Quais São os Benefícios da Quinoa?

Especialista:
atualizado em 12/11/2015

A popularidade da quinoa tem aumentado muito, mas o que é exatamente e quais são os benefícios da quinoa para a saúde?

Ela tem crescido por centenas de anos nas montanhas dos Andes na América do Sul. Foi uma parte bem importante da dieta Inca e é por vezes referida como “o ouro dos Incas”.

A quinoa é geralmente confundida com um grão, mas é na verdade uma semente de uma planta folhosa chamada Chenopodio, que é parente do espinafre e acelga.

A quinoa tem uma estrutura similar ao trigo ou arroz. Como outros grãos, pode ser ingerida inteira ou sob forma de farinha, para fazer pão, cereal ou massas. Mas diferente de alguns grãos, a quinoa não é despida de seu farelo e germe quando processada como fonte de comida. Quando os grãos são refinados para fazer farinha branca ou arroz branco, os germes e farelos ricos em fibras e vitaminas são removidos, deixando apenas o endosperma para trás. A quinoa sempre contém seu farelo e germe.

Depois de usada para cozinhar, ela fica leve, meio crocante e com um sabor ótimo. Cozinha-se por 15 minutos e pode ser preparada no microondas, panela elétrica de arroz ou no fogão mesmo.

Aqui vão os principais benefícios da quinoa:

Contém aminoácidos essenciais

A quinoa é uma das poucas comidas à base de plantas que contém todos os nove aminoácidos essenciais. Existem 20 aminoácidos que o corpo precisa para funcionar adequadamente, mas ele só pode produzir 11 deles. Os outros nove, que são essenciais, devem vir de outros alimentos e suplementos.

É digerida devagar

Quinoa é um carboidrato complexo que é digerido de forma devagar e não causa elevações de insulina nem de açúcar no sangue. É também uma fonte excelente de energia.

É rica em fibra

Um copo de quinoa contém cinco gramas de fibra, que ajuda o corpo a ficar regulado, reduz o risco de certos tipos de câncer (especialmente cólon e de mama) e diminui o LDL, o colesterol ruim.

É rica em vitaminas e minerais

Quinoa é rica em cálcio, vitamina B, vitamina E, fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, magnésio e zinco.

Contém fitonutrientes

Quinoa contém fitonutrientes, também conhecidos como fitoquímicos, que são componentes que ajudam a reduzir o risco de doenças do coração e alguns tipos de câncer.

Não tem glúten

Quinoa é um alimento seguro para os que têm intolerância ao glúten.

O que é a quinoa? Em resumo, um alimento fantástico e qualquer um que queira uma boa saúde deve pensar em adicionar este ingrediente em sua dieta, pois como vimos, os benefícios da quinoa para a saúde são diversos.

Você já tinha conhecimentos de todos os benefícios da quinoa para a saúde? Você já experimentou adicioná-la a seus hábitos alimentares? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário