Chá de gengibre

Chá de Gengibre para Gripe Funciona? Receita e Dicas

A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus chamado influenza, e a mais comum é caracterizada por uma infecção aguda associada a problemas respiratórios, dor muscular (mialgia), dores de cabeça, calafrios, obstrução nasal, febre, tosse, espirros e dor de garganta. A maioria da população geralmente se recupera da gripe sem grandes complicações, mas idosos, crianças pequenas e pessoas com deficiências no sistema imunológico podem ter sérias complicações ou até mesmo morrer.

A literatura médica atual descreve a gripe comum humana como uma doença grave que causou, no Brasil, 839 mortes somente no primeiro semestre de 2018. As epidemias anuais de gripe comum resultam em dias de trabalho ou aulas na escola perdidas, bem como um número significativo de dias de hospitalização e até mortes entre os idosos, sendo eles particularmente os mais vulneráveis a infecções respiratórias.

Para tratar os sintomas da gripe, principalmente antes de se tornar um caso mais grave, o chá de gengibre para gripe e dor de garganta vem sendo usado há séculos em várias partes do mundo, por se tratar de uma raiz que é um antiviral natural. Ele permite que o corpo lute contra as bactérias e os vírus que causam a gripe, além de ser antisséptico e anti-inflamatório.

Propriedades anti-inflamatórias do gengibre

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre são conhecidas e valorizadas há séculos. Durante os últimos 25 anos, muitos laboratórios forneceram suporte científico para estudar os componentes com propriedades anti-inflamatórias dessa raiz.

Como resultado, identificaram o gengibre como um medicamento natural que possui propriedades farmacológicas parecidas com fármacos anti-inflamatórios não esteroides. O gengibre suprime a síntese de prostaglandinas através da inibição da ciclo-oxigenase. Uma importante extensão deste trabalho inicial foi a observação de que o gengibre também suprime a biossíntese de leucotrienos inibindo a lipoxigenase. Esta propriedade farmacológica distingue o gengibre dos anti-inflamatórios não-esteróides.

Como conclusão, este estudo forneceu a primeira evidência de que o gengibre modula as vias bioquímicas ativadas na inflamação crônica, ou seja, a dor que você sente com a dor de garganta vem da inflamação e coceira na garganta, e esta inflamação, por exemplo, pode ser o resultado da resposta imune do seu corpo a infecção.

Os efeitos anti-inflamatórios do gengibre podem ajudar a aliviar a dor de garganta ao aliviar a inflamação, e mais pesquisas sugerem que esta raiz pode fazer isso bloqueando as proteínas pró-inflamatórias no corpo, que causam dor inflamatória e coceira.

Além disso, dois estudos diferentes mostraram que o gengibre ajudou a dor da amigdalite e faringite em combinação com outras ervas. Em um estudo, 7 de 10 participantes com amigdalite crônica tiveram uma redução nos sintomas de amigdalite aguda. O outro estudo realizado em tubos de ensaio em laboratório mostrou resultados promissores.

Benefícios do chá de gengibre para gripe e tosse

A raiz de gengibre é um antiviral natural que permite que o corpo lute contra as bactérias e os vírus que causam a gripe, e por ser um anti-inflamatório e antisséptico, limpa os pulmões e a garganta reduzindo a inflamação nessas áreas, além de melhorar o sistema imunológico, permitindo que você lute contra a gripe de uma maneira muito mais fácil.

Os compostos desta raiz têm propriedades descongestionantes e anti-histamínicas, que aliviam sintomas como corrimento nasal e congestionamento dos seios da face, sendo considerado sua melhor aliada na luta contra o rinovírus – que causa infecções respiratórias.

Devido aos seus compostos chamados sesquiterpenos, o chá de gengibre combate especificamente o rinovírus, estimula a transpiração e por isso estimula a eliminação de toxinas, além de reduzir a dor e a febre.

– Gengibre estimula o sistema imunológico

O gengibre pode ajudar a aliviar a dor de garganta e fazer com que você se recupere mais rápido. Isso porque os compostos de gengibre podem aumentar a imunidade, e esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se muito o chá de gengibre para gripe.

A maioria das dores de garganta são causadas por vírus, e medicamentos para resfriados não podem matar esses vírus, mas o gengibre pode.

Um estudo realizado em laboratório mostrou que o gengibre estimulou o sistema imunológico para matar o vírus. Esses resultados sugerem que o gengibre tem o potencial de reduzir a incidência de dor de garganta, fornecer alívio mais rápido dos sintomas e melhorar o tempo de recuperação. Testes em humanos são necessários para confirmar esses resultados.

– Gengibre protege contra patógenos e toxinas

O gengibre pode ajudar a combater a inflamação de garganta protegendo contra bactérias, patógenos e toxinas que são conhecidos como micróbios, e alguns deles são responsáveis por causar a dor de garganta. Isso inclui a dor de garganta causada pelas bactérias estreptococos.

Um estudo comparou a eficácia do extrato de gengibre e de antibióticos em bactérias causadores de estreptococos. Como parte do estudo, o gengibre foi extraído em várias quantidades da raiz e da planta e diluído em água ou etanol.

Os solventes feitos a partir das folhas e da raiz foram igualmente eficazes na inibição das bactérias e foram comparáveis aos antibióticos. Os solventes à base de etanol foram mais eficazes que os solventes à base de água. Esta pesquisa foi toda feita em tubos de ensaio. Mais pesquisas são necessárias para entender os efeitos antimicrobianos do gengibre nas pessoas.

Sendo assim, é ótimo usar o gengibre para garganta, tanto para tratar a dor como para prevenir.

Como fazer chá de gengibre para gripe

Como visto, se você está procurando uma alternativa natural para tratar a gripe ou dor de garganta, esta erva poderosa originária da Índia é um remédio natural muito eficaz, e tomar chá de gengibre quando sentir que a gripe está chegando irá ajudar a prevenir e tratá-la.

Esta bebida também é um diaforético, o que significa que irá aquecer o corpo por dentro promovendo a transpiração.

Receita

Para preparar o chá de gengibre para gripe, resfriado ou dor de garganta, você irá precisar de 20-40g de fatias finas de gengibre e um copo de água. Coloque a água para ferver e quando ela já estiver fervendo adicione as fatias de gengibre.

Deixe em infusão por 5-10 minutos, coe e está pronto para tomar. Se quiser, poderá adicionar uma fatia de limão ou uma gota de mel, ambos são muito bons na luta contra o resfriado comum e tosse.

Importante: não use gengibre medicinalmente se estiver grávida e converse com o seu médico antes de usar qualquer remédio natural.

Referências adicionais:

Você costuma tomar chá de gengibre para gripe? Conhece alguma outra receita de remédio natural para combater a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*