguir uma alimentação livre da presença da substância, é importante conhecer quais alimentos possuem o glúten e quais não o contêm em sua composição.

A quinoa é uma semente (tecnicamente não um grão ou um grão de cereal) e não apresenta o glúten em sua composição. Entretanto, existem relatos isolados a respeito de uma presença mínima de glúten no produto que poderia desencadear episódios celíacos.

Por isso, alertamos que se deve sempre comprar a quinoa de fontes (marcas e lojas) confiáveis e de boa reputação e interromper o uso do produto caso experimente qualquer tipo de sintoma adverso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a quinoa tem carboidrato? Segue uma dieta low carb e por isso evita este e outras fontes do nutriente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário