Molécula Presente na Casca da Laranja Pode Reduzir Drasticamente Obesidade e Aterosclerose, Diz Estudo

Especialista:
atualizado em 04/03/2020

Um composto encontrado em laranjas, assim como nas tangerinas, de acordo com um novo estudo, pode combater a obesidade e reduzir os riscos de desenvolver doenças associadas a ela, incluindo a aterosclerose.

Os pesquisadores observam que beber suco de laranja todos os dias pode ter um impacto drástico na obesidade, mesmo nos casos em que uma dieta rica em gordura e colesterol continua sendo consumida. O composto benéfico também foi capaz de reduzir a quantidade de placa nas artérias.

  Continua Depois da Publicidade  

O composto benéfico encontrado nas laranjas é chamado nobiletina, um flavonoide encontrado nas cascas de frutas cítricas – em algumas delas, ele permanece nas frutas mesmo após serem descascadas.

De acordo com o novo estudo da Universidade de Western Ontario, essa molécula oferece vários benefícios à saúde, que podem combater obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Apenas dois copos e meio de suco de laranja por dia já fornecem o suficiente dessa molécula para “reverter” a obesidade, de acordo com os pesquisadores, que observam que ela também foi capaz de começar a reverter o acúmulo de placas nas artérias de ratos.

No entanto, vale a pena lembrar que essa quantidade de suco pode ser exagerada, e qualquer suco de fruta em exagero engorda. Aproveite e entenda por que você deve comer a fruta inteira em vez de fazer o suco.

Portanto, pode ser uma boa ideia aprender como fazer essas receitas com casca de laranja light!

Voltando ao estudo, verificou-se que os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e colesterol apresentam menor resistência à insulina e corpos mais magros em comparação aos que receberam a mesma dieta, mas sem a nobiletina.

Embora não esteja totalmente claro como essa molécula produz esses efeitos, os pesquisadores explicam que a nobiletina pode funcionar aumentando a quantidade de energia criada pela queima de gordura e que pode bloquear a “fabricação de gorduras”. 

No entanto, testes em ratos que foram geneticamente modificados indicam que alguma outra atividade pode ser responsável.

  Continua Depois da Publicidade  

Obviamente, uma grande questão permanece no momento: a nobiletina tem o mesmo efeito nos seres humanos do que nos ratos? Se pesquisas futuras demonstrarem que sim, as frutas cítricas como a laranja e a tangerina podem ser um tratamento promissor para ajudar a reduzir a obesidade.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem o costume de consumir suco de laranja ou outras frutas cítricas no seu dia a dia? Pretende aumentar agora por conta dos resultados do estudo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário