Rir pode melhorar capacidade cardiovascular, mostra estudo brasileiro

publicado em

Você já ouviu alguém dizer que rir é o melhor remédio? Isso pode não ser apenas um ditado, afinal, um estudo brasileiro apresentado na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em 27/08, apontou que gargalhar pode fazer bem à saúde do coração ao aumentar o fluxo sanguíneo pelo corpo

A pesquisa juntou 26 adultos com uma média de idade de 64 anos, que sofriam de doença arterial coronariana, condição que é provocada pelo acúmulo de material de gordura nas paredes das artérias que disponibilizam sangue ao coração.

Os participantes foram acompanhados por três meses e separados em dois grupos. Enquanto um deles assistia a dois programas de comédia, com duração de uma hora por semana, incluindo comédias populares, o outro assistia a dois documentários sobre assuntos sérios, com temas como política e meio ambiente. 

Após o período de pesquisa, o grupo que assistiu às comédias demonstrou uma melhora de 10% em um teste projetado para avaliar a capacidade do coração de bombear oxigênio por todo o organismo.

Amigos felizes e rindo
Estudo sugere que rir pode trazer benefícios ao coração

Ao lado do efeito no bombeamento, foi observada uma melhora no índice de expansão das artérias. O grupo ainda apresentou um desempenho superior no transporte sanguíneo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, foram realizados testes sanguíneos para examinar biomarcadores inflamatórios, que oferecem indícios a respeito da quantia de placa acumulada nas paredes dos vasos sanguíneos e o potencial risco de ocorrência de eventos cardíacos ou derrames.

Os resultados apontaram para uma redução significativa desses marcadores inflamatórios em comparação ao grupo de controle.

O médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e autor principal do estudo, Marco Saffi, afirmou que a inflamação é parcela substancial do processo de aterosclerose, no qual ocorre o acúmulo de placas nas artérias.

A terapia poderia ser implementada em ambientes de saúde para pacientes em risco de problemas cardíacos, sugeriu o médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Saffi explicou que o riso faz bem ao coração ao liberar endorfinas, substâncias que diminuem a inflamação e promovem o relaxamento do coração e dos vasos sanguíneos. Além disso, rir reduz os níveis de hormônios do estresse, conhecidos por exercer pressão sobre o sistema cardiovascular, completou.

Riso na rotina

Mas, se você está pensando que só programas de TV causam esse efeito, se engana. Saffi enfatizou que os programas de comédias não precisam se centrar necessariamente na televisão.

O médico sugeriu outras formas de rir genuinamente, como assistir a shows de stand-up ao vivo ou sair para compartilhar momentos alegres com amigos e família. Ele destacou que as pessoas deveriam se esforçar para estar presente em atividades que as façam rir no mínimo duas vezes por semana.

Vamos com calma

Ainda que os resultados sejam animadores, os pesquisadores admitem que é necessário realizar mais estudos para que se tenha conclusões mais robustas.

Porém, há uma visão otimista e uma crença de que em um futuro próximo, o riso poderá colaborar com a diminuição da dependência de medicamentos. As informações são do Metrópoles.

  Continua Depois da Publicidade  

O que você achou do estudo brasileiro? Costuma dar boas gargalhadas em sua rotina? Acredita que o ato de rir pode trazer benefícios à saúde? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário