Suco de Couve Com Abacaxi Emagrece? 10 Receitas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Na busca pelo emagrecimento é normal que as pessoas se deparem com inúmeras sugestões e dicas de receitas que prometem promover a perda de peso. Mas será que todos elas funcionam de verdade? E como fazer para descobrir isso sem precisar gastar tempo e dinheiro para verificar como elas funcionam na prática?

O jeito mesmo é descobrir maiores informações sobre os ingredientes das receitar e verificar quais os benefícios que eles podem oferecer em relação ao emagrecimento. Para te dar uma forcinha nessa tarefa, trazemos a análise de uma dessas receitas, o suco de couve com abacaxi.

Será que o suco de couve com abacaxi emagrece de verdade ou isso é puro mito? Vamos descobrir isso fazendo uma análise sobre os potenciais relacionados à perda de peso que cada um desses ingredientes apresenta.

A couve 

Fosse somente por conta de seu baixo teor calórico – já que são encontradas apenas 27 calorias a cada 100 g de couve manteiga crua -, o vegetal já seria uma excelente alternativa para quem deseja ou precisa emagrecer. Entretanto, os seus benefícios não param por aí: a couve é também um alimento altamente nutritivo que oferece importantes componentes para o organismo como cálcio, magnésio, proteínas, fibras, potássio, ferro, vitamina A e vitamina C.

Especificamente em relação à perda de peso, o vegetal contribui por conta da sua quantidade de fibras: existem 2,4 g a cada 100 g, o que corresponde a 10% da quantidade diária do nutriente que uma pessoa que segue uma dieta de 2 mil calorias diariamente.

As fibras são importantes para a alimentação de quem deseja perder peso porque elas contribuem para a promoção da sensação de saciedade do organismo. Uma vez satisfeito depois de uma refeição, o nosso corpo demorará mais tempo para sentir fome, o que resulta em um consumo mais baixo de calorias e, consequentemente, na perda de peso.

A couve tem sido uma das maiores estrelas das dietas detox. Estudos mostraram que a couve tem um papel importante para “desintoxicar” o organismo. Ela tem propriedades que ajudam a regular atividades desintoxicantes nas células do corpo. Muitos afirmam que o suco de couve com abacaxi emagrece mais por conta da couve do que do abacaxi. Este serviria mais para dar um gosto agradável a bebida. Mas vamos ver agora como o abacaxi também faz bem para o organismo.

O abacaxi 

Uma xícara de abacaxi cortado em cubos contém 74 calorias e fornece ao organismo uma variedade de nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C.

Seguindo a mesma linha do que vimos com a couve, somente esses dados seriam suficientes para uma pessoa decidir acrescentar a fruta à sua dieta, seja para emagrecer, manter a boa forma ou simplesmente cuidar bem de sua saúde.

No entanto, especialmente para quem necessita ou quer eliminar os quilinhos a mais, o abacaxi é benéfico porque também ajuda a deixar o corpo saciado. Isso graças ao seu teor de fibras – a fruta apresenta 1,4 g do nutriente a cada 100 g – e por oferecer uma alta quantidade de água.

Há ainda uma discussão na ciência sobre o efeito que o abacaxi pode trazer em relação ao metabolismo. Conforme o especialista em medicina esportiva, Dr. Dan Hamner, essa hipótese é verdadeira graças à presença de um composto chamado bromelina na composição da fruta. Essa substância acelera o processo de digestão, o que pode levar a um metabolismo mais rápido e, consequentemente, uma eliminação de gorduras mais rápida.

Por outro lado, a nutricionista Sandra Mikhail contesta essa afirmação e declara que nenhum alimento sozinho é capaz de deixar o metabolismo acelerado. E mesmo se isso acontecer, os efeitos são apenas de curto prazo e não continuam por muito tempo.

A questão da vitamina C 

Um ponto em comum entre a couve e o abacaxi é que os dois alimentos possuem vitamina C. E foi justamente esse componente que foi apontado em uma pesquisa realizada no ano de 2006 por pesquisadores da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, como uma substância capaz de ajudar no processo de redução de gordura, o que corrobora ainda mais com a afirmação de que o suco de couve com abacaxi emagrece.

Eles descobriram isso depois de fazer um experimento com 20 homens e mulheres obesos, que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura e tomaram suplementos de vitamina C. Ao final do estudo, os cientistas notaram que os voluntários que apresentavam as menores concentrações da vitamina no organismo eram os que tinham as maiores taxas de gordura corporal.

A líder da pesquisa, a professora Carol Johnson e sua equipe acreditam que pode haver uma associação entre a deficiência de vitamina C no organismo e a retenção de gordura no corpo.

Receitas de suco de couve com abacaxi 

Agora que você já conheceu algumas evidências que nos mostram que o suco de couve com abacaxi emagrece, é hora de aprender algumas formas de preparar a bebida. Confira algumas receitas a seguir:

1. Suco de couve com abacaxi, pepino e limão

Além de podermos dizer que a nossa primeira receita de suco com abacaxi emagrece, também é verdade que ela é benéfica para o sistema digestivo, o fígado e o fluxo biliar.

Ingredientes: 

  • ½ xícara de abacaxi descascado, sem coroa e picado;
  • 4 xícaras de folhas de couve picadas, sem os talos;
  • 2 pepinos grandes;
  • ½ xícara de hortelã;
  • ½ limão espremido;
  • 2 corações de alcachofra;
  • 1 ½ copo de água.

Modo de preparo: 

  1. Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador na potência alta;
  2. Passe o suco pela peneira. Sirva-se em um copo e bom apetite!

O suco rende até duas porções com 141 calorias em cada uma delas. 

2. Suco de couve com abacaxi simples

Ingredientes: 

  • 1 abacaxi médio descascado, sem coroa e fatiado;
  • 2 folhas grandes de couve manteiga crua com talo;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador.
  2. Coar e servir-se.

A receita rende no máximo duas porções. Cada copo do suco possui em torno de 124 calorias. 

3. Suco de couve com abacaxi e gengibre 

A nossa terceira sugestão de receita traz também o gengibre, uma raiz que é classificada no grupo dos termogênicos, alimentos que trazem o efeito de aceleração do metabolismo e facilitam o processo de queima de gorduras. O alimento ainda tem ação desintoxicante e contribui com os sistemas digestivo, respiratório e circulatório.

Ingredientes: 

  • 1 abacaxi médio descascado, sem coroa e fatiado;
  • 2 folhas grandes de couve manteiga crua com talo;
  • ½ litro de água;
  • Rodelas de gengibre;
  • Suco de três limões.

Modo de preparo: 

  1. Juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador.
  2. Coar e servir-se.

A bebida serve até duas porções. O valor calórico de cada copo é 146.

4. Suco de couve com abacaxi e hortelã

A adição da hortelã à receita do suco não traz simplesmente um gostinho como também fornece ao organismo os benefícios da erva como o seu alto teor de vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, ferro e suas ações de estímulo ao sistema digestivo e calmante.

Ingredientes:

  • 6 folhas grandes de couve manteiga crua sem o talo;
  • ½ pepino;
  • 1 limão pequeno descascado;
  • ½ xícara de folhas de hortelã frescas;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo: 

  1. Juntar os ingredientes e bater no liquidificador na potência máxima.
  2. Passar o líquido em uma peneira para coar e servir-se. Bom apetite!

O suco rende no máximo duas porções, sendo que são encontradas aproximadamente 110 calorias em cada uma delas.

5. Suco de abacaxi com couve e limão

Para aumentar ainda mais o teor de vitamina C no suco, a dica é adicionar o limão à lista de ingredientes, tendo em vista que a fruta possui 53 mg do nutriente a cada 100 g.

Ingredientes:

  • 1 abacaxi fatiado, descascado e sem coroa;
  • 2 folhas de couve manteiga crua;
  • ½ litro de água;
  • Suco de 3 limões.

Modo de preparo: 

  1. Pegar todos os ingredientes, colocar dentro do liquidificador e bater;
  2. Coar com o auxílio de uma peneira e servir-se em um copo.

O suco rende quatro porções com 71 calorias em cada uma delas.

6. Suco de couve com abacaxi e maçã

A nossa sexta receita traz a maçã como acompanhante da couve e do abacaxi, uma fruta que é fonte de importantes nutrientes que o nosso organismo necessita como fibras, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A e vitamina C.

Ingredientes:

  • 6 folhas grandes de couve manteiga crua com os talos;
  • ½ pepino;
  • ½ xícara de salsinha;
  • ¼ de abacaxi descascado, fatiado e sem coroa;
  • 2 copos de água
  • 1 maçã média.

Modo de preparo: 

  1. Reunir todos os ingredientes e adicionar no copo do liquidificador. Na sequência, bater;
  2. Coar com o auxílio de uma peneira. Finalmente, servir-se.

O suco rende três porções com 76 calorias em cada uma delas. 

7. Suco de couve com abacaxi e laranja 

Já a nossa sétima receita de suco de couve com abacaxi traz a laranja como complemento. Essa fruta é riquíssima em vitamina C – afinal são encontradas 53,2 mg a cada porção de 100 g -, e também oferece outros nutrientes ao organismo como fibras, proteínas, cálcio, magnésio, vitamina A e vitamina B6.

