Sulfato Ferroso Engorda?

Especialista:
atualizado em 01/01/2020

Sulfato ferroso é um suplemento alimentar destinado ao tratamento de anemias. Ele pode ser indicado quando há alguma baixa de ferro no organismo, seja pela alimentação, por gravidez ou até mesmo por perda de sangue repentina. Abaixo você poderá saber mais sobre essa substância, quais os seus efeitos colaterais, quais cuidados devemos ter e principalmente se o sulfato ferroso engorda.

Óbvio que a substância não é a única alternativa para combater a anemia. Combiron fólico, Noripurum e até suplementos de vitamina B12 podem ajudar nesta luta. Você vai gostar de conhecer os melhores remédios para anemia mais usados no Brasil e como eles atuam no seu organismo, além de suas contraindicações. 

Além do tratamento com os remédios para anemia citados acima, a condição também pode ser tratada e evitada através de uma dieta rica em ferro. A soja, por exemplo, é riquíssima nesse mineral. Descubra quais são os 15 melhores alimentos para anemia.

E não é só isso. Sucos ricos em ferro podem ajudar muito na absorção desse mineral. Certamente você deve lembrar que, na sua infância, você era obrigado a tomar suco de beterraba com cenoura e laranja. Saiba que ele é um santo remédio para anemia. Conheça 9 receitas de suco para anemia.

Quando não consumimos uma quantidade apropriada de ferro na alimentação e não fornecemos o nutriente ao nosso organismo, da maneira que ele necessita para funcionar direitinho, a nossa saúde sofre.

O resultado disso pode ser o aparecimento de sintomas como fadiga, fraqueza, indisposição, falta de apetite, dificuldade de concentração, taquicardia, diminuição do desejo sexual, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e lapsos de memória, que são indícios da anemia ocasionada pela deficiência de ferro, ou seja, anemia ferropriva.

A condição também prejudica a produção dos glóbulos vermelhos, que são compostas por uma proteína chamada hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio às células no corpo. Essa proteína é constituída pelo ferro, além do cobalto, encontrado na vitamina B12. Logo, se há falta do mineral no organismo, a produção, o tamanho e o nível da hemoglobina são comprometidos, assim como o transporte de oxigênio.

Uma das formas de tratar a baixa presença de ferro e a redução na produção de glóbulos vermelhos é a utilização do sulfato ferroso. Mas você sabe do que se trata essa substância? Poderia dizer se o sulfato ferroso engorda e quais os seus possíveis efeitos colaterais? Confira as respostas para esses questionamos a seguir:

O que é?

O sulfato ferroso é um sal inorgânico composto em 20% por ferro, portanto, é uma rica fonte do nutriente. Devido ao seu efeito de contribuir de maneira rápida com a formação de reservas do mineral no organismo, ele é utilizado para tratar ou prevenir a anemia causada pela deficiência de ferro, como acabamos de ver, ou em casos em que há a necessidade de dispor de uma dose extra do mineral, como na gestação.

Sulfato ferroso engorda?

Teoricamente, não é possível afirmar que o sulfato ferroso engorda (não diretamente) porque se trata de um elemento em formato de sal que não possui valor calórico e pelo fato do crescimento do peso não ser apresentado como um de seus efeitos colaterais. Entretanto, não é impossível que o consumidor experimente o aumento de peso depois de começar a ingerir a substância.

Isso porque ao tratar a anemia, ele também trará uma melhoria em relação aos sintomas da doença. Como vimos na primeira parte deste artigo, um dos sinais da condição é a ausência de apetite. Uma vez que o problema é curado, podemos esperar que esse apetite aumente, o que pode resultar na elevação do peso, e nos leva a concluir que o sulfato ferroso engorda em alguns casos.

Além disso, o componente também causa a diminuição da absorção da tiroxina (T4), um hormônio produzido pela glândula tireoide e que possui a função de controlar o metabolismo. Quando há pouco T4, o metabolismo fica mais devagar, o que torna o processo de gasto de energia mais lento e ineficiente, prejudica a queima de calorias e gorduras, e pode resultar no acúmulo de peso.

