Sulfato Ferroso engorda? O que é, contraindicações, efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2021

O sulfato ferroso é um medicamento comumente usado para tratar a anemia, mas muitos acreditam que o seu uso engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa crença vem do fato de que algumas pessoas perdem peso quando estão com anemia ferropriva, causada pela falta de ferro. Assim, quando o problema é tratado, a pessoa parece engordar.

Então, a seguir vamos conhecer melhor este suplemento, seus efeitos, reações adversas e contraindicações, além de descobrir de uma vez por todas se o sulfato ferroso engorda.

Veja também: 8 remédios para anemia mais usados

O que é sulfato ferroso?

O sulfato ferroso é um suplemento alimentar usado para tratar e prevenir anemias por deficiência de ferro, principalmente em casos de má absorção, gravidez e perda de sangue. Ele é um sal inorgânico composto em 20% por ferro e, portanto, uma rica fonte do nutriente. 

Além disso, o sulfato ferroso pode ser encontrado em associação com outros nutrientes, como a vitamina B12 e o ácido fólico.

Veja também: 15 alimentos bons para anemia

  Continua Depois da Publicidade  

O que é anemia?

A anemia é um problema que afeta bastante a qualidade de vida da pessoa, e é causada pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, seja pela redução da quantidade de glóbulos vermelhos, pela deficiência de ferro e outros nutrientes, ou outros problemas de saúde.

Mas, independentemente da causa, os sintomas mais comuns incluem:

  • Fadiga
  • Sonolência
  • Dificuldade de concentração
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Falta de ar
  • Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas)
  • Falta de apetite
  • Taquicardia ou palpitações.

Sulfato ferroso engorda?

Não, o uso do sulfato ferroso não leva ao ganho de peso, uma vez que se trata de um elemento em formato de sal que não possui valor calórico. Entretanto, existe a possibilidade que o consumidor experimente o aumento de peso depois de começar a ingerir a substância, já que um dos sintomas da anemia é a falta de apetite.

Assim, uma vez tratada a anemia, o apetite volta ao normal, o que pode ocasionar o aumento de peso, e por isso é importante associar o uso do sulfato ferroso a uma alimentação balanceada.

Contraindicações e efeitos colaterais

De forma geral, o sulfato ferroso é um medicamento bastante seguro, e é indicado para crianças e adultos. Mas alguns grupos de pessoas não devem usá-lo, como:

  • Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação
  • Portadores de Hemocromatose ou Hemossiderose (já que o suplemento aumentaria a sobrecarga de ferro existente)
  • Casos de anemias não acompanhadas por deficiência de ferro, como a anemia hemolítica, anemia falciforme e as anemias provocadas pelo chumbo
  • Casos de talassemia
  • Pessoas com problemas agudos no fígado
  • Pessoas com problemas gástricos que impedem a absorção adequada de ferro, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.

Além disso, o uso deste medicamento pode causar alguns efeitos colaterais, que normalmente são bem tolerados e diminuem no decorrer do tratamento. São eles:

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, caso esses efeitos sejam muito intensos, ou não melhorem com o tempo, converse com seu médico para saber se há outro suplemento de ferro que seja mais adequado para o seu caso.

A importância da alimentação 

Quem sofre com a deficiência de ferro, além de usar o sulfato ferroso, deve investir em uma dieta que traga alimentos que fornecem o nutriente ao organismo. Alguns deles são:

Assim, é possível potencializar o tratamento medicamentoso além de, em alguns casos, evitar o aparecimento de anemias.

Dicas e cuidados

Apesar de não ser necessária a apresentação de receita médica para comprar o sulfato ferroso, é fundamental consultar o médico antes de iniciar o seu uso, para verificar se ele é realmente necessário e indicado.

Outro cuidado a ser tomado é com a alimentação, que deve ser adequada para a faixa etária e outras especificidades, como fases de crescimento, gravidez e lactação. Isso é importante porque o sulfato ferroso pode até corrigir a deficiência de ferro, mas se a alimentação não for adequada, o problema poderá voltar no futuro.

Por fim, em casos de dúvida sobre formas naturais de suprir as necessidades desse mineral, procure um nutricionista, que irá avaliar seu caso e indicar o plano alimentar mais adaptado ao seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeos

Você já precisou utilizar o sulfato ferroso para alguma finalidade? Conhece alguém que precise e afirme que o sulfato ferroso engorda mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média 4,09)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

38 comentários em “Sulfato Ferroso engorda? O que é, contraindicações, efeitos colaterais”

  1. Gostei sobre a pipoca.
    Sou fã e sempre como a noite.
    Nem preciso de outro alimento fico satisfeita e o estômago não fica pesado não.

    Responder
  2. Tomei sulfato ferroso durante durante 7 meses, engordei em media uns 8 quilos. agora a medica me indicou o noripurum espero não continuar engordando. O fato é que engorda sim.

    Responder
  3. Estou com anemia, e tomando sulfato f. e acido folico.
    Tenho percebido sonolencia 1 h depois de tomar os comprimidos, e nao consigo fazer nada sem ceder ao cochilo.?
    A coisa boa è que estou conseguindo tomar agua e me alimentar na hora certa, coisa que eu nao fazia, sendo assim espero ganhar peso será uma coisa boa para mim, Estou anciosa.

    Responder
  4. Olá! Tomei neutrofer, mas ja tomei noripurum tb e para mim os dois me fizeram engordar, e muito. Sempre fiz atividade física todos os dias, de segunda a segunda, corrida, musculação… e com o medicamento , mesmo com toda atividade física ganhei muito peso e barriga de grávida de uns 4/5 meses. Parei, isso estava me deixando muito mal.

    Responder