Ingredientes: 

  • 2 folhas de couve, bem lavadas e picadas, sem o talo;
  • Suco de 2 laranjas pequenas;
  • 2 fatias picadas de abacaxi sem casca e sem casca;
  • 200 ml de água gelada.

Modo de preparo: 

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater;
  2. Coar com a peneira e servir-se.

A bebida rende no máximo duas porções com aproximadamente 96 calorias em cada copo.

8. Suco de couve com abacaxi e cenoura 

O companheiro da vez é a cenoura, um vegetal nutritivo que traz diversos benefícios ao corpo como sua ação antioxidante, estímulo à sensação de saciedade, melhoria do sistema digestivo, auxílio à saúde dos olhos e controle dos níveis de colesterol.

Ingredientes: 

  • 1 abacaxi médio descascado, sem coroa e fatiado;
  • 2 folhas grandes de couve manteiga crua com talo;
  • 1 cenoura média;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo: 

  1. Unir todos os ingredientes no liquidificador e bater;
  2. Utilizar uma peneira para coar. Por fim, servir-se e bom apetite!

 A receite rende até duas porções com cerca de 137 calorias em cada uma delas. 

9. Suco de couve com abacaxi e linhaça 

A receita da vez é feita com a linhaça, uma semente rica em fibras, que ajudam na promoção de saciedade e assim contribuem com a perda de peso. Ela também melhora o funcionamento do intestino e combate inflamações no corpo.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve manteiga crua bem picadinhas;
  • 2 fatias de abacaxi descascado;
  • 20 g de salsinha;
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo: 

  1. Juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Se preferir, você pode trocar os dois copos de água por dois copos de água de coco;
  2. Coar e servir-se. Bom apetite!

O suco rende no máximo dois copos. Cada porção da bebida feita com a água possui 94 calorias. Já cada copo da receita feita com a água de coco apresenta 139 calorias. 

10. Suco de couve com abacaxi e mel 

A nossa última sugestão de receita é especialmente para você que estranha o gosto da bebida sem o açúcar. A recomendação que trazemos é que você substitua-o pelo mel.

Ingredientes:

  • 2 fatias de abacaxi descascado;
  • 3 folhas de couve manteiga crua;
  • 1 colher de sopa rasas de mel;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo: 

  1. Pegar todos os ingredientes e colocá-los dentro do copo do liquidificador. Na sequência bater tudo;
  2. Coar e servir-se. Bom apetite! 

A bebida rende no máximo duas porções. Existem por volta de 86 calorias em cada uma delas.

Qual dessas receitas mais chamou a sua atenção? Você gosta de fazer sucos detox para ajudar na perda de peso durante a semana? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,70 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

21 comentários em “Suco de Couve Com Abacaxi Emagrece? 10 Receitas”

  1. Faço a receita de:
    – 2 folhas de couve
    – 2 rodelas de abacaxi
    – algumas folhas de hortelã
    – 2 pedrinhas de gelo
    – 300 ml de água

    Bati tudo no liquidificador e rendeu 2 copos cheios de 300 ml. Gostaria de saber se é pra tomar tudo ou se 1 copo basta? Comecei hoje e eatou tomando 1h antes de dormir.

  2. Eu costumo separar exemplo couve, abacaxi, cenoura, gengibre e coloco porções separados em saquinhos (tudo junto) o equivalente a uma porção e congelou alguém sabe se perde os nutrientes? E porque perde se não fizer isso.

  3. Eu preciso emagrecer mesmo devido a cirurgia no quadril e problemas na coluna. Qual o suco mais indicado para mim.Gostaria de receber RECEITAS.

  4. O suco detox em suas variadas receitas , são refrescantes e deliciosos, gostaria de saber qual o melhor horário para o seu consumo? Devemos usar como substituto do café da manhã ou no lanche? Virou moda, por isso a grande facilidade de encontrarmos em polpa, as empresas estão investindo nesse suco, a polpa tem a mesma eficácia?

    • Receita de suco de cana destilado

      250 ml de suco de cana destilado
      2 limões descascado e sem o miolinho
      1 1/2 colher de açucar
      gelo a gosto
      bata em uma coqueteleira por 3 min sem para
      pronto só servir (rende uma porção pra mim.)

  5. O suco verde é maravilhoso mesmo. Porém além de reativar as células mortas, ajuda a emagrecer e deixa a pele linda. Eu amo suco verde.

  6. Minha nutricionista receitou suco detox coincidentemente tomei de todas as receitas citadas, são extremamente deliciosos e eficazes, reduzi a circunferência abdominal e regularizei o intestino. Funciona mesmo!

    • O suco verde é maravilhoso mesmo. ele reativa as células mortas, e deixa a pele linda. Eu amo suco verde.

  7. Gostei mas do suco de, abacaxi com cenoura e couve. É uma delicia, e não precisa colocar açúcar.