Há ainda a prisão de ventre, que é uma das reações adversas trazidas pelo composto, e geralmente dá a impressão de aumento no tamanho da barriga, devido à dificuldade de eliminar as fezes no banheiro.

Entretanto, apesar dessas possibilidades serem reais, elas não significam que o uso do sulfato ferroso deve ser rejeitado, principalmente se houver a prescrição do médico para sua utilização. A substância é importante para tratar a deficiência de ferro, que como também já vimos, traz prejuízos à saúde e existem formas de amenizar essa questão da elevação de peso.

Como? A fórmula consiste em controlar a alimentação, certificando-se de fazer refeições saudáveis e controladas, que sejam nutritivas e com um número suficiente de calorias, e praticar atividades físicas com regularidade, o que auxiliará em relação ao aumento do gasto calórico.

Efeitos colaterais

Além da prisão de ventre, do aumento do apetite e da diminuição da absorção do hormônio T4, o sulfato ferroso pode trazer os seguintes efeitos colaterais: mancha nos dentes, fezes verdes ou escuras, diarreia, náusea, cólica estomacal, dor de estômago e vômito.

O produto ainda pode trazer reações alérgicas como: erupção cutânea, urticária, coceira, dificuldade para respirar, aperto no peito, suor nas mãos, rosto, boca ou língua, sangue nas fezes, febre, vômito parecido com sangue ou borra de café, entre outros.

Em qualquer um desses casos é recomendado buscar a ajuda do médico para saber como proceder em relação a uma ou mais reações adversas.

Cuidados

Não é necessário apresentar a receita médica para comprar o sulfato ferroso e levá-lo para casa, entretanto, é fundamental consultar o médico a respeito da vontade de usá-lo, para verificar se ele é realmente necessário e indicado.

Essa recomendação serve principalmente para idosos com mais de 65 anos de idade, mulheres gestantes, que planejam engravidar, que estejam amamentando ou que acabem engravidando durante o tratamento com o remédio, pessoas com histórico de colite, úlceras ou doenças intestinais, que tenham hemocromatose (síndrome da sobrecarga de ferro), anemia hemolítica (caracterizada pela ausência de glóbulos vermelhos), porfiria (problema relacionado às enzimas que afeta a pele ou o sistema nervoso), talassemia, sejam alcoólatras ou tenham recebido transfusão de sangue recentemente.

Também é importante informar ao médico sobre as alergias que você tem e a respeito de qualquer medicamento que esteja tomando, para verificar se não há o risco de interação.

A importância da alimentação 

Quem sofre com a deficiência de ferro, além de usar o sulfato ferroso, deve investir em uma dieta que traga alimentos que fornecem o nutriente ao organismo. Alguns deles são:

  • Carne vermelha;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Rúcula;
  • Agrião;
  • Cerais integrais;
  • Feijão;
  • Ervilha;
  • Lentilha;
  • Pão de cevada;
  • Grão-de-bico;
  • Beterraba.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já precisou utilizar o sulfato ferroso para alguma finalidade? Conhece alguém que precise e afirme que o sulfato ferroso engorda mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (102 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

33 comentários em “Sulfato Ferroso Engorda?”

  1. Estou com anemia, e tomando sulfato f. e acido folico.
    Tenho percebido sonolencia 1 h depois de tomar os comprimidos, e nao consigo fazer nada sem ceder ao cochilo.🤔
    A coisa boa è que estou conseguindo tomar agua e me alimentar na hora certa, coisa que eu nao fazia, sendo assim espero ganhar peso será uma coisa boa para mim, Estou anciosa.

  2. Olá! Tomei neutrofer, mas ja tomei noripurum tb e para mim os dois me fizeram engordar, e muito. Sempre fiz atividade física todos os dias, de segunda a segunda, corrida, musculação… e com o medicamento , mesmo com toda atividade física ganhei muito peso e barriga de grávida de uns 4/5 meses. Parei, isso estava me deixando muito mal.