Synthol – O que é, por que muitos usam, como funciona e riscos

Especialista da área:
atualizado em 22/10/2021

O synthol é uma substância oleosa injetada diretamente no músculo que proporciona um crescimento quase instantâneo no local onde é aplicado. Ele foi desenvolvido na década de 1990 e desde então circula pelo ambiente da musculação.

É composto de 85% de óleo, 7,5% de lidocaína e 7,5% de álcool e é muito utilizado por fisiculturistas para aumentar a aparência dos músculos antes das competições. Sua aplicação é feita em partes do corpo que não estão respondendo bem aos exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao contrário do que muitos pensam, o synthol não é um esteróide anabolizante que promove um aumento na massa muscular, mas sim um produto sintético que apenas o infla o músculo, já que o usuário não fica mais forte.

Muitos praticantes de musculação utilizam essa substância por motivos estéticos e anabólicos com o objetivo de um rápido crescimento muscular, e é justamente este o maior problema, pois não existe nada além de uma dieta balanceada, treino intenso e uso de suplementos e anabolizantes que possam gerar um ganho de massa muscular rápido e real.

Apesar do synthol ser vendido legalmente aqui no Brasil, o uso desta droga de maneira irrestrita é totalmente contraindicado para qualquer pessoa.

Como funciona o synthol?

dois frascos com líquidos synthol laboratório química

O synthol é aplicado através de uma agulha diretamente no tecido muscular. O produto pode ficar no organismo por anos, já que o processo de absorção de seus compostos é lento e difícil.

Como ele é composto basicamente por óleo, a pessoa basicamente aplica gordura no músculo. A lidocaína serve como anestésico local, pois a aplicação de óleo no tecido muscular pode ser muito dolorosa. Já o álcool serve para diluir todos os compostos e facilitar a aplicação.

  Continua Depois da Publicidade  

Ocorre que, devido a dificuldade do músculo e do organismo em expulsar essa substância e eliminar a gordura, o synthol acaba ficando retido, geralmente provocando uma inflamação.

Quais são os resultados?

Ao contrário dos músculos reais, adquiridos com muito esforço e suor, quem utiliza o synthol tem músculos de aparência esponjosa e fraca, e quanto mais se injeta essa substância, maior o crescimento muscular.

Todavia, os riscos aumentam na mesma proporção e a aparência visual de deformação e artificialidade também. É comum que os usuários de synthol apresentem assimetria muscular, mudando completamente a estética corporal. Além disso, a aplicação desta substância não oferece nenhum ganho de força física.

Quais são os riscos do synthol?

pessoa com assimetria muscular depois de aplicado o synthol

Além de uma aparência que beira o grotesco, o synthol pode causar sérios danos à saúde de quem se arrisca a usá-lo.

Como já adiantamos, um dos problemas mais comuns é a ocorrência de infecção na área em que o synthol foi aplicado, gerando o acúmulo de pus. Nestes casos, ao processo infeccioso debilita o organismo, causa fraqueza e dor local.

Essas infecções podem levar a formação de abscessos extremamente dolorosos que exijam o uso de antibióticos e um procedimento cirúrgico de drenagem.

  Continua Depois da Publicidade  

Em situações mais graves, a inflamação pode resultar em gangrena e possível amputação do membro afetado.

O abuso da substância pode causar ainda uma infecção pela bactéria estafilococos, que normalmente entra no organismo por meio de ferimentos ou agulhas, o que é ainda mais grave, já que pode se espalhar por todo o corpo e em casos não tratados, pode causar a morte.

Quanto mais tempo a pessoa usa esse produto, maior será a durabilidade de seus efeitos, podendo, inclusive, se tornarem permanentes.

Synthol e ADE, qual a diferença?

O synthol é composto por triglicerídeos de cadeia média e o ADE é composto por vitaminas A, D e E. No entanto, o ADE é utilizado exclusivamente por veterinários para o tratamento de animais de grande porte.

Sendo assim, ele é desenvolvido seguindo as condições sanitárias para animais de grande porte, que são completamente diferentes das normas para seres humanos.

Os efeitos obtidos com o uso de ADE são extremamente semelhantes aos obtidos pelo uso do synthol, embora o synthol cause menos mal.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

pessoa com músculos inchados depois de aplicado o synthol

Além de uma aparência disforme, a presença de gordura entre as fibras musculares pode ocasionar dores musculares e perda de força. No entanto, os problemas vão muito além disso, principalmente quando ocorre o uso inadequado dessa substância.

Entre os efeitos colaterais do synthol podemos citar: abscessos, embolia pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC) e necrose muscular.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (62 votos, média 4,06)